Autor Tópico: Como posso otimizar o Ubuntu?  (Lida 101434 vezes)

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #45 Online: 10 de Agosto de 2007, 09:34 »
vinicius_aleao.

Além do backup que o pessoal está recomendando, como exemplo sua home, faça um AptOnCd também.
Assim vc já guarda todos os pacotes que vc já abaixou.

7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #46 Online: 10 de Agosto de 2007, 10:03 »
Eu também estou com uns problemas aí. O computador trava depois de algum tempo de uso que gira em torno de 1 ou 2 horas. Na instalação eu não consegui colocar a memória swap. Estou pensando em comprar um daqueles dispositivos de memória, nem que gaste um pouco. Não uso programas pesados porque não trabalho com eles, ainda [vou precisar de alguns editores de áudio futuramente]. Acho que pra mim já dá.

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #47 Online: 10 de Agosto de 2007, 10:05 »
Gostei muito das dicas, muito lógicas e razoáveis. Eliminar resíduos e arquivos desnecessários. Isso é desenvolvimento sustentável. Por favor mandem mais. Quero ficar com o computador mais leve e livre de porcarias.

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #48 Online: 10 de Agosto de 2007, 10:33 »
Eu também estou com uns problemas aí. O computador trava depois de algum tempo de uso que gira em torno de 1 ou 2 horas.

Trava como ? Simplesmente trava e nem mouse funciona ? Se for pode ser problema de hardware, ou sobreaquecimento. Verifique o cooler se não está travado ou rodando em velocidade baixa....

Abraço...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #49 Online: 10 de Agosto de 2007, 10:58 »
Quanto a desfragmentar o HD esqueçam. Nem precisa.
Os sistemas ext e reiser trabalham de forma muito diferente dos FAT e NTFS.

Minha máquina está a um ano rodando o Linux e quando ele faz a checagem automática do disco no boot eu verifiquei no ultimo, 0,8 % de fragmentação.

Precisa dizer mais ?

Olá Tota, bom dia!

Gostei de sua resposta, mas pergunto-lhe se encontro alguma coisa sobre esse assunto?

Realmente, não fragmentar é uma beleza, mas vai de encontro ao que aprendi sobre HD!

Abs,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #50 Online: 10 de Agosto de 2007, 11:03 »


[/quote]

Já tive o mesmo erro apagando na mão cache do Apt. Isso foi antes de descobrir que dava para fazer isso com o comando

sudo apt-get clean

Para corrigir o erro, basta criar o diretório /var/cache/apt/archives/partial assim:

sudo mkdir /var/cache/apt/archives/partial

O erro some e o Apt volta a funcionar.
[/quote]

Pindovoz, muito obrigado pela dica!

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #51 Online: 10 de Agosto de 2007, 11:20 »



Nunca teremos uma unanimidade para particionamento de disco. Nem no Windows, nem no Linux.

Mas o que se encontra com grande frequencia é que para swap o recomendável é sempre se pegar a memória instalada e acrescentar mais 1/3. ex: 512 Mb +1/3 (170Mb ) = 680 Mb para swap.

Mesmo que voce nunca use isto, por segurança é sempre melhor ter para se evitar travamentos bobos em arquivos que possam entrar em loop.

Mesmo se voce tiver 2Gb de RAM, 1 Gb de swap não vai matar seu HD.

Quanto ao uso do gparted, nunca confie em particionadores de disco. Todo reparticionamento é arriscado por uma série de razões. ( geometria de discos, arquivos corrompidos no HD, etc. )

Nunca faça reparticionamento sem backup. ( alias, nunca faça nada sem backup )

[],s

Bom pessoal! Eu tenho na máquina dois módulos de 512 MB DDR 400 Mhz, totalizando os, é claro, 1024 MB, mas como o vídeo onboard consome os 64 MB, ficam somente 960 Mb restantes. De acordo com q vc falou, alocando um terço desse restante, que são 320 MB, deve ficar bem garantido, né?
Eu, depois desas dicas sobre o partiicionamento, vou abortar e deixar para qdo eu der um format novamente. Agora, não sei como foi alocado para o swap, somente 8MB, visto que só instalei o Ubuntu duas vezes, a segunda por uma instalação mal-sucedida que me levou à uma nova, confirmando os 8MB, que eu quiz alterar, mas não consegui. Sei que isso é briga de cachorro grande e então fico só espiando em background para ver se aprendo mais com vcs.

Abs,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #52 Online: 10 de Agosto de 2007, 14:51 »
Ei, gente, brigadão pelas dicas. Eu vou fazer um backup de tudo pra poder reparticionar. Mas espero que dê tudo certo e eu não precise formatar, porque isso é sempre traumático... Depois que eu tiver reparticionado, eu volto aqui pra dizer como foi.

Abraços!

p.s.: É, Luthor, eu jogo Descent desde que o 1 era novidade! Sempre fui fã. Já existe o 4? Abraço!

