Autor Tópico: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?  (Lida 19028 vezes)

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?
« Resposta #15 Online: 12 de Agosto de 2007, 01:59 »
Acho que em dez anos o desktop 3d vai evoluir muito, e com a tecnologia tochs creen que ja vem sendo inplantada muita coisa vai ficar diferente e tambem tem o desenvolvimento do hardware com processadores de vários nucleos e memorias mas rápidas que tornara possivel correr varios OS ao mesmo tempo...

Quanto a Microssoft com as tendencias do mercado logo a China lança uma empresa concorrente com melhor custo beneficio em seu produtos, assim como ja vem acontecendo em varios campos tecnologicos... hehe

O linux vai predominar, se a MS não encontrar maneiras de oferecer segurança e confiança aos seus clientes, quanto aos "pirateiros" que não pagam a licensa e assim não são clientes, não sei, mas tambem podem desemvolver maneiras de acabar com os piratas se fosse interessante para a MS, mas parece que não é assim eles servem de propaganda e para continuar na frente, a maioria usa windows, mas por que compram o cd na feira e muitas assintencias tecnica intalam pirata, ou seja a mesma licença para todos os clientes, e a MS permite isso, se assim não fosse o linux ja seria muito mais usado
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?
« Resposta #16 Online: 12 de Agosto de 2007, 02:09 »
Você tocou num ponto em que eu pensei mas acabei esquecendo de escrever. Acredito que será possível rodar vários SOs ao mesmo tempo sem necessidade de virtualização. Claro, também será possível escolher qual distro instalar no (completamente programável) computador de bordo do seu carro popular.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline LNAS90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://linux-sem-misterio.blogspot.com/
Re: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?
« Resposta #17 Online: 17 de Agosto de 2007, 10:40 »
Conheci o Linux a uns 4 anos, na epoca tinha 13 anos e por incrivel q pareça consegui instalar tudo tranquilamente , logicamente depois de ler alguns manuais, hj em dia eu instalo o ubuntu em uns 20 minutos e com mais uns 40 deixo ele redondo as minhas necessidades.

Uma coisa é certa o Linux vai dominar, tanto em termos de usabilidade quanto em markenting, na minha opnião só falta isso para o Linux ser mais usado.

Oq vai acontecer ao certo eu n sei mas quero participar disso :P
Meu blog (reativado a pouco tempo) http://linux-sem-misterio.blogspot.com/

