Autor Tópico: Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows  (Lida 25838 vezes)

Offline Fruga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows
« Online: 17 de Agosto de 2007, 10:17 »
Sou um usuario novo do Ubuntu 7.04 (10dias e estou adorando) pesquisei o forum todinho atras de uma soluçao para poder imprimir em uma impressora da rede compartilhada pelo windows. (sem exito na busca)

Minha impressora é uma HP - PSC 1410, configurei no Ubuntu usando o menu sitema - administracao - impressora - nova impressora - impressora de rede - impressora windows (SMB), coloquei a maquina da rede que esta a impressora e usei o drive que tem do ubuntu que e a PSC-1400.

Beleza, configurou tudo legal, a impressora ficou com o status de PRONTO, mas quando mando imprimir um documento, ele fica na fila de impressao do windows mas nao imprime. ESSE E O PROBLEMA.

A SOLUÇÃO QUE DEU CERTO AQUI COMIGO.

PASSO 1:
No computador que esta a impressora compartilhada com o OS windows, instalei uma impressoa GENERIC / TEXT ONLY. No windows va em impressoras, click no icone adicionar um impressora - avançar - desmarque a opçao de detectar e instalar automaticamente impressora plug and play - avançar - (agora que esta o segredo, rsrs.) eu redirecionei para a porta que esta a minha impressora que eh a seguinte: USB001 (Virtual printer port for USB) - avançar - Fabricante (Generico) - Impressora (Generic / Text Only) - avançar - (se quiser mudar o nome mude) avançar - Nome do compartilhamento (usei Ubuntu) - avançar - avançar - concluir.

PASSO 2:
No computador que esta o ubuntu, va instalando  a impressora normalmente em  menu sitema - administracao - impressora - nova impressora - impressora de rede - impressora windows (SMB), coloque a maquina da rede que esta a impressora e use a impressora generic texto (a que vc adcionou e compartilhou no  windows) na hora do drive da impressora escolha o drive correspondente a impressa, no meu caso é uma HP - PSC-1400.


AGORA ESTA IMPRIMINDO BELEZA.



qq duvida Comentem...

abraço.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2007, 10:43 por Fruga »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows
« Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2007, 10:31 »
Muito bom amigo, podemos usar sua dica como referencial.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline jordane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2007, 23:45 »
EXCELENTE DICA!!!

Segui os passos aqui e pronto...

Minha impressora está funcionando belezinha!!!

Valeu!

Alex Jordane

Offline noslenavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2007, 19:39 »
 Consegui instalar uma Imp. HP P2015 seguindo sua dica porém quando envio a impressão ela fica presa na impressora necessitando que o usuário vá até impressora e click no botão dela p/ imprimir.

Offline asnesio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows
« Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2007, 13:04 »
Perfeito!
Tenho uma HP Deskjet 3745 e estava com o mesmo problema de não conseguir imprimir de uma máquina com ubuntu para outra máquina windows com a impressora compartilhada (o trabalho de impressão ficava travado no windows e nao deixava eu imprimir mais nada). Fiz o que tinha no seu tutorial e funcionou na mesma hora. Valeu cara.

Antes de procurar no forum do Ubuntu Brasil eu tinha entrado no forum inglês procurando soluções, mas não consegui. Teria como vc postar isso também no forum de lá? Acho que vai ajudar muitas outras pessoas que estão com o mesmo problema. Se vc me permitir eu mesmo me encarrego de postar a sua solução "in English" com o link para seu post original. Que tal?

Obrigado :-)

Offline danesi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows
« Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2007, 01:27 »
 :D isto é um tutorial, resolveu meu problema de impressao em rede!
parabens!!
abraços
Sergio

Offline Fruga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2007, 11:19 »
Antes de procurar no forum do Ubuntu Brasil eu tinha entrado no forum inglês procurando soluções, mas não consegui. Teria como vc postar isso também no forum de lá? Acho que vai ajudar muitas outras pessoas que estão com o mesmo problema. Se vc me permitir eu mesmo me encarrego de postar a sua solução "in English" com o link para seu post original. Que tal?
Obrigado :-)

Blz Pode colocar no forum em ingles...
Abraço..

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows
« Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2007, 08:44 »
Ótimo tutorial, parabéns! Resolveu um problema com uma impressora "teimosa" que não queria imprimir em rede.  ;D

A adição de impressoras no Ubuntu pode ser uma dor de cabeça mesmo, pelo menos na próxima versão será incluído o gerenciador de impressoras do Fedora/Red Hat que é bem superior e promete resolver esses percalços.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows
« Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2007, 09:53 »
Muito bom amigo, podemos usar sua dica como referencial.

muito bom msmo, mas vale ressaltar que não serve para Win9x/ME nem para Vista Starter  ;)

muito obrigado por compartilhar essa dica com a gente, Fruga  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows
« Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2007, 21:25 »
 :D :D :D :D :D :D :D :D

Mais um cliente feliz!

Vale ressaltar que minha impressora win está conectada na porta LTP1, asssim sendo não foi necessário fazer  as alterações quanto a porta da impressora. Uma outra dica importante é não esquecer de configurar o firewall na máquina win para permitir o tráfego pela porta.

Fantástico!!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Re: Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2007, 10:23 »
Vou testar essa configuração!!!!!  :o :o :o
Aqui no meu micro eu configurei o samba para fazer isso, quando quero instalar uma impressora( a impressora está no ubuntu) vou no executar do win e digito o ip e ela aprece para mim normalmente, se alguem tiver interrese mando a apostila q me basei para fazer isso!!!
Mas quero testar essa ai para ver se dá certo aqui!!!!!!!!!!
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows
« Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2007, 00:08 »
Ótimo tutorial, parabéns! Resolveu um problema com uma impressora "teimosa" que não queria imprimir em rede.  ;D

A adição de impressoras no Ubuntu pode ser uma dor de cabeça mesmo, pelo menos na próxima versão será incluído o gerenciador de impressoras do Fedora/Red Hat que é bem superior e promete resolver esses percalços.

testei e realmente funcionou, o tutorial do nosso amigo no feisty e no Fedora não foi preciso fazer. De qquer forma, repito: excelente tutorial

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows
« Resposta #12 Online: 29 de Setembro de 2007, 00:23 »
Muito bom amigo, podemos usar sua dica como referencial.

muito bom msmo, mas vale ressaltar que não serve para Win9x/ME nem para Vista Starter  ;)

muito obrigado por compartilhar essa dica com a gente, Fruga  ;) [ ]s

Pois é, Eunir... o Vista é dose mesmo: além de só permitir  três aplicativos abertos, a versão Starter não permite que você compartilhe a impressora... sei lá, o tio Bill não gosta...  :D :D :D você não pagou o bastante para ter esse incrível privilégio!  ;D ;D

VB5
 
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows
« Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2007, 11:19 »
Pois é, Eunir... o Vista é dose mesmo

OFF TOPIC: Sabe a diferença entre o Bill Gates e o Batman? É que o Batman consegue derrotar o Pinguim!!! hahahahhahahahhahahahhahahhahah

voltando ao topico: se essa correção nao for feita no Gutsy, deverá vir no Wiki documentada, pois é uma das falhas do Ubuntu, e empresarialmente gravíssimas (no sentido de usar o ubuntu em um escritório qquer, por exemplo).

Abraços, galera! t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Uma solução para imprimir na impressora compartilhada do windows
« Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2007, 22:31 »
OFF TOPIC: Sabe a diferença entre o Bill Gates e o Batman? É que o Batman consegue derrotar o Pinguim!!! hahahahhahahahhahahahhahahhahah

Eunir, essa foi ótima!!!...  :D :D :D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB