Linux: Facilidades no uso ou documentação de fácil acesso e uso?

Iniciado por CGaldino, 25 de Julho de 2007, 16:00

tópico anterior - próximo tópico

CGaldino

Hoje ao configurar o Dreamlinux 2.2 num celeron arcaico na casa de minha namorada (Leiga de tudo de informatica) e ao explicar a ela e as irmãs quetões básicas quanto ao uso do sistema. Percebi que muitas coisas elas entenderam sem achar nada complexo e olha que não usei analogias com o windows, atuo na filosofia linux pelo linux... Então pensei, basta ensinar que o uso fica mais fácil ou menos complexo! Assim me indaguei:
"Será que o ponto deve ser: o Linux deve ser mais acessível ao usuário desktop ou se ao contrário deveriamos fornecer material didático e documentação de fácil acesso? Obviamente que as duas perguntas não se excluem multuamente sendo possível que o desenvolvimento de ambos os lados favoreceriam a chegada de sistemas Linux em vários desktops por ai. "

Claro que é possível achar  muita coisa pela net, muita coisa boa mas muita coisa que não ajuda muito. Por exemplo, acredito que falte material introdutório a la os que são fornecidos por esses cursos de informática (informática = windows) que atinja o público "analfabeto" de informática que não sabe o que significa formatar, mas uas o computador para navegar, escutar um som...

Comecei um trabalho neste sentido filosofia Linux pelo linux com foco no usuário leigo, assim que ficar pronto apresento pra vocês inclusive se alguém interessar em ajudar é só contatar. Obviamente que deve demorar devido ao tempo que me escapa por entre os dedos. Ao mesmo tempo se isso for bobagem ou mesmo se já existem projetos assim  estou apto a colaborar, pois também acho que é melhor engrossar um bom projeto ao lançar uma iniciativa nada inovadora!

ABS.

@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

s4suk3

Depende, eu acho que essa "documentação" que você está se referindo é mais válida no contato pessoal, no "clica aqui, depois clica ali" =p
Para o usuário leigo que está se virando sozinho é melhor evitar que ele tenha que fazer as coