Autor Tópico: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?  (Lida 13448 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Resposta #15 Online: 30 de Agosto de 2007, 16:45 »
Bem, andei procurando outros programas de CAD para linux, mas ou a instalação foi difícil ou são emulados via wine ou mais ainda seu uso é complicado, portanto o que posso dizer é que ainda continuo gostando bastante do VariCAD, pois sua instalação é muito fácil e o uso também não é muito complicado.

Existe na rede várias informações sobre este programa que ajudam a usá-lo.

Citar
APRESENTAÇÃO

VariCAD é um software de CAD 3D/2D voltado sobretudo para projetos de engenharia mecânica. Por ter recursos de sobra, é também usado em projetos simples de arquitetura. Além de poderosas ferramentas de modelagem 3D, desenho 2D e dimensionamento, possui bibliotecas de peças mecânicas normalizadas (ANSI, DIN), cálculos de componentes mecânicos, e ferramentas para trabalhar com listas de materiais (B.O.M - Bill of Materials).

Seu amplo conjunto de ferramentas permite criar, avaliar e modificar rapidamente modelos de todos os tipos. O fluxo de trabalho e a interface são também muito eficientes, tornando-o  a melhor relação custo/benefício do mercado atual de CAD. O sistema é vendido como um "pacote" completo, com todas as características e funções, por um preço muito atraente.

INTERFACE DO USUÁRIO E AMBIENTE DO SISTEMA

A interface gráfica do usuário (GUI) foi projetada para permitir a orientação rápida e intuitiva entre 3D/2D e foi cuidadosamente ajustada para refletir o processo de trabalho de um desenhista, de modo que as idéias possam ser  executadas com um número mínimo de etapas.

Todos os comandos foram criados com foco na facilidade de  utilização. Um cursor inteligente, numerosos modos de detecção e seleção, linhas de construção 2D, e a grade ortogonal são algumas das ferramentas que facilitam o trabalho.

   

Permite criar modelos 3D e gerar automaticamente arquivos de desenhos, ou simplesmente desenhar em 2D. Projetar no espaço 3D é mais habitual, pois representa de forma mais fiel as peças e os conjuntos reais. A criação 3D é geralmente mais intuitiva do que o desenhar em 2D. Modelos criados em 3D são convertidos facilmente para documentação 2D convencional.

DESENHANDO E EDITANDO EM 2D 

As funções de desenho são bastante familiares aos desenhistas, projetistas e engenheiros. Algumas características práticas do desenho 2D: cursor inteligente que detecta automaticamente objetos e pontos 'snap', numerosos modos 'snap', flexibilidade de seleção dos itens, linhas auxiliares de construção, modo 'ortho', grade retangular, layers (camadas) para os desenhos (até 250 layers), criação de blocos, hachuras e detecção automática das bordas, dimensionamento avançado, símbolos de textura nas superfícies, símbolos de soldagem, símbolos de tolerância, e muito mais. As dimensões podem estar em milímetros ou polegadas.

EXPORTAÇÃO 3D PARA 2D 

Modelos 3D são facilmente convertidos em desenhos técnicos 2D convencionais. Você pode criar vistas 2D de um ou mais sólidos selecionados definidos dentro do ambiente 3D. Além disso, você também pode exportar seções específicas.

MODELANDO EM 3D 

Biblioteca completa de sólidos 3D básicos (prisma, cilindro, cone, etc.), que são modificados facilmente editando o perfil ou seus parâmetros originais. Os sólidos também podem ser criados facilmente por rotação, extrusão ou perfil traçado. Ferramentas complexas: rotação entre dois perfis, traçados entre um círculo e um retângulo e a criação de superfícies helicoidais.

Os sólidos podem ser adicionados ou subtraídos, dando assim forma às árvores Booleanas que representam as peças mecânicas reais. As operações Booleanas têm opções para o recorte automático, ou a remoção automática de volumes subtraídos. Operações pré-definidas como furo, face fresada, canal fresado e borda chanfrada/arredondada também estão disponíveis. As árvores booleanas são muito fáceis de editar.

