Autor Tópico: Como aumentar o número de linhas exibidas no terminal.  (Lida 5262 vezes)

Offline Lauro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Como aumentar o número de linhas exibidas no terminal.
« Online: 06 de Setembro de 2007, 12:03 »
E aí galera blz?!
Eu gostaria de saber como eu faço para aumentar o número de linhas exibidas no terminal de comando! Geralmente quando o arquivo é grande, o terminal não exibe todo do conteúdo do arquivo, ou de um relatório, deixando-os "quebrados"!
Se algume puder me ajudar!

Obrigado!

Lauro.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 12:05 por Lauro »

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Como aumentar o número de linhas exibidas no terminal.
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2007, 12:33 »
Só aumentando a resolução, quanto maior a resolução do monitor, mais linhas poderão ser exibidas. Porém, se você já usa a resolução máxima do seu monitor, terá que recorrer a alguns softwares bem bacanas. Por exemplo se temos um arquivo de texto com nome "texto.txt" e ele é grande poderá fazer o seguinte:

Se quiser rolar para baixo o texto, é só digitar
Código: [Selecionar]
cat texto.txt | moresó que o "more" só consegue rolar o texto para baixo com o ENTER (para sair do texto é só apertar o 'q').

Se quiser rolar para cima e para baixo digite:
Código: [Selecionar]
cat texto.txt | lesso "less" é uma paródia que fizeram com o "more". Poderá rolar para cima e para baixo com as setas.

Se quiser só quiser ver as 20 linhas finais do arquivo é só digitar:
Código: [Selecionar]
tail -n 20 texto.txte para ver as 20 linhas iniciais:
Código: [Selecionar]
head -n 20 texto.txt
Para saber mais comandos sugiro você ler esse guia: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/TWikiBar/TWikiBarPapo001

Offline Lauro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Como aumentar o número de linhas exibidas no terminal.
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2007, 13:11 »
Eu estou com um programa que gera um relatório que só é exibido no terminal, no formato html ou xml, e não tem como salvar ou exportar esse relatório para ou outro programa. O relatório é grande de mais para ser exibido no terminal; fica faltando um pedaço para ser exibido. Isso já me aconteceu em outras situações.
Eu já estou com a resolução máxima do meu monitor. 1280X1024.

alarcon

  • Visitante
Re: Como aumentar o número de linhas exibidas no terminal.
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2007, 19:51 »
Eu estou com um programa que gera um relatório que só é exibido no terminal, no formato html ou xml, e não tem como salvar ou exportar esse relatório para ou outro programa. O relatório é grande de mais para ser exibido no terminal; fica faltando um pedaço para ser exibido. Isso já me aconteceu em outras situações.
Eu já estou com a resolução máxima do meu monitor. 1280X1024.

Este programa que gera um relatório por um acaso é executado no terminal?

Se for tente isso:

comando | col -b > arquivo.txt

Ele irá copiar toda a saída do comando para um arquivo .txt ou qualquer outra extensão que você escolha, mantendo a formatação e as quebras de linha. Se quiser imprimir, use comando | col -b | lpr, onde lpr é o utilitário que se encarrega de enviar os dados para a impressora.

Para testar faça:

man apt-get | col -b > teste.txt

e depois abra o arquivo de texto chamado de teste no seu editor preferido.