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?
« Resposta #18 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 11:51 »
Bah, hoje de manhã eu ia andando pela rua pra comprar minha recheada e meu nescau gelado, e estava pensando justamente nisso: o que será o Linux daqui a alguns anos? Não digo daqui a 10 anos pois na informática a progressão é geométrica.
Eu me lembro do ambiente gráfico do TurboLinux, acho que foi o primeiro cd de instalação do Linux que eu tive em mãos (e que não consegui instalar direito.. hehehehe), acho que era X puro... Não digo que era uma porcaria, pois eu vi alguns computadores com o X puro bem configurado e eram show. Me lembro do primeiro provedor de internet aqui da minha cidade, usavam o Linux nele e era um X puro e bem configurado, visualmente era legal, diferente daquela coisa que o cara estava acostumado a usar em casa.
Uns dois anos depois, vi o Enlightment na casa de um amigo em Porto Alegre, achei muito louco aquele sistema, parecia tecnologia alienígena para mim. Até então eu já tinha tentado instalar o linux mais uma vez, mas tinha falhado miseravelmente.
O tempo foi passando, um belo dia me caiu um Mandrake Linux na mão e instalei... Não tive a menor dificuldade! Foi um "passeio no parque"!
Mas ainda assim não conseguia fazer as coisas nele... Não tinha paciência para aprender e acho que naquela época não existiam fóruns como este.
Cheguei a experimentar várias distros, com maior ou menor sucesso numa ou noutra, mas acabava sempre voltando pro Windows. Minhas maiores dificuldades eram: 1. o ambiente KDE (eu não consegui me adaptar MESMO); 2. os comandos (eu precisava ficar recorrendo a "guias rápidos" para conseguir me achar...); 3. a árvore de arquivos (levou um baita tempo para entrar na minha cabeça uma lógica tão diferente daquilo que eu usei durante a minha vida toda)... Ah, e tinha os problemas de compatibilidade de hardware... Uma vez que era preciso saber mais do que a "marca e o modelo" da peça escritos na caixinha para fazer as coisas funcionarem.
Não que eu fosse uma "naba" total... Mas meu conhecimento era bem mais limitado e eu não sabia onde procurar ajuda. E também naquela época eu estava curtindo outras coisas além de computador... hehehehe, várias histórias.
Com o tempo (e uns 2 ou 3 livros) acabei decorando os comandos básicos, compreendendo a lógica da árvore de arquivos, etc... Na verdade nunca foram problemas do Linux, era apenas eu que estava acostumado com algo diferente. Foi como aprender inglês... Passei um baita tempo lendo, lendo, lendo e não entendia porcaria nenhuma (tipo, 20% só do que eu lia)... Um belo dia, do nada, deu um "click" e eu estava fluente em inglês, leitura, escrita e fala.
Ainda tinha o problema dos programas, eu curtia jogar, e jogos para Linux como temos visto nos últimos anos não existiam naquele tempo. Eu não conhecia o GIMP também, nem existia o OpenOffice.
Mas tudo isso foi aparecendo. Quando conheci o GIMP, não quis saber de outro programa para editar imagens, assim foi com o Firefox, o OpenOffice, o Inkscape (o que eu levei um mês para aprender no Inkscape, levou anos para aprender a fazer no Corel!), etc...
Mas eu usava esses programas todos no Windows.
Até que um dia eu encomendei um CD grátis do Ubuntu. Afinal, era de graça, fiquei pensando: "Que legal, vou receber um CD de graça em casa!" Na ocasião até encomendei um Kubuntu i386, um Ubuntu i386, um Ubuntu PPC, um Ubuntu 64 e um Kubuntu 64, acho que foi isso... 5 cds, versão 6.06 LTS. Rapidinho os CDs chegaram na minha casa, botei no drive e fiquei pensando: "Certo que vai rodar sem instalar.. hehehe..." E não é que rodou? Ai instalei... Beleza pura, reconheceu tudo perfeitamente!
E ele tinha todos os programas que eu usava no Windows, e eles rodavam melhor ainda no Ubuntu!
Depois atualizei pra versão 6.10, instalei o Beryl.. Nossa, que viagem, parecia que eu tinha dado um salto para 10 ou 15 anos no futuro! O que era aquele desktop girando e tudo mais? Naquela época eu tinha uma placa NVIDIA... hehehehe
E tinha os jogos também, o Scorched3D, os jogos de tiro em primeira pessoa, etc... Estava tudo lá, e nem precisava ficar procurando na internet, era só ir no Synaptic, mandar instalar, e esquecer. Em momentos eu podia estar rodando o aplicativo, sem me preocupar com installers e outras bugigangas. Até hoje eu penso sobre o quanto o Synaptic é avançado em comparação ao método de instalação de programas do Windows!
Uma vez que o sistema está bem instalado e configurado, não dá pra dizer que é difícil instalar programas no Linux, é infinitamente mais fácil do que no Windows.
E tem o GNOME também, para mim é um primor de gerenciador de janelas, leve, pode ser modificado a vontade, bem organizado, não é atrolhado de coisas, é rápido... Tudo o que eu sempre quis.

Então, até aqui, temos 4 pontos em que o Linux evoluiu muito nos últimos 10 ou 12 anos: 1. facilidade de instalação do sistema; 2. Quantidade, variedade e qualidade de aplicativos, incluindo jogos e programas de produtividade; 3. Ambiente gráfico (nem precisa de comentários aqui); 4. Facilidade de instalação de programas.

Destes 4 pontos, 2 eu acredito o Linux tenha superado com larga vantagem o Windows: 1. o ambiente gráfico: a realidade é essa, o ambiente gráfico do Linux está décadas a frente do Windows; 2. instalação de programas (Synaptic).

Quanto a quantidade, variedade e qualidade dos aplicativos, estamos muito bem de quantidade, e em variedade e qualidade, estamos ótimos em algumas áreas, mas deficientes ainda em outras. Sei que existe a necessidade de algo que substitua o AutoCad, por exemplo.
Mas o Firefox (e derivados) está anos a frente do Internet Explorer, o Inkscape e o GIMP já estão em nível de fazer trabalho de gente grande (e já excederam esse nível, basta saber usar), o OpenOffice, ao meu ver, é muito melhor do que o MS Office, pois é bem mais leve, tem algumas opções indiscutivelmente desejáveis, como exportar para flash e para pdf, etc...

Quanto a facilidade de instalação do sistema operacional, acho que a situação atual é a seguinte: se você tem um computador com hardware atual, bem suportado e tudo mais, o Linux é tão fácil ou mais fácil de instalar que o Windows. Mas... Ainda falta melhorar bastante o suporte aos hardwares xing ling e marca diabo, o que realmente não é fácil, principalmente dadas as condições, mas no que tem sido feito um trabalho espetacular.

E não posso deixar de falar no "core" do sistema também: mais segurança na internet, resistente a vírus, muito mais desempenho, muito mais estabilidade (esses dois itens, quem faz overclock pode confirmar o quanto o sistema linux é mais estável que o windows)... E por ai vai...

