Autor Tópico: Kalango de volta  (Lida 5397 vezes)

Piras

  • Visitante
Kalango de volta
« Online: 25 de Julho de 2007, 17:36 »
Nesta semana recebi uma mensagem informando que a distribuição brasileira Kalango está de volta. Não que o projeto tivesse sido fechado, mas o desenvolvimento havia sido estancado após o lançamento da última versão.

Quem usou o Kalango, como é o meu caso, sabe muito bem do que são capazes os desenvolvedores desta distro.

Infelizmente, não acredito que exista hoje muito espaço para o projeto no Brasil. De fato, se nos seus aspectos básicos - como base de desenvolvimento (Kubuntu), ambiente gráfico padrão (KDE) e vantagens adicionais (ferramentas próprias de configuração, com origem no Kurumin) - o Kalango se equipara ao BIG Linux, é inegável que esta última alcançou um padrão de qualidade e uma confiabilidade que torna muito difícil a coabitação com o Kalango. Na verdade, ambas as distros estão disputando um mesmo nicho, quando poderiam muito bem unir esforços.

No entanto, um tópico com esta proposta, de fusão entre Kalango e BIG Linux, apoiada por vários usuários, foi secamente trancado, sem que os desenvolvedores aceitassem considerar a idéia. Lamento muito, pois desenvolvedores de talento e experientes poderiam conseguir um belo resultado unindo esforços.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Kalango de volta
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2007, 20:03 »
Citar
Quem usou o Kalango, como é o meu caso, sabe muito bem do que são capazes os desenvolvedores desta distro.

Ñ cheguei a usar, mas uma vez a baixei e gostei.

Uma boa notícia sim
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Kalango de volta
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2007, 22:20 »
Citar
Citar
Quem usou o Kalango, como é o meu caso, sabe muito bem do que são capazes os desenvolvedores desta distro.

Ñ cheguei a usar, mas uma vez a baixei e gostei.

Uma boa notícia sim


Pessoal,

sou obrigado a discordar de vocês. Sinceramente não acho que seja uma boa notícia.

Eu penso que mais uma distro nos parâmetros do kurumin/BIG Linux/resulinux, só tende a dispersar os usuários linux brasileiros, que poderiam formar uma enorme comunidade/fórum para se ajudar.

Acho, sinceramente, que uma distro como o kalango nada tem a acrescentar, e acaba fragmentando o suporte comunitário nacional, com um fórum jogado as moscas.   

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Kalango de volta
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2007, 12:26 »
No entanto, um tópico com esta proposta, de fusão entre Kalango e BIG Linux, apoiada por vários usuários, foi secamente trancado, sem que os desenvolvedores aceitassem considerar a idéia. Lamento muito, pois desenvolvedores de talento e experientes poderiam conseguir um belo resultado unindo esforços.

Antes de lançar o BIG Linux, o Bruno procurou o pessoal de outras distros para juntar esforços (inclusive Kalango). Mas como desconsideraram a idéia dele, ele fez o BIG Linux, que está sendo um sucesso (aguardem a versão 4.0 que deve sair em agosto). É uma distro que já superou a muito tempo o Kurumin, na minha opinião.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline carloshn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Kalango de volta
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2007, 12:40 »
nunca gostei do kalango linux :o eu gosto mais do ubuntu 7.04 porque é bom
carloshn

Piras

  • Visitante
Re: Kalango de volta
« Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2007, 15:58 »
No entanto, um tópico com esta proposta, de fusão entre Kalango e BIG Linux, apoiada por vários usuários, foi secamente trancado, sem que os desenvolvedores aceitassem considerar a idéia. Lamento muito, pois desenvolvedores de talento e experientes poderiam conseguir um belo resultado unindo esforços.

Antes de lançar o BIG Linux, o Bruno procurou o pessoal de outras distros para juntar esforços (inclusive Kalango). Mas como desconsideraram a idéia dele, ele fez o BIG Linux, que está sendo um sucesso (aguardem a versão 4.0 que deve sair em agosto). É uma distro que já superou a muito tempo o Kurumin, na minha opinião.

Caro Samuel,

Agradeço pela sua informação e lamento muito pelo ocorrido. Acho que o elemento mais negligenciado no desenvolvimento de distribuições Linux no Brasil é exatamente a comunidade. Sem comunidades fortes é muito difícil manter ou fazer evoluir um projeto tão complexo como um sistema operacional para desktop.

No entanto, não vejo em quase nenhum projeto Linux no Brasil esta preocupação de agregar novos desenvolvedores, compartilhar poder e manter um fórum ativo, onde os usuários sem ouvidos e bem tratados. Não me admira que exista tanta dificuldade em obter contribuições, inclusive, de ordem financeira. Sem comunidade forte ou uma empresa apoiando o projeto, é quase inviável manter uma boa distribuição Linux. Se as pessoas não se conscientizarem disso, nossos projetos serão sempre chuvas de verão: mal começou, acaba.
« Última modificação: 27 de Julho de 2007, 16:14 por Piras »

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Kalango de volta
« Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2007, 16:12 »
No entanto, um tópico com esta proposta, de fusão entre Kalango e BIG Linux, apoiada por vários usuários, foi secamente trancado, sem que os desenvolvedores aceitassem considerar a idéia. Lamento muito, pois desenvolvedores de talento e experientes poderiam conseguir um belo resultado unindo esforços.

Antes de lançar o BIG Linux, o Bruno procurou o pessoal de outras distros para juntar esforços (inclusive Kalango). Mas como desconsideraram a idéia dele, ele fez o BIG Linux, que está sendo um sucesso (aguardem a versão 4.0 que deve sair em agosto). É uma distro que já superou a muito tempo o Kurumin, na minha opinião.

Caso Samuel,

Agradeço pela sua informação e lamento muito pelo ocorrido. Acho que o elemento mais negligenciado no desenvolvimento de distribuições Linux no Brasil é exatamente a comunidade. Sem comunidades fortes é muito difícil manter ou fazer evoluir um projeto tão complexo como um sistema operacional para desktop.

No entanto, não vejo em quase nenhum projeto Linux no Brasil esta preocupação de agregar novos desenvolvedores, compartilhar poder e manter um fórum ativo, onde os usuários sem ouvidos e bem tratados. Não me admira que exista tanta dificuldade em obter contribuições, inclusive, de ordem financeira. Sem comunidade forte ou uma empresa apoiando o projeto, é quase inviável manter uma boa distribuição Linux. Se as pessoas não se conscientizarem disso, nossos projetos serão sempre chuvas de verão: mal começou, acaba.

Concordo com você. Eu mesmo já conversei com o Bruno falando se ele não queria profissionalizar o BIG Linux (até inventei a idéia de montarmos uma empresa...rsrs). Mas ele disse que não. Se bem que ultimamente ele está sendo muito chamado para dar palestras. Acho que ele vai manter o projeto assim como o Morimoto, através de palestras e coisas assim.

Outra iniciativa dele foi de ter colocado outros moderadores no lugar dele (sendo que desses o que mais atua sou eu, pode ver que sempre to respondendo pergunta la...rsrs). Assim ele não perde tempo respondendo dúvida e investe mais no desenvolvimento. Para desenvolvimento relacionado ao design, temos ajuda do lunimare, mas outros desenvolvedores ajudam o bruno (se bem que para mim são ocultos). E ele sempre vê as opiniões que o pessoal deixa no fórum, ainda mais que eu sempre falo pra ele dar uma olhada.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Kalango de volta
« Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2007, 15:33 »
O interessante é que pesquisando o kalango pela Distrowatch, é mostrado o seguinte:
Status -> This distribution has been discontinued.
http://distrowatch.com/table.php?distribution=kalango
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Kalango de volta
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2007, 16:36 »
O interessante é que pesquisando o kalango pela Distrowatch, é mostrado o seguinte:
Status -> This distribution has been discontinued.
http://distrowatch.com/table.php?distribution=kalango

Se ela ressurgir e lançar uma nova versão, com certeza o status dela no Distrowatch mudará.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Kalango de volta
« Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2007, 16:45 »

Esse tipo de distro serve apenas pra autopromover seus criadores.

Espero que não volte.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Kalango de volta
« Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2007, 16:48 »
uma vez mais ou menos um mes atras havia lido numa especie de blog do desenvolvidor que ele vai voltar com o nome de Magic OS !

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Kalango de volta
« Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2007, 17:00 »
aqui ta o link: http://www.kalangolinux.org/index.htm

ja tava achando que tinha tido uma especie de "sonho" lendo isso!