Autor Tópico: Não consigo ativar o Cool n Quiet no meu pc... Sugestões?? (RESOLVIDO)  (Lida 2386 vezes)

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Beleza pessoal!!!
Eu compilei o meu kernel e agora eu estou utilizando a vesão 2.6.22.3. O Kernel está totalmente estável e MUITO mais rápido do que o meu antigo Kernel, que era o  2.6.22.1. O problema é que eu não consigo habilitar o powernowd. Quero habilita-lo para fazer com que a frequência do meu processador diminua proporcionando uma queda na temperatura dentro do meu gabinete.
Eu instalei o modconf no meu sistema para habilitar o módulo AMD Opteron/Athlon64: powernow-k8 porem não existe essa opção kernel/arch/i386/kernel/cpu/cpufreq e sim essa opção kernel/arch/i386/kernel/cpu/mcheck modules. Como eu não sei do que se trata eu decidí não mexer.
Sinceramente eu não entendí.
Pelo terminal quando eu dou um sudo powernowd aparece esse erro:
Citar
powernowd: Found 1 scalable unit:  -- 1 'CPU' per scalable unit
/sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/cpuinfo_max_freq: No such file or directory

PowerNowd encountered and error and could not start.
Please make sure that:
 - You are running a v2.6.7 kernel or later
 - That you have sysfs mounted /sys
 - That you have the core cpufreq and cpufreq-userspace
   modules loaded into your kernel
 - That you have the cpufreq driver for your cpu loaded,
   (for example: powernow-k7), and that it works. Check
   'dmesg' for errors.
Então pessoal... se não houver solução para esse problema será que não existe uma forma de habilitar o cool n quiet do meu processador para reduzir a frequencia?? Talvez com o powersave ou outro programinha que eu desconheço??
Obrigado pela atenção pessoal!!
« Última modificação: 18 de Agosto de 2007, 11:31 por RodrigoFSS »

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Não consigo ativar o Cool n Quiet no meu pc... Sugestões?? (RESOLVIDO)
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2007, 11:37 »
Beleza pessoal!!!
O problema foi resolvido.. ainda bem!!!
Na verdade não se tratava de um problema no Kernel e sim, de uma falta de atenção da minha parte. Na compilação do Kernel eu habilitei como MODULO(m) e não como ATIVO(y) a opção cpufreq e AMD-powerNow. Dessa forma eu não obtinha uma resposta satisfatória na ativação desses módulos.
Desde já agradeço a  atenção...
Valeu pessoal!!!

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: Não consigo ativar o Cool n Quiet no meu pc... Sugestões?? (RESOLVIDO)
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2007, 13:14 »
Dúvida de Leigo minha:

Para compilar o Kernel, eu posso utilizar uma instalação já existente?

Abs.

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Não consigo ativar o Cool n Quiet no meu pc... Sugestões?? (RESOLVIDO)
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2007, 16:44 »
Beleza allanrock!!
Vamos ver se eu entendí... você quer re-compilar o Kernel já existente em seu S.O.?? Ou você quer compilar um Kernel novo mantendo as mesmas configurações do Kernel antigo??? Porque das duas formas existe a possibilidade de sucesso!!
Aguardo a resposta garoto!!
« Última modificação: 18 de Agosto de 2007, 16:47 por RodrigoFSS »

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: Não consigo ativar o Cool n Quiet no meu pc... Sugestões?? (RESOLVIDO)
« Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2007, 21:39 »
Tô afim de compilar um kernel que aproveite melhor os recursos do meu processador (sempron 2800+)...
Porém, mantendo as configurações atuais do S.O 8)

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Não consigo ativar o Cool n Quiet no meu pc... Sugestões?? (RESOLVIDO)
« Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2007, 21:58 »
Beleza pessoal!!!
Eu compilei o meu kernel e agora eu estou utilizando a vesão 2.6.22.3. O Kernel está totalmente estável e MUITO mais rápido do que o meu antigo Kernel, que era o  2.6.22.1. O problema é que eu não consigo habilitar o powernowd.