Olha, o aprendizado, para mim foi lento, mas valeu a pena. E se foi lento, foi por causa da maneira como eu abordei a questão, e a inexistência de um fórum como este nos anos idos...

Onde eu imagino o Linux daqui a 10 anos?
1. eu imagino o Linux com uma interface de usuário espetacular;
2. eu imagino o Linux com uma estabilidade inabalável e excelente desempenho e aproveitamento de hardware;
3. eu imagino o Linux com um suporte bem maior a uma variedade maior de hardwares;
4. eu imagino um Linux tão fácil de instalar que não apenas qualquer um poderá instalar, mesmo sem experiência no computador, mas que também permitirá àqueles que tem alguma experiência fazer coisas incríveis, e instalar em outros tipos de sistemas computadorizados... Quem sabe? Geladeiras? Fogões? Implantes? (:
5. eu imagino um Linux com algumas tecnologias surpreendentes: reconhecimento avançado de voz, quem sabe o q mais...
6. eu imagino um Linux integrado à internet, muitos aplicativos irão rodar direto da rede, o computador vai ser mais um terminal avançado.
7. eu imagino um Linux popularizado, detendo uma fatia enorme do mercado. as pessoas usarão diversas distros diferentes, de acordo com seu gosto pessoal. vai ter essa ou aquela distro dominante, mas todas elas trocando informações e melhorando a tecnologia do Linux como um todo.

E o Windows? Como eu imagino ele daqui a 10 anos?
Se ainda existir, vai ser mais uma curiosidade tecnológica... Ele terá mudado radicalmente, ficará totalmente incompatível com tudo que havia sido feito para o Windows até então. Embora as mudanças sejam feitas, e diversas coisas sejam removidas do sistema, inclusive a compatibilidade de software e hardware, ele será lento, muito lento, e vai ter muitos bugs. A segurança vai continuar sendo uma piada, mas será cada vez mais difícil criar programas para ele, e economicamente também não vai valer a pena. A Microsoft vai continuar existindo, vai se sustentar dos poucos ganhos com publicidade na rede e em outras tecnologias que integrarão a rede, tevê digital e o scambau... Mas não vai ser mais do que uma sombra daquilo que já foi.
Eu sei que minha visão é bem pessimista para o Windows, mas se a Microsoft continuar na mesma direção de Involução geométrica iniciada pelo Vista, acho que é uma visão realista.

Bah... Acho que me empolguei escrevendo. O.o
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?
« Resposta #19 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 13:58 »
Hum legal esse tópico, não tinha lido ele ainda...

nq6, tu tem, ou sabe o onome, daquele skydome das imagens do primeiro post do tópico?

Desculpem a participação pífia no tópico  ;D
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?
« Resposta #20 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 14:43 »
é dificil prever qualquer coisa num campo onde o crescimento tecnológico é geométrico... para mim, em 10 anos o céu o limite..

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?
« Resposta #21 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 16:27 »
Hum legal esse tópico, não tinha lido ele ainda...

nq6, tu tem, ou sabe o onome, daquele skydome das imagens do primeiro post do tópico?

Desculpem a participação pífia no tópico  ;D

Não, mais se não me engano você encontra em gnome look. ok
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Jimi Hendrix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Voodoo Child ( Slight Return )
    • Ver perfil
Re: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?
« Resposta #22 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 00:18 »
"No futuro do Linux temos dois possíveis cenários. No primeiro,
daqui a quatro anos, Linux dominará as aplicações científicas e
técnicas e se tornará o sistema operacional preferido para
servidores Web e estações de trabalho. Pelas suas vantagens de
custo e performance, tornar-se-á o sistema padrão para os
computadores desktop. O segundo cenário é bem mais dramático.
Com o número de usuários de Linux crescendo, a Microsoft e outros
desenvolvedores de software admitem a ascensão nesse mercado e
começam a escrever programas para ele. Logo, a completa
vantagem no preço e da performance de Linux movem o sistema
para o mercado de desktops." -- [linus Torvalds, 1999.]

Não preciso dizer mais nada, o "homem" já falou o quê já está acontecendo...
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?
« Resposta #23 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 02:01 »
eu acho que daqui a dez anos.
o linux dominara o mercado de software no mundo, ou senão no universo.
a microsoft passara a vender brinquedos igual a mattel * zuera * shuuahsuahsuhsushas.
empresas usarão linux por sua facilidade e perfomance do sistema.
tanto p/ desktop, tanto p/ servidor de internet ou coisa do genero ::)

e o tio bill fazera palestras sobre software livre :P
apoiando o linux.
e também acho que o mundo linux e o windows vão se fundir
a MS vai dispor da interface gráfica
enquanto o kernel do tio linus se encarregará do resto da laranja  ;D


isso foi uma afirmação afirmativa,
qualquer coisa que eu falei de errado podem esculacharme.

