Autor Tópico: Como posso otimizar o Ubuntu?  (Lida 101501 vezes)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #75 Online: 11 de Agosto de 2007, 21:42 »
Como dito acima, o Ksensors é um "front-end" ( ou interface) do lm-sensors. Este último não é gráfico, só pode ser chamado via terminal com o comando "sensors". É o Ksensors que permite que essa informação seja mostrada graficamente.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #76 Online: 11 de Agosto de 2007, 21:53 »
Como dito acima, o Ksensors é um "front-end" ( ou interface) do lm-sensors. Este último não é gráfico, só pode ser chamado via terminal com o comando "sensors". É o Ksensors que permite que essa informação seja mostrada graficamente.

VB5


Agora, eu coloquei tudo para tocar o alrme, ou seja, cliquei em "Play Alarme sound" e coloquei para all(todos)! Será que fiz besteira?(rssss). No demais, a configuração está no padrão e não sei no que vai dar!
[ ]s,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #77 Online: 11 de Agosto de 2007, 22:10 »
Costumo deixar os alarmes sonoros apenas para o cooler, MB e CPU, se não qualquer coisa fica dando susto na gente, mas isso é pessoal... o que importa é se você agora tem esses indicadores na sua barra superior. Se sim, tudo bem...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #78 Online: 11 de Agosto de 2007, 22:28 »
Costumo deixar os alarmes sonoros apenas para o cooler, MB e CPU, se não qualquer coisa fica dando susto na gente, mas isso é pessoal... o que importa é se você agora tem esses indicadores na sua barra superior. Se sim, tudo bem...

VB5


Na barra superior, só está visível, um marcador digital indicando o número 33 em verde, mas não diz do que se trata. E seguindo o seu conselho, vou fazer o mesmo.

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #79 Online: 11 de Agosto de 2007, 23:05 »
Clique nesse número com o botão direito, entre em "Configure" e marque como "visible" na aba "Dock" os valores que você deseja que sejam mostrados na barra. Esse "33" provavelmente é a temperatura de sua CPU. 

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #80 Online: 11 de Agosto de 2007, 23:41 »
Para monitorar temperaturas e ventiladores:
- Instalar ( via Synaptic) o LM_SENSORS
- No terminal: sudo sensors-detect ( YES até o fim)
                 sudo sensors -s  ( p/ calibrar)
                Para ver as temperaturas:
                 sensors
Modo gráfico: instalar Ksensors ou Gkrellm.
VB5

Tem também o xsensors (sudo apt-get install xsensors), uma outra interface gráfica para o lm-sensors. Ele vai estar disponível no menu "Ferramentas do Sistema".
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #81 Online: 12 de Agosto de 2007, 00:28 »
Pessoal,

vendo o problema do nosso amigo Twelvetribes neste tópico, e lembrando-me de "n" máquinas que já vi fritarem por falta de manutenção, resolvi postar um pequeno texto sobre o básico da limpeza de micros; espero que possa ser de ajuda para os menos familiarizados com as "entranhas" de suas máquinas. Críticas, sugestões e acréscimos evidentemente são não só muito bem-vindas como necessárias para melhorar este pequeno começo:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23811.0.html

Abraço a todos,

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #82 Online: 12 de Agosto de 2007, 09:33 »
Estou envergonhado. Mas agora já sei qual a ordem para começar a desmontagem. Como você disse a fonte fica na frente do ventilador. Eu estava com medo de tirar e estragar, mas os passos que você demostrou me deram mais segurança nos meus aqui. Notei que você concorda que o cooler deve ser lubrificado.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #83 Online: 12 de Agosto de 2007, 09:49 »
Quando forem comprar um cooler novo, Vejam na embalagem se tem a palavra "sleeve" ou "sleeve bearing".

Deixem estes de lado. Comprem os que tiverem a inscrição "Ball Bearing" ou melhor ainda "Double Bearing ".

Principalmente se a intenção é o overclock.

Sleeve quer dizer que o cooler tem o eixo com embuchamento. Logo, pouca poeira já engrossa o lubrificante diminuindo a performance do cooler. Já ball bearing indica que o eixo do cooler é acoplado através de rolamentos, o que é muito mais seguro. Double bearing então...não deveria travar nunca. Mesmo com uma tonelada de pó.

