Estou começando este Depoimento pois meu pai que usa também esse mesmo computador que eu está me dando nos nervos e eu estou querendo mostrar para ele que o Kubuntu é tão bom quanto se não melhor que o Windows XP que ele mantém aos trancos e barrancos aqui no computador.
...
Por vezes não é preciso fazer absolutamente nada para convencer.
No meu circulo familiar e de amizades, eu sou o perito em TI. Por isso sou muitas vezes consultado sobre isto ou aquilo.
É muito frequente me virem perguntar como resolver este ou aquele problema. A maioria das vezes, tratam-se de problemas relacionados com as falhas de segurança do Windows: virus, troianos, programas que deixam de funcionar, spam, actualizar ou pagar licença software antivirus, necessidade de reinstalar windows a cada 3 ou 6 meses, etc
Nessas situações, o dialogo típico é este:
Eu - Bem, eu optei por uma solução não sujeita a esse tipo de problemas.
Ele/a - Sim? então que programa antivirus usas?
- Nenhum!
- Ahhh, como assim?
- Bem, eu uso linux.
- Ahh já ouvi falar. Mas isso é só para os experts!
- Não, não é.....
E por aí vai a explicação.
Normalmente não faço qualquer esforço para fazer alguém entender as vantagens do linux. É claro, eu também falo das desvantagens, mas para essas também há soluções caso a caso.
Antes de recomendar ou instalar no computador de alguem o Linux, faço um adequado levantamento das necessidades do utlizador. Quando alguém descobre que não pode utilizar um programa muito especifico (por exemplo, o AudoCad com licença adquirida) não é muito conveniente migrar. A reação poderá ser muito negativa e o utilizador sentir-se defraudado.
ac