[]'s
Dhiego.
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?
« Resposta #24 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 05:16 »
"...No primeiro, daqui a quatro anos, Linux dominará as aplicações científicas e técnicas e se tornará o sistema operacional preferido para servidores Web e estações de trabalho. Pelas suas vantagens de custo e performance, tornar-se-á o sistema padrão para os computadores desktop."

"O segundo cenário é bem mais dramático. Com o número de usuários de Linux crescendo, a Microsoft e outros desenvolvedores de software admitem a ascensão nesse mercado e começam a escrever programas para ele. Logo, a completa vantagem no preço e da performance de Linux movem o sistema
para o mercado de desktops." -- [linus Torvalds, 1999.]

Não preciso dizer mais nada, o "homem" já falou o quê já está acontecendo...

Separei os dois cenários para ficar mais fácil... Quanto a primeira parte do primeiro cenário, acho que ele acertou em parte... Sem dúvida o Linux é superior para aplicações científicas, técnicas, servidores web e aplicações críticas... Mas estou cansado de ver grandes empresas e instituições governamentais usando o Windows. Quanto a segunda parte do primeiro cenário, é evidente que ele errou na data e que ele superestimou a adesão dos usuários domésticos. Ainda poderá vir a acontecer, mas muita água vai rolar.

Embora o segundo cenário pareça pitoresco, acredito que nem a Microsoft descarta essa possibilidade.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?
« Resposta #25 Online: 20 de Dezembro de 2009, 13:31 »
gostei muito deste tópico e desenterrei

eu acho que daqui a dez anos o linux terá pelo menos 5% dos usuários comuns,que não entendem muito de linux e mais de 90% de usuários avançados e TI

desses 5% haverá mais de 90% usando *buntu

e acho também que as pessoas saberão,ou descobrirão,qual a melhor distro para elas,seja simples,média ou avançada em termos de exigência de conhecimento linux

Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Dinei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Linux Mint 13 Maya LTS
    • Ver perfil
Re: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?
« Resposta #26 Online: 31 de Dezembro de 2009, 15:05 »
"No futuro do Linux temos dois possíveis cenários. No primeiro,
daqui a quatro anos, Linux dominará as aplicações científicas e
técnicas e se tornará o sistema operacional preferido para
servidores Web e estações de trabalho. Pelas suas vantagens de
custo e performance, tornar-se-á o sistema padrão para os
computadores desktop. O segundo cenário é bem mais dramático.
Com o número de usuários de Linux crescendo, a Microsoft e outros
desenvolvedores de software admitem a ascensão nesse mercado e
começam a escrever programas para ele. Logo, a completa
vantagem no preço e da performance de Linux movem o sistema
para o mercado de desktops." -- [linus Torvalds, 1999.]

Não preciso dizer mais nada, o "homem" já falou o quê já está acontecendo...

Se o homem falou, tá falado!  ;D
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

Offline alineri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Ubuntu 10.04 - twitter.com/rodrigoalineri
    • Ver perfil
    • Rodrigo Alineri
Re: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?
« Resposta #27 Online: 04 de Janeiro de 2010, 12:27 »
Cara, na real.. a coisa que mais espero, já que sou designer de profissão, é que a Adobe lançe toda a sua suite para Linux... mas sei que isso depende de participação de mercado e bla bla bla...
Mas anceio (ou seria anseio) muito por isso.
Aí sim chegará o grande dia em que todos faremos uma grande fogueira, onde os combustível será caixas de Windows.  8)
Não tenha medo de ser o melhor. Só os medíocres não são criticados.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?
« Resposta #28 Online: 04 de Janeiro de 2010, 21:33 »
Tá, mas estão dizendo 10 anos a partir de agora ou a partir do post inicial do tópico (que é de meados de 2007)?

 ;D
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: Como vai estar o Linux daqui a 10 anos?
« Resposta #29 Online: 08 de Abril de 2010, 17:01 »
Andei vendo umas estatísticas deste site e acredito que Linux irá crescendo e tendo mais participação de mercado, vira líder em médio a longo prazo de uns 10 anos acho que ele não conseguirá ser líder. Nem em 20 anos, acredito.

Não sei se as estatísticas deste site é confiável, mas é alguma coisa a ser analisada...

http://www.w3counter.com/globalstats.php?year=2010&month=3

No canto direito superior tem uma caixa que pode colocar o mês e o ano e olhar as porcentagens e comparar um mês e ano com outro.

Por exemplo, em Fevereiro/2010, o Linux estava classificado quinto: 5     Linux     1.55%. Já em Março/2010: 5     Linux     2.34%. Teve um razoável aumento de um mês para outro.
« Última modificação: 08 de Abril de 2010, 17:07 por toso51 »
Ubuntu 13.04 - Chromium !