Autor Tópico: Como posso otimizar o Ubuntu?  (Lida 101438 vezes)

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #105 Online: 14 de Abril de 2008, 16:15 »
Quando coloquei o hal par ao S13, parou de dar o problema, mas ainda assim fiquei com alguns erros, onde às vezes ou a interface wireless não era reconhecida ou a placa ethernet não.
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline edugaloalmeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #106 Online: 19 de Novembro de 2008, 16:18 »
E aí Marcopolo ,beleza?
Então achei isso ↓ foi copiado daqui e aqui , na maior cara de pau hehehehe  :P

1 - Rodando os processos do boot em modo paralelo:

    O boot do ubuntu(...............

Minha duvida tem haver com a estas dicas de otimização do sistema tambem, queria saber se estou perdendo rendimento por não ter instalado com uma partição swap, tendo em vista que meu note tem 4Gb de RAM e instalei a versão AMD 64 bits, no meu caso se não se faz necessario tal partição, estou correto?

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #107 Online: 19 de Novembro de 2008, 16:26 »
Sim, está.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline edugaloalmeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #108 Online: 19 de Novembro de 2008, 16:35 »
Sim, está.
Obrigado amigo ja estav pensando em re-instalar os sistema, este topico esta show de bola.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #109 Online: 19 de Novembro de 2008, 16:36 »
Minha duvida tem haver com a estas dicas de otimização do sistema tambem, queria saber se estou perdendo rendimento por não ter instalado com uma partição swap, tendo em vista que meu note tem 4Gb de RAM e instalei a versão AMD 64 bits, no meu caso se não se faz necessario tal partição, estou correto?

Para mim a falta da swap não faz a menor diferença no seu sistema.

Tenho 2 Gb de RAM, tenho uma partição swap, uso minha máquina o dia todo sem desligar, sempre com muitas abas do firefox (nunca menos de umas 30), e não vejo uso da partição.

Só deixo por desencargo de consciência, mas já deveria ter deixado de usar.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 16:38 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline fagner_tito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #110 Online: 27 de Junho de 2009, 22:42 »
Muito bom esse tópico...

Bem não to muito por dentro de como otimizar, mas tenho um bizu para o liberar mais espaço no seu hd:

Quando instalamos um programa no ubuntu, o sitema cria um arquivo .deb desse programa e suas dependencias. Esses aquivos servem inclusive pra vc copiar e instalar em outros computadores. Mas acabam por ocuparem muito espaço depois de um certo tempo. Esses arquivos ficam na pasta /var/cache/apt/archives. E se quizer liberar um pouco de espaço é so apagar todos esses aquivos. Lembrete: tem que apagar como root, pois é uma pasta do sistema. De forma alguma apague a pasta /archives , pois sem ele não sera possivel instalar outros programas.

Outro ideia, e não instalar programas que utilizam bibliotecas QT, proprias do kubuntu, pois isso deixa o sistema mais lento. Programas como k3b, amarok , kaffeine e familia, são proprios do kde.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Falou.


Amigo, não precisa remover manualmente o cache do APT, basta digitar: sudo apt-get clean

5 - Desabilitando serviços do sistema

    Se você não tem bluetooth, pra que carregar o serviço referente ao mesmo, não é? Para desativar esses serviços, você vai precisar do utilitário sysv-rc-conf:
   
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install sysv-rc-conf    Então rode o programa:
   
Código: [Selecionar]
sudo sysv-rc-conf    E desabilite tudo o que você não quer que inicie.
Boa sorte!

Amigo, existe uma versão Qt para esse programa, mais fácil de usar. Não me lembro o nome mas já usei muito... vale a pela....

Abraços...
Realmente funcionou, limpei a pasta APT e tô enconomizando uns 300mb, é pouco mas ajuda.

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #111 Online: 10 de Novembro de 2009, 21:33 »
Boa noite.

Noto que depois de certo tempo na Internet o sistema fica lento. Vocês sabem sobre a possibilidade de invasão e cookies que instalam no linux? Noto que alguns cookies são instalados, limpo de vez em quando. Dizem que não há problemas de segurança no linux contra a invasão do sistema. Alguns cookies no entanto, são instalados. Onde controlamos a privacidade nas opções de antigamente?

Anderson

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #112 Online: 10 de Novembro de 2009, 23:07 »
Boa noite.

Noto que depois de certo tempo na Internet o sistema fica lento. Vocês sabem sobre a possibilidade de invasão e cookies que instalam no linux? Noto que alguns cookies são instalados, limpo de vez em quando. Dizem que não há problemas de segurança no linux contra a invasão do sistema. Alguns cookies no entanto, são instalados. Onde controlamos a privacidade nas opções de antigamente?

Anderson

Não creio que a lentidão se deva a cookies - entretanto, no FF você pode marcar a duração dos cookies para uma única sessão ( são removidos ao fechar o FF). Quanto a invasões, pouco provável, mas não custa instalar uma firewall - Firestarter, por exemplo - pois todo o SO pode ser invadido, inclusive Linux. Quanto a vírus, ainda não vi um único.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB