Autor Tópico: Xorg.conf terá interface gráfica no Ubuntu 8.04  (Lida 8149 vezes)

Piras

  • Visitante
Re: Xorg.conf terá interface gráfica no Ubuntu 8.04
« Resposta #15 Online: 23 de Agosto de 2007, 03:02 »
O Debian e o Ubuntu já dispõem de um excelente configurador, o Debconf. O problema é que, embora sendo uma ferramenta bastante eficaz, ele dispõe de uma interface em curses, que deve ser ativada via terminal (com o famoso comando dpkg-reconfigure algumacoisa). Se o Debconf fosse dotado de uma interface em  GTK2, já teríamos um avanço e tanto.
O configurador de monitor e vídeo do Debconf, por exemplo, é muito bom e eficiente. Do que ele precisa? Além da já citada interface em GTK2, de um sistema de teste, que permita ao usuário testar a sua nova resolução de vídeo num ambiente aberto provisoriamente, como ocorre com os configuradores do Yast e da Mandriva.
Aliás, na última versão do Wolvix, surpreendi-me com uma ferramenta como esta, desenvolvida pela própria equipe da distro. Eles adotaram uma solução bastante engenhosa: criaram um interface em GTK2 para o configurador do Xorg (aquele que ativamos mediante o comando xorgconf) e usaram como ambiente de teste o próprio Fluxbox. Configurando o ambiente gráfico a partir do Xfce eu podia verificar se a resolução era correta através da abertura de um ambiente Fluxbox, que, ao ser fechado, me devolvia ao Xfce!
Tratando-se de uma pequena distro não-comercial norueguesa, o seu painel de controle foi uma surpresa impressionante, tanto pela diversidade quanto pela eficácia das ferramentas administrativas.

Offline iGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
    • Guia Ubuntu PT
Re: Xorg.conf terá interface gráfica no Ubuntu 8.04
« Resposta #16 Online: 23 de Agosto de 2007, 19:59 »
Isto faz parte no Gutsy Tribe 5 Logo vai sair no ubuntu 7.10 ;)