Autor Tópico: album de fotos, habilitar tecla e etc.  (Lida 3229 vezes)

alpscheidt

  • Visitante
album de fotos, habilitar tecla e etc.
« Online: 14 de Dezembro de 2005, 02:19 »
Olá! Estou me organizando para migrar totalmente ao Linux e deixar de vez o Windows, até então mantinha os dois instalados, mas agora vou instalar o Ubuntu e apagar o ruindows de vez. Ta, o que isso tem a ver? Heheh.

Minha dúvida. Tenho uma câmera digital, e gosto de armazenar as fotos em pastas e renomear os arquivos seguindo uma ordem numérica (1, 2, 3, ...). Minha dúvida está quanto a um programa que atue como um álbum de fotos local, no win uso o picasa, ele mostra a pasta e dá a descrição dela, além de outras ferramentas de manipulação da imagem que no caso eu usaria o Gimp mesmo.

Também queria saber como posso renomear em lote, por exemplo, seleciono todas fotos e renomeio todas seguindo a numeração (1, 2, 3) e não como seria (1, 1[1], 1[2], ...). :roll:


Resumindo, queria um álbum pra poder colocar descrição na pasta e assim "organizar" melhor as fotos e um meio de renomear muitos arquivos.

Aproveitando, queria saber se há como habilitar no Ubuntu a tecla que tem o símbolo do windows que nele é usada para abrir o menu iniciar. Queria fazer o mesmo no linux pela praticidade...:oops:

Desculpe se estou parecendo um bobão, mas estou verificando tudo, desde hardware até programas.
Valew! []'s

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
album de fotos, habilitar tecla e etc.
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2005, 10:47 »
eu já vi em algum desses guias pela internet, possue sim um programa que faz isso, só não sei qual, se encontrar, posto aqui!!

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
album de fotos, habilitar tecla e etc.
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2005, 13:13 »
Opa... ta na mão:

http://tuxresources.org/portal/modules/mydownloads/singlefile.php?cid=23&lid=744


Ja a tecla do Windows abrir o menu é fácil. Vá até Sistema > Preferências > Atalhos de teclado e procura la. O atalho atual é o ALT + F1 (pra facilitar a busca). Clique em cima e aperte a tecla do windows.

[]s

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
album de fotos, habilitar tecla e etc.
« Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2005, 14:57 »
Grande LedStyle, respondeu primeiro!! iahiuahuai, =P
mas alpscheidt, lembre-se que o Ubuntu é altamente customizável, ao mesmo tempo vc pode deixar com cara de Windows, MacOs, ou outro totalmente seu! basta ler muito sobre as funcionalidades do gnome, kde, e outros desktops, que vc pode deixar da cara e do jeito que você quiser!! ;)

alpscheidt

  • Visitante
album de fotos, habilitar tecla e etc.
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2005, 20:37 »
Sobre a tecla não é para deixar com a aparência do windows, é apenas para dar funcionalidade a uma tecla... hehe, se estou migrando pro linux é para se livrar do windows de vez...

E para renomear os arquivos como faço... vários ao  mesmo tempo de forma que ao renomear eles fiquem em ordem: 1, 2, 3 e não 1, 1[1], 1[2].

Valeu pelas respostas...