Autor Tópico: Matéria sobre o Ubuntu no "Olhar Digital"  (Lida 7317 vezes)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Matéria sobre o Ubuntu no "Olhar Digital"
« Resposta #15 Online: 26 de Junho de 2007, 22:01 »
email enviado ao Conselho:
Citar
Segue este tópico:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,21781.msg119031.html#new

nq6 sugeriu mandarmos uma carta aberta ao programa da redetv reclamando pelos erros que a reportagem cita sobre o Ubuntu, entre elas:
* “A interface é sempre complicada.” mentira
* “Quem não é iniciado desiste de usar” fontes? verdade isto???
* “Não faz migração de vários formatos de documentos gerados pelo (R)Window$.” culpa do Linux????????

alem de que esta matéria, que deveria ser um peso maior para usuários novos ingressem no Linux, foi de efeito contrário. Pode ter feito um efeito inverso...

propus no próprio tópico que o Conselho mandasse esta carta, com os nomes dos membros do Conselho e dos membros da Comunidade Ubuntu/Linux que estiverem interessados em participar disto.

atenciosamente,

Thiago Zoroastro

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Matéria sobre o Ubuntu no "Olhar Digital"
« Resposta #16 Online: 27 de Junho de 2007, 12:27 »
Acho que ao verem a reportagem vocês não interpretaram bem o que eles falaram. Eles falaram que até então o Linux era visto como uma interface confusa, mas o Ubuntu veio para mudar isso. Sou contra apenas a firmação de que formatos do Windows não abrem no Linux. Que eu saiba, existem vários programas livres que conseguem abrir formatos de muitos programas proprietários. E realmente, quem não é iniciado, ou tem preguiça ou não tem muita intimidade com informática desiste de usar, mas isso mais por falta de interesse do que culpa do Ubuntu.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Matéria sobre o Ubuntu no "Olhar Digital"
« Resposta #17 Online: 27 de Junho de 2007, 13:35 »
Por coincidência, comentei exatamente o que muitos já disseram aqui no forum nesse blog
=========
Também achei muito FUD!

A interface é sempre complicada?
Quem não está "iniciado" desiste?
Quem precisa do Photoshop? E o Gimp?!
Que formato de office o OOo não lê?
Soluções que se encontra linux não se equiparam às soluções comerciais para windows ou mac?

Numa hora diz que é recomendável para o usuário corporativo, noutra diz que há problemas de leitura de formato para um arquivo que será lido em várias máquinas.

A reportagem é pró ou contra linux? Eu não sei responder.
=========

Isso sem falar nos "programas especializados" que "deixam a desejar" como Apache, Squid, MySQL, etc. Existem programas que não são portados para linux, ok, mas atribuir o fato de "ser comercial" como critério de qualidade para programas da plataforma da MS, eu não posso sem considerar como FUD, é falta de informação mesmo. Quem não conhece programas comerciais da plataforma linux? Narrador e entrevistado fizeram uma salada de conceitos que parece ironia a pergunta no final sobre "quem se interessar".

Eu conheço dezenas de pessoas que usam linux e só sabem que usam porque disseram isso depois a elas. O "treinamento de escritório" (office, navegador, email, gerenciador de arquivos) demora quanto tempo para alguém que vê pela primeira vez um mac, windows ou linux?

Não consigo nem ver boa-fé nessa matéria, nem boa vontade para conhecer o assunto.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Matéria sobre o Ubuntu no "Olhar Digital"
« Resposta #18 Online: 27 de Junho de 2007, 19:28 »
pois e Ptero-Mythus e samuelbh. arranjar uma maneira de comunicar a redetv e o programa é uma atitude razoavel. fiquei danado quando falaram algun termos que nao gostei  >:(

Offline pccariocadc@0625

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Matéria sobre o Ubuntu no "Olhar Digital"
« Resposta #19 Online: 12 de Agosto de 2007, 15:38 »
Só um detalhe: a RedeTV não é responsável sobre o conteúdo do programa. Isso é bem claro na mensagem escrita e falada que aparece antes de começar a atração. Se é para mandar e-mail, mandem para o correio eletrônico do programa.

Agora minha opinião pessoal: pode ser que eles tenham cometido equívocos, mas vocês não acham que estão exigindo demais? Em que canal de TV aberta vocês viram falar de Linux? Tempo de TV é caríssimo, então deixem como está. Ao menos eles falaram de Linux, né? Num programa em que é predominante assuntos relativos a tecnologia e software MS, falar de Linux é uma vitória.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Matéria sobre o Ubuntu no "Olhar Digital"
« Resposta #20 Online: 12 de Agosto de 2007, 22:47 »
Bem, mandar e-mails apontando o que não está tão consonânte entre a matéria e a realida, em tom de sugestão, não fará mal.


E algo meio sem importância que me chamou atenção, a pronuncia da palavra ubuntu é "ubuntú" (como eu sempre imaginei que era e prefiro) ou "ubúntu" (como dito na matéria)?
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

isdiru

  • Visitante
Re: Matéria sobre o Ubuntu no "Olhar Digital"
« Resposta #21 Online: 13 de Agosto de 2007, 00:06 »
Boas,não gostei,fiquei esperando  ele falar p/ não instalar o Ubuntu,só colocou obstaculos,ahhh  faz favor.

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Matéria sobre o Ubuntu no "Olhar Digital"
« Resposta #22 Online: 13 de Agosto de 2007, 12:14 »
Acho que essa reportagem foi um pouco infeliz, diante das tendências de mercado de começarem a lançar notebooks com Ubuntu instalado (Dell, HP e Acer). Eles poderiam ter pesquisado um pouco mais e criado um texto mais imparcial, já que parecem não conhecer muito. Mas, é bacana ver o Ubuntu na telinha, é um começo, quem sabe?

Citação de: Nossile
E algo meio sem importância que me chamou atenção, a pronuncia da palavra ubuntu é "ubuntú" (como eu sempre imaginei que era e prefiro) ou "ubúntu" (como dito na matéria)?

É u-bún-tu mesmo. Eu achei estranho no início, mas agora acostumei. Tem um vídeo de uma entrevista que vem com a instalação do Ubuntu e a palavra é falada. Aliás, na Wiki isso é esclarecido também (veja aqui).

Outro link interessante sobre a definição da palavra aqui. Texto retirado desse link:

Louw (1998) sugere que o conceito do Ubuntu define um indivíduo em termos de seus relacionamentos com os outros, e enfatiza a importância como um conceito religioso, assentando na máxima Zulu umuntu ngumuntu ngabantu (uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas) que aparentemente parece não ter conotação religiosa na sociedade ocidental.

Tudo a ver com Linux (e com a opinião do Linus).

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)