Autor Tópico: OpenGL 3.0 é lançado oficialmente  (Lida 1952 vezes)

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
OpenGL 3.0 é lançado oficialmente
« Online: 11 de Agosto de 2007, 08:40 »
OpenGL 3.0 lançado oficialmente
Por Tomodachi



Ontem, durante a sessão OpenGL Birds of a Feather, o comitê que conduz a arquitetura do OpenGL anunciou oficialmente a terceira versão dessa célebre API 3D. As especificações completas e definitivas estarão prontas no final de agosto, o que significa que deverão estar publicamente acessíveis a partir do final de setembro, após o prazo de 30 dias para a aprovação do Khronos Group.

A introdução de geometry shaders, um jogo de instruções para inteiros, buffers uniformes ou ainda suporte nativo de espaços de núcleos não lineares: as semelhanças com as novidades trazidas pelo DirectX 10 são enormes. Não surpreende, pois como API concorrente, vale trazer o melhor para o OpenGL 3.0 e não arriscá-lo à falta de recursos.

Naturalmente, o OpenGL 3.0 está longe de ter todas as suas novidades reveladas. Os interessados podem consultar esta página do site da Khronos Group para maiores informações. Atenção, pois os dados fornecidos são bastante técnicos.

Fonte: PC INpact.
Texto e tradução: Tomodachi.


----------------------

Tomara que as softhouses se animem e tbm lançem seus sucesso tbm para linux e com uma API totalmente novinha :) .. sentar e esperar..

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: OpenGL 3.0 é lançado oficialmente
« Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2007, 09:46 »
Muito bom!

Quando ficar pronto e for lançado, quero só ver a desculpa que as produtoras de jogos e afins vão dar para usar o proprietário e rígido DirectX ao invés do livre (liberdade que conhecemos) e livre (liberdade na maneira de implementar) OpenGL. :)

Excelente!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: OpenGL 3.0 é lançado oficialmente
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2007, 12:09 »
A desculpa? Provavelmente de que o DX10 possui desempenho superior no Vista (e nas placas AMD também)  >:(

De qualquer forma, coloco fé no OGL3, só falta uma grande empresa do mercado apoiá-lo, como a EA ou a Atari, com certeza, ajudaria muito na popularização do sistema e nas possíveis conversões para Linux e Mac.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: OpenGL 3.0 é lançado oficialmente
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2007, 19:07 »
A desculpa do momento é que é "mais fácil" programar usando o DirectX do que o OpenGL. Isso é lógico que só acontece se os caras pensam em rodar os jogos em apenas uma plataforma, por isso que nunca portam para as outras plataformas :(.

Offline Komodor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: OpenGL 3.0 é lançado oficialmente
« Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2007, 10:45 »
isso é muito bom,mas a parte de comparação com o directx eu dispenso já que não tenho (e não terei) windows aqui

as placas de vídeo vem com suporte a uma versão do opengl por padrão,da pra colocar as versões mais novas mas não é ainda desenvolvida nas placas. a minha é para o opengl 2.1 se não me engano

mas com certeza é uma ótima noticia,vamos ver se terá grandes vantagens no compiz fusion com esse novo opengl
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!