TESTES E VERIFICAÇÃO DE INTERFERÊNCIA DOS COMPONENTES 

A modelagem 3D permite este tipo de análise e é uma de suas principais vantagens. Sabermos se uma peça interfere na outra, sobretudo em projetos complexos, é algo de extrema importância.

CÁLCULOS

O VariCAD pode calcular áreas de seções 2D, superfícies, volumes, massas, centros de gravidade, momentos de rotação etc. Possui uma preciosa biblioteca de cálculos mecânicos para peças comumente usadas por profissionais. Molas de tensão e compressão, conexões parafusadas, pinos e chaves paralelas, eixos rasgados, rolamentos, feixes combinados (dobra e torção), geometria de engrenagem de dentes retos e oblíquos, transmissão por correias etc.

DESENVOLVIMENTO DE SUPERFÍCIE

Criação de superfícies (planas) desenvolvidas a partir de sólidos 3D. As coordenadas XY das superfícies desenvolvidas podem ser salvas em um arquivo texto adicional. Coeficientes de dobra para customizar cálculos.

BIBLIOTECA DE PEÇAS MECÂNICAS E SÍMBOLOS

Peças mecânicas normalizadas (ANSI, DIN) como parafusos, porcas, pinos, chavetas, contra-pinos, gaxetas, rolamentos, perfis laminados e estampados, e símbolos hidráulicos, pneumáticos e eletrônicos. Pode-se adicionar itens a estas bibliotecas ou modificar as peças existentes - todos 2D e a maioria das dimensões 3D podem ser editadas.

Informações não-gráficas também podem ser atribuídas às peças, tais como: tipo de material ou fornecedor. Esta informação é incorporada a um conjunto e pode ser usada para requisições de materiais, lista de materiais (B.O.M), blocos título ou outras finalidades.

LISTA DE MATERIAIS (B.O.M.) E BLOCOS TÍTULO 

Ferramentas para gerar a estrutura de dados do produto. Estes dados podem ser criados manualmente ou importados de arquivos pré definidos. Ligações entre os dados da peça/conjunto com a base de dados permitem a geração de uma lista de material (B.O.M) que pode modificar a base de dados por intermédio de comandos como mudanças do volume de atributos, classificação de informação etc.

A estrutura de dados do produto (B.O.M) pode ser exportada para outros sistemas ou para uma folha de distribuição. A criação automática do 'B.O.M' e do bloco título é uma outra ferramenta bastante útil. É usada uma máscara para customizar este procedimento.

COMPATIBILIDADE

*Importação de arquivos DWG, DXF, IGES (2D) e STEP (3D).
*Exportação de arquivos DWG, DXF, IGES (2D) e STEP, IGES, STL (3D).
*Os arquivos podem ser convertidos individualmente ou pelo diretório, convertendo desse modo arquivos múltiplos em uma só etapa.

IMPRIMIR E PLOTAR 

Drives do Windows, do KDE Linux, ou do próprio VariCAD. Impressão através de 'postscript'.

CARACTERÍSTICAS EM DESTAQUE

- Desenho 2D e dimensionamento (mm e pol.).
- Modelamento de sólido 3D.
- Criação de vistas 2D a partir de modelos 3D.
- Bibliotecas de peças mecânicas (ANSI, DIN).
- Bibliotecas de símbolos 2D.
- Montagem de desenhos de conjuntos 3D.
- Verificação de interferência entre os componentes de um conjunto 3D.
- Lista de material e outros dados não-gráficos.
- Cálculos de componentes mecânicos padrão.
- Importação e exportação outros sistemas CAD: DWG , DXF , IGES, STEP etc.
- Possui versões Windows e Linux.
- Mais informações no site oficial.

fonte: http://www.alphachannel.com.br/page.php?menuid=206

Segue abaixo mais umas screenshots do VariCAD em ação com meus desenhos, enquanto durar a licença. ;D


Polia em V com perfil A para duas correias:




Hélice de Ventilador:






« Última modificação: 30 de Agosto de 2007, 17:00 por alarcon »