Rodrigo, obteve os fontes do kernel via apt-get, ou kernel.org?
E já agora, o aumento de desempenho é característica da versão nova, ou por na compilação o colocar á medida do teu hardware?

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Não consigo ativar o Cool n Quiet no meu pc... Sugestões?? (RESOLVIDO)
« Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2007, 18:42 »
Beleza alexcunha!!
Eu geralmente baixo o meu kernel direto do Kernel.org. Baixei e compilei de acordo com hardware presente no meu sistema. A melhora é SIGNIFICATIVA, principalmente na velocidade do Boot e abertura de arquivos e programas.
Tem gente que prefere re-compilar o Kernel já presente no Ubuntu, pois já é um Kernel otimizado para o sistema, para "enxugá-lo" ao máximo e obter uma melhor performace. Eu já prefiro compilar um Kernel novo e atualizado. É questão de gosto, mas das duas formas se obtem uma BOA melhora.
Nesse caso especifico eu preferí tambem compilar um Kernel novo porque nas "versões" 2.6.22.1,2,3 existe um módulo que habilita o microGuru, que é um software de monitoramento de MoBos Abit. Como eu possuo uma placa mãe Abit e um processador overcklocado, é de FUNDAMENTAL importancia que esse programinha esteje funcionando.
Mas como eu disse ... "vai do gosto do freguês", por isso que o GNU/Linux é tão maravilhoso!! ;D
Até mais garoto!!
« Última modificação: 20 de Agosto de 2007, 18:49 por RodrigoFSS »

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Não consigo ativar o Cool n Quiet no meu pc... Sugestões?? (RESOLVIDO)
« Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2007, 18:48 »
Já ia me esquecendo de respoder... ;D
Com relação a sua outra pergunta..."o aumento de desempenho é característica da versão nova, ou por na compilação o colocar á medida do teu hardware?"   Com certeza com a compilação do novo Kernel atualizado e melhorado, mesmo mantendo as mesmas configurações (.config) do seu Kernel antigo, existe SIM uma melhora no desempenho. O quanto eu infelizmente não sei, mas existe SIM!! Por isso é MUITO IMPORTANTE você ter uma boa noção da "maquinaria" presente no seu computador, porque é "enxugando" o seu Kernel que a melhora fica visível.
Abraço!!

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Não consigo ativar o Cool n Quiet no meu pc... Sugestões?? (RESOLVIDO)
« Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2007, 19:02 »
Beleza allanrock!!
Eu te "pulei"... mil desculpas!! ;D
Existe SIM a possibilidade de você compilar um Kernel atualizado mantendo as configurações do Kernel antigo já presente no seu sistema. Existe um arquivo chamado .config que está presente na pasta /boot que contem as configurações do seu Kernel atual. Esse arquivo pode ser usado para compilar seu novo Kernel porem, com a "utilização" desse arquivo na compilação, novas opções de melhora de desempenho do novo Kernel podem NÃO ser habilitadas. Um exemplo disso seria o tipo de alocador de memória presente no Kernel, provavelmente está "habilitada" a opção SLAB no seu arquivo .config, porem, a opção SLUB é a mais indicada, pois ela proporciona um melhor rendimento e consequentemente um ganho significativo na performance. Dentre outras coisas!!
Por isso, antes de compilar, é MUITO IMPORTANTE você possuir um domínio do hardware presente na sua máquina.
Falowsss garoto!!
« Última modificação: 20 de Agosto de 2007, 19:18 por RodrigoFSS »

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: Não consigo ativar o Cool n Quiet no meu pc... Sugestões?? (RESOLVIDO)
« Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2007, 22:47 »
Valeu Rodrigo.. vou dar uma pesquisada, acho que vo baixar um novo Kernel..

Abs.