Autor Tópico: Problemas para ativar driver de video  (Lida 3270 vezes)

Offline alwartani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Problemas para ativar driver de video
« Online: 18 de Agosto de 2007, 21:17 »
Ola pessoal
Fui ver como funciona efeitos da area de trabalho, e me pediu para ativar o driver da nvidia, pois tenho uma FX5500 256, depois pede para reininciar e qdo volta a mesma coisa, pede para ativar.
Entro em gerenciador de drivers restritos e esta la o nome nvidia desmarcado, clico nele e nao fica selecionado.
Se alguem poder me ajudar agradeço, pois tbm não sei como faço mas gostaria de ver o ubuntu com aqueles efeitos em cubo onde vc selecionas paginas, gira usa outro lado, enfim uns efeitos muito bacana q vi no orkut,
Agradeço desde ja,

obs acabei de instalar a versão desktop 7.04, so isso por enqto.

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Problemas para ativar driver de video
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2007, 21:23 »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Problemas para ativar driver de video
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2007, 01:02 »
A leitura recomendada pelo Versuri é essencial, mas, como vc. disse, o "Gerenciador de Drivers Restritos" não instalou sua placa de vídeo. Então, por conta disso, a minha sugestão seria que vc. usasse o "Envy". É só procurar por "Envy" aqui no Fórum.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Eduardo_BSB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Problemas para ativar driver de video
« Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2007, 01:53 »
Tenho uma dúvida a esse respeito. O simples fato do drive da nvidia aparecer no gerenciador de drives restritos, mesmo que habilitado e em uso, indica algum problema ?

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Problemas para ativar driver de video
« Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2007, 02:17 »
Tenho uma dúvida a esse respeito. O simples fato do drive da nvidia aparecer no gerenciador de drives restritos, mesmo que habilitado e em uso, indica algum problema ?

O Ubuntu e outras distros usam um driver livre para as placas nVidia (o "nv") que funciona perfeitamente para o básico, mas não permite o uso dos efeitos 3D. Para que todo o potencial dessas placas seja utilizado é necessário o driver proprietário disponibilizado pela própria nVidia, instalado pelo "gerenciador de drivers restritos" (o restrito é igual a proprietário ou "não livre").

Em suma, o Ubuntu não depende do driver proprietário para rodar, mas roda melhor com ele.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline alwartani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Problemas para ativar driver de video
« Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2007, 11:54 »
Vlw pelas dicas mas vamus la.
Eu consegui ativar o driver do gerenciador, só nao sei se foi o driver q abaixei pois tava na area de trabalho ou se foi as atualizações q eu fiz q deu um total de 117.
Após a atualização cliquei em efeitos 3d da area de trabalho e ativou, só não apareceu aquele formato em cubo como disse antes q vi no youtub.

Poderiam me explicar como faço para rodar aquele formato em cubo, aquele outro efeito de mover a janela e parece elástica (rs) ele faz mas da umas travadas, sera q é o driver de video, pois minha placa é FX 5500 256 athon 2600, 1 gb ram