Autor Tópico: Grub - 2HD´s  (Lida 4204 vezes)

pedropaulo

  • Visitante
Grub - 2HD´s
« Online: 15 de Dezembro de 2005, 22:48 »
Tenho dois HD´s, cada um com duas particições.

No primeiro HD tenho Windows XP.
No segundo HD tenho Linux.

Sendo assim tenho:
hda1:  Windows XP
hda2:  Dados NTFS

hdb - > CDRW

hdc1: Dados FAT32
hdc2: Linux

Os dados acima são mostrados pelo Ubuntu.


Instalei o Ubuntu no segundo HD, antes disso, no SETUP da placa mãe, deixei o segundo HD como padrão. Portanto nele foi instalado o Grub na MBR. E pretendo configurá-lo para a escolha entre Windows e Linux.

Pois bem: li alguns pequenos manuais sobre o Grub que dizia que o disco HDC1, por exemplo, é representado por (hd2,0).
Ao entrar na configuração do Grub para adicionar a linha do XP, meu linux está sendo chamado em (hd0,1). .Com essa linha de comando o Linux está funcionando.

Tentei colocar o Linux para iniciar em hd(2,1), como é mostrado no Sistema Operacional e também nos manuais sobre Grub que li, mas não funcionou.
Com o Windows então, sem chances, tentei usar, hd0,x hd1,x e hd2,x e nada.

O que estou fazendo?
Toda vez que vou entrar no Linux ou Windows, tenho que ir no Setup da máquina e deixar o HD correspondente como padrão.


Se alguém já passou mais ou menos por isso ou conhece de GRUB e pudesse me ajudar a resolver esse problema,
Muito obrigado desde já.

pedropaulo

  • Visitante
Resolvido
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2005, 17:22 »
Primeiramente eu apaguei as configurações de device.map
Que dizia que (HD0) era HDC...

Depois no Menu.lst
adicionei a parte de configuração do windows as linhas

map (hd0)(hd1)
map (hd1)(hd0)

HugoSil

  • Visitante
Grub 2 HD's
« Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2005, 17:17 »
Caro PP, também tenho 2 HD's em minha máquina, inclusive de marcas e tamanhos diferentes. O 1º, maior, é onde se encontra o XP. O 2º, o menor, tem um partição chamada SAVE, FAT16, e outra linux, que particionei pelo e para instalar o Kurumin. O script de instalação do Lilo.conf  no Kurumin traz diversas possibilidades de instalação, contemplando, inclusive a hipótese de 2 HD's. E uma coisa que me chamou a atenção foi definir o local de instalação do Lilo. É que noutra tentativa de instalação, sem definir para disco 1 (Master), o Lilo e o Linux no disco 2(Slave)  nem foram encontrados. Então, prá resumir, na hora de fazer sua instalação, preste atenção para definir seu GRUB para o disco 1, senão ele não será encontrado. Apesar que na instalação do Ubuntu aproveitei as partições criadas pelo Kurumin e não precisei especificar nada e tudo rolou bem. Então, fica aqui o relato, esperando tê-lo ajudado.



Ubuntu, humanidade para todos !