Projeto Ubuntu Office

Iniciado por Professor Renato, 10 de Agosto de 2007, 14:31

tópico anterior - próximo tópico

Professor Renato

Oi Gente.

Tenho percebido que há na comunidade um grande número de mensagens exautando o Mac OS X. Creio   que isto se deve ao enorme capricho que os desenvolvedores da Apple dedicam ao sistema, que por sua vez é seguido por uma legião de fãns incondicionais.
Por exemplo, não dá pra comparar a facilidade de uso e o visual do Dashboard com Desklets. Outro exemplo é o iWork. Conjunto de aplicativos para escritório muito intuitivo e com uma interface sensacional.
Em vez de ficarmos buscando aplicativos a altura ou emuladores desse maravilhoso sistema, por que não utilizamos a força da comunidade para desenvolvê-los. Poderíamos começar com o que eu chamei de Ubuntu Office, inspirado no iWork porém ainda melhor, em termos vizuais e em recursos.
Pessoalmente, apesar de não ser programador, me coloco a disposição para contribuir com este projeto, que seria totalmente nacional. Lembrando que os principais objetivos do projeto Ubuntu Office seriam:

Criar aplicativos de escritório para texto e apresentações de slides com:

       *Facilidade de uso. Uma interface bonita, limpa, simples e a mais intuitiva possível;
       *Suporte a formatos do MS office, PDF, SWF, AVI, MOV, OGG...;
       *O máximo capricho na qualidade gráfica;
       *Oferecimento de tamplates de alta qualidade gráfica;

Bom. Acho que é basicamente isto. Quem quiser contribuir com idéias e sugestões, será muito bem vindo. Vamos tornar a nossa comunidade ainda melhor do que ele já é.

O desafio está lançado!!!!

Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

zoroastro

Professor Renato, concordo que podemos usar a força da nossa Comunidade para fazer algo de bom para o mundo Linux, mas criar um Office é exagero, pois o OpenOffice é O office, e na minha opinião não é necessário criar outro Office de código aberto... entende?

Professor Renato

Realmente, o Openoffice é excelente. Foi só uma idéia. O mundo do software livre tem crescido com uma velocidade incrível e ótimos projetos nascem a cada dia. Outras idéias podem surgir. Na verdade, o iWork não chega a ser uma suite de escritório. Mas sim uma dupla (agora tríade, com o Numbers) que serve para usuários de outros sistemas babarem (quem já viu ou preparou uma apresentação no Keynote sabe do que estou falando). Outro exemplo é o Mail, que já vem repleto de templates lindos para gerar e-mails em HTML, inclusive com ação arrastar e soltar para imagens, totalmente integrada com o iPhoto. Mais fácil impossível. Mas não vamos esquecer que o Linux também descende do Unix, sendo um dos S.O.'s mais poderosos que existe, com a vantagem de se livre. De qualquer forma, a discusão está aberta e espero que os colegas opinem a esse respeito e dêem mais sugestões.

Abraços... ;D
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

gaules

como eu não sei muito de programação eu não queria intrometer, mas não seria melhor ajudar no desenvolvimento do open office em vez de fazer outro do zero? reinventar a roda pra que?

RickMura

Citação de: gaules online 11 de Agosto de 2007, 10:35
como eu não sei muito de programação eu não queria intrometer, mas não seria melhor ajudar no desenvolvimento do open office em vez de fazer outro do zero? reinventar a roda pra que?

Concordo plenamente. Widgets como screenlets você consegue facil, o difícil é achar um que seja instuitivamente instalável e configuravel.
E ja que entramos neste assunto...
Acho que o OpenOffice cresceu e é inegavelmente excelente, mas isso não adianta, nós da comunidade devemos ajudar e isto pode ser feito de diversas formas:
Não criar arquivos de padrão MS, faça seus amigos instalarem (mesmo que no janelas) o openoffice, digo, evitem o uso de padrões proprietários. Para isto você nao precisa saber programar :)

Façam propaganda das coisas, tipo linux=segurança,baixo custo :)

Professor Renato

Exatamente RickMura!