Isto se aplica a todos os coolers de seu computador.

[],s

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #84 Online: 12 de Agosto de 2007, 11:16 »
Twelvetribes,
não vejo de que se envergonhar... ninguém nasce sabendo, e todos nós aqui aprendemos a duras penas o pouco que sabemos - nem queira saber quanta surra tomei dessas máquinas!...  ;D A idéia é essa: aprender e compartilhar o conhecimento; portanto, junte-se ao grupo e nunca hesite em perguntar - a única pergunta boba é a que não é feita.

No lado prático, siga a dica do fabiovalinhos: com uns poucos reais você já consegue algumas chaves de fenda básicas de boa qualidade, essenciais para mexer num micro. Depois você aumenta o arsenal...

Tota,
muito bem lembrado!... realmente coolers com mancais embuchados são mais baratos, mas muito inferiores e duram muito pouco. Sem dúvida vou acrescentar essa dica ao tópico, junto com as outras sobre o manual e a eletricidade estática ( como aqui é bem mais úmido, nem me lenbrei disso!). 

( ),

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #85 Online: 12 de Agosto de 2007, 11:40 »
Parabéns Tota e VB5 pelos posts abaixo! É confortante saber que existem muitas pessoas que gostam, como eu, de compartilhar conhecimentos! Tenho alguns vídeos de montagem e manutenção e gostaria de compartilhar com quem precisa. Como estarei em viagem daqui uns dias, deixarei para qdo chegar se Deus permitir.

Mas sempre falo aos amigos que sabem menos um pouco que eu. A máquina para não lhe dar trabalho, tem que possuir duas coisas de primeira linha, que são, ótimos coolers e bastante memória, além de equipamentos(hardwares) in-box e nada de paraguai xing-ling!

Um abraço em todos amigos que são pais e tenham seus pais ainda nesta nossa jornada aqui na terra!

Parabéns a todos e um ótimo domingo!

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #86 Online: 12 de Agosto de 2007, 11:54 »
Clique nesse número com o botão direito, entre em "Configure" e marque como "visible" na aba "Dock" os valores que você deseja que sejam mostrados na barra. Esse "33" provavelmente é a temperatura de sua CPU. 

VB5


Valeu muito, amigo! Abração e um ótimo domingo dos pais!

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #87 Online: 20 de Janeiro de 2008, 19:48 »
Acho que existe a necessidade de ressussitar este tópico pois notei que uma coisa preocupante: depois de ter feito todas as otimizações que encontrei pro Ubuntu neste fórum (com excessão daquelas que tem que compilar kernel), e de ter feito as otimizações pro Windows Vista, notei que ambos os SOs estão usando praticamente a mesma - e enorme - quantidade de recursos.
Vejam nos screenshots abaixo:

Ubuntu: 330 MB RAM usada.

Vista: 318 MB RAM usada.
Algumas observações pertinentes:
O Windows Vista está com o máximo de otimizações que não comprometem a usabilidade do sistema por mim, o que significa ter acesso a rede, atualizações de segurança e serviços básicos de impressão, mas sem a criação de thumbnails, sem temas, etc... Poderia ser um pouco mais otimizado mas comprometeria a usabilidade, estabilidade e segurança do sistema.
Já o Ubuntu, apesar das otimizações que fiz seguindo o que encontrei aqui no fórum, não dá para perceber nenhuma modificação de usabilidade.
Embora o Vista otimizado tenha ficado bem mais rápido que o Vista padrão, continua sendo bastante lento e pesado em relação ao Ubuntu. Se eu pudesse, usaria o Windows XP SP1, que é o que consigo otimizar mais, mas não estou afim de investir 400 reais num sistema que é uma mera curiosidade de hobbista pra mim.
Mas, com tudo isso, acho que o Ubuntu está consumindo memória demais, ambas as screenshots foram capturadas logo que a inicialização do sistema estava completa. Deve ser possível otimizar bem mais isso (o Windows XP SP1 usava uma fração disso depois de otimizado).
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #88 Online: 20 de Janeiro de 2008, 20:04 »
330??? Onde vc está vendo isso???

Instale o programa htop e seja feliz!!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #89 Online: 20 de Janeiro de 2008, 20:15 »
Usei o comando "free" no terminal.
Sei que o htop vai me permitir ver o que está rodando no computador, mas...?
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10