Alex, vejo que está desapontado com alguma coisa, fale o que ocorreu e poderemos ajudar.
Sobre a Canonical, o que posso lhe dizer que foi a melhor forma de expansão do Ubuntu oferecendo os CDs gratuitamente.
Recebi vários CDs originais, nenhum veio com bugs ou mal gravados e posso lhe garantir que, qdo vc oferece um CD original a uma pessoa que não conhece o Linux/Ubuntu, a forma de recepção é bem melhor do que qdo oferece um CD gravado. O CD gravado dá uma impressão de pirata, para quem não entende do software livre pensa que é a mesma coisa que o Windos pirata, o CD original dá outra conotação.
Vc acha realmente que a Canonical está tendo prejuízos? VC acha que alguém ou empresa gastaria tanto dinheiro sem retorno nenhum? É claro que tem retorno principalmente na área de suporte e instalação em empresas, escolas, etc.
Qdo vc grava um CD também está utilizando recursos do meio ambiente, qdo a conexão internet e a capacidade dos programadores estiverem em um patamar compatível, quem sabe a instalação não será diretamente pela internet sem a necessidade de gravar nada, aliás, acho que isso já ocorre em alguns casos (Pen-drive).
Abraços
Versuri