Autor Tópico: Que computador comprar para correr Ubuntu?  (Lida 2811 vezes)

Offline Escutador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Que computador comprar para correr Ubuntu?
« Online: 26 de Agosto de 2007, 12:54 »
Quero ser iniciado em Ubuntu, mas ainda não tenho computador! Vou comprar um em breve, mas não faço ideia qual a melhor máquina para o Ubuntu. Alguma sugestão?

Sou um utilizador essencialmente de OpenOffice e Firefox. Também irei fazer alguma edição de imagem no Gimp e, eventualmente, alguma modelação 3D em Blender. Estou à vontade com estes produtos (em Mac OS X e Windows). O que sugerem?

E quais são as melhores lojas para adquirir essas sugestões em Portugal (se estiverem por cá, naturalmente?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Que computador comprar para correr Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2007, 13:16 »
Bem-vindo, Escutador!...

Dê uma olhada na minha assinatura: minha máquina é bem modesta, mas está rodando perfeitamente tudo o que preciso no Ubuntu, inclusive edição de áudio. Estou pretendendo aumentar a RAM ( que é pouca) e possívelmente trocar a placa de vídeo por uma mais recente; afora isso, tudo bem. Tome cuidado com a escolha da placa de vídeo; algumas são problemáticas, como as ATI.

Minha sugestão é que não compre um computador pronto e fechado (costumam ter componentes de baixa qualidade), e sim compre os componentes que desejar e monte-o - é muito fácil, garanto!.

Por fim, dê uma olhada neste link sobre hardware compatível com Linux:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=152485

No mais, boa sorte, e se precisar, pergunte!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Que computador comprar para correr Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2007, 13:22 »
Placas de vídeo da ATI costumam dar muita dor de cabeça; prefira as da nVidia ou da Intel.

Ao escolher sua placa-mãe, informe-se qual é a marca do chipset dela; se for SIS, escolha outra.

É só o que sei. Com certeza você receberá ajuda melhor. :)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Que computador comprar para correr Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2007, 13:43 »
Dê a preferência aos processadores Core 2 Due da intel que estão um bocado avançados de desempenho em relação a seu rival mesmo o segmento de baixo custo, memória pelo menos 512 e vídeo foi como já falaram, ou intel ou nvidia com preferência a seria geforce, e como o celsofaf falou, fuja das SIS que produz equipamentos de baixo custo/performance, os de baixo custo da VIA são bons.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Que computador comprar para correr Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2007, 13:55 »
Placa de vídeo nVidia, sem dúvida, memória RAM é fundamental, 2 Gb (memória RAM não é caro).
Quanto ao processador, AMD ou Intel depende de vc.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

alexmgarcia

  • Visitante
Re: Que computador comprar para correr Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2007, 20:23 »
Será melhor seres tu a montar o computador.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Que computador comprar para correr Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2007, 20:27 »
Será melhor seres tu a montar o computador.

Sem dúvida alguma... estamos aí para ajudar, seja na escolha dos componentes, seja na montagem propriamente dita!  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline rcarreiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Que computador comprar para correr Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2007, 21:19 »
Placas de vídeo da ATI costumam dar muita dor de cabeça; prefira as da nVidia ou da Intel.

Ao escolher sua placa-mãe, informe-se qual é a marca do chipset dela; se for SIS, escolha outra.

É só o que sei. Com certeza você receberá ajuda melhor. :)

Resolve 99% dos probelmas...

E como memória hj em dia ta barato aproveita e entope logo antes q volte a aumentar...2Gb e ficara um bom tempo sem problemas.

Abs
Rafael Carreiro
Linux user number 432422
BigLinux 3.0 / Ubuntu 7.04
Athlon XP 2.4 512mb/400 A7V600 - HD 30Gb Quantum Fireball 5600 GeForce 6600GT 128/128 GDDR3