Vamos esquecer um pouco o Openoffice, pois a comunidade já está fazendo um grande trabalho. A questão é que um sistema operacional e seus aplicativos devem ser práticos e úteis ao usuário. Mas não apenas isto. É aí que a Apple sai na frente. Os aplicativos são muito intuitivos, fáceis de usar, altamente integrados entre si, e seguem a filosofia: simplesmente funciona! Claro que também tem bugs e outros problemas, afinal nada é perfeito, muito menos em informática. O Linux tem ficado cada vez mais fácil e intuitivo para o uso. Isso, aliado  a segurança e estabilidade do sistema é um passo muito importante. O que eu questiono é: Por que a comunidade não pode criar aplicativos tão "bonitos", estáveis, intuitivos e integrados quanto aos da apple? Por exemplo (vamos nos concentrar no Ubuntu), por que não podemos ter o nosso dock, o nosso dashboard, o nosso, iwork, idvd, mail, etc, com a mesma qualidade, ou até melhores que os da apple? Se eles fazem, nós também podemos fazer. É melhor do que tentar copiar a "cara" do Mac. É uma questão de identidade. Eis a questão...
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

clcampos

#6
Professor Renato estas procurando qualidades de um sistema no outro. O que deseja é meio incompatível com o Linux, pois enquanto a Apple é soberana em relação ao seu sistema, tendo controle até mesmo sobre o hardware, o que convenhamos facilita em muito o poder de adaptação e integração entre softwares, o Linux é composto de componentes de vários desenvolvedores, e que devem funcionar para diversas plataformas diferentes (kernels em versões diferentes, com interfaces gráficas diferentes, unidas a gerenciadores de arquivos muitas vezes diferentes também, só para listar o básico) o que dificulta em muito o que deseja. Com isto acho covardia até tentar fazer comparar a Apple (e seu MacOS X) com o Linux quanto a integração, achando inclusive que o Linux faz um papel muito mais competente e complexo do que ela.

Acho que se querem colocar a mão na massa para ajudar, poderiamos lutar para suprir os anseios da comunidade e ai entra algo que vem sendo pedido demais aqui no fórum (olha ai nq6 eu tentando trazer alguém para a causa... hehehe), que seriam componentes que ajudariam a configurar todo o software a partir do ambiente gráfico.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Professor Renato

clcampos, não resta a menor dúvida dos méritos da comunidade Linux. Esta idéia que você citou (componentes que ajudariam a configurar todo o software a partir do ambiente gráfico) realmente é fundamental. Mas quando me refiro à integração, estou falando do ambiente específico Ubuntu, ou seja, o Gnome. O Gnome é um dos melhores ambientes que existe na minha opinião, inclusive comparável ao Mac OSX e, em alguns pontos, melhor; como por exemplo a flexibilidade de configuração do sistema. A minha idéia é focar em aplicativos integrados ao ambiente Gnome, e isso inclui, sem dúvida, o que vc mencionou. Recolhendo-me a minha ignorância sobre programação pergunto: Não seria possível criar uma aplicativo especial para apresentação de slides integrado com o F-spot ou o Nautilus? É só uma pergunta. Porém, deixo aqui a minha profunda admiração pelo nosso querido Ubuntu com Gnome, e o meu total apoio a sua opinião... ;D
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

boi

Já existe um Gnome Office, só que o projeto não foi muito para frente. Agora, para quem usa o ambiente KDE, existe o Koffice, que é bem mais avançado, tem até um editor de imagem.

http://www.gnome.org/gnome-office
http://www.koffice.org

Para quem quer integração é melhor usar o KDE, já que ele tem aplicativos melhores e mais integrados ao ambiente que o Gnome. Tem até seu próprio browser, o Konqueror.