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #53 Online: 10 de Agosto de 2007, 23:06 »
Citar
Trava como ? Simplesmente trava e nem mouse funciona ? Se for pode ser problema de hardware, ou sobreaquecimento. Verifique o cooler se não está travado ou rodando em velocidade baixa....

É isso mesmo, no começo ele cheirava até borracha queimada, pra depois travar. O que que eu tenho que fazer? Como fazer com que o "cooler" rode em velocidade maior? Conhece algum link de instrução sobre como mexer com hardware [especificamente esse "cooler", que penso ser aquele pequeno ventilador]. Você demonstra um pensamento rápido e hipoteticamente arguto [fazer, criar hipótese].

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #54 Online: 10 de Agosto de 2007, 23:37 »
Versuri,  pela quantidade de mémória que tenho na máquina, se torna subjetivo, mas só vejo falar em swap de 256 e etc, me acho na necessidade de aumentá-la. Vou dar uma zoiada nesse link e depois tentar executar sua dica!

Abração!

Marcopolo.

==Editando=====

Fui instalar o Gparted e deu esse erro abaixo:

... [figura] ...


Já tive o mesmo erro apagando na mão cache do Apt. Isso foi antes de descobrir que dava para fazer isso com o comando

sudo apt-get clean

Para corrigir o erro, basta criar o diretório /var/cache/apt/archives/partial assim:

sudo mkdir /var/cache/apt/archives/partial

O erro some e o Apt volta a funcionar.

Isto ocorre pois ao dar o comando:

Citar
udo rm -rf /var/cache/apt/archives/*

A opçÃo -r manda para o espaço inclusive diretórios de forma recursiva, ou seja, até os subdiretórios.

uuhh...não sei, mas sinto que eu quero ensinar "o padre há rezar uma missa". heheh
pinduvoz manja demais. :D

Um bom comando também é o:

sudo apt-get autoclean

Vou dar um exemplo, ele retirou as versões de pacotes antigos do meu automatix e firefox no /var/cache/apt/archives.
Deixando apenas minhas versões atuais dos dois programas.

Mas acho que,  para o pessoal que mandou o apt-get clean..nÃo precisa mais dar o autoclean.

Maiores detalhes vejam no man apt-get

73's
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #55 Online: 10 de Agosto de 2007, 23:53 »
É isso mesmo, no começo ele cheirava até borracha queimada, pra depois travar. O que que eu tenho que fazer? Como fazer com que o "cooler" rode em velocidade maior?

O melhor a fazer, e logo, é comprar um novo cooler adequado ao seu processador e substituir esse, antes que o estrago seja maior. Esse aí não serve para mais nada, acredite.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #56 Online: 11 de Agosto de 2007, 00:32 »
Vou abrir pra ver. Não tenho dinheiro agora.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #57 Online: 11 de Agosto de 2007, 00:42 »
Poxa por dias tenho visto este tópico passar e não vinha dando atenção a ele. Que mancada a minha, excelente!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #58 Online: 11 de Agosto de 2007, 00:50 »
Também achei interessante, resolve problemas práticos. Eu encontrei clicando naquele link de "mensagens não lidas desde a última visita".

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #59 Online: 11 de Agosto de 2007, 14:35 »
Abri a tampa do gabinete e deixei aberto. O programa sensors relatou o seguinte:

sellassie@sellassie-desktop:~$ sensors
it87-isa-0290
Adapter: ISA adapter
VCore 1:   +1.76 V  (min =  +1.42 V, max =  +1.57 V)   ALARM
VCore 2:   +2.48 V  (min =  +2.40 V, max =  +2.61 V)   
+3.3V:     +3.28 V  (min =  +3.14 V, max =  +3.47 V)   
+5V:       +4.87 V  (min =  +4.76 V, max =  +5.24 V)   
+12V:     +12.42 V  (min = +11.39 V, max = +12.61 V)   
-12V:      -2.33 V  (min = -12.63 V, max = -11.41 V)   ALARM
-5V:       -9.34 V  (min =  -5.26 V, max =  -4.77 V)   ALARM
Stdby:     +4.92 V  (min =  +4.76 V, max =  +5.24 V)   
VBat:      +3.26 V
fan1:     5113 RPM  (min =    0 RPM, div = 8)         
fan2:        0 RPM  (min = 3013 RPM, div = 8)          ALARM
fan3:        0 RPM  (min = 3000 RPM, div = 2)          ALARM
M/B Temp:    +31°C  (low  =   +15°C, high =   +40°C)   sensor = thermistor   
CPU Temp:    +56°C  (low  =   +15°C, high =   +45°C)   sensor = thermistor   
Temp3:       +65°C  (low  =   +15°C, high =   +45°C)   sensor = thermistor   

Meu CPU/Processador está com 56 graus celsius. No Clube do Hardware disseram que o máximo é 70. Acho que ele não está ameaçado. Vou ver agora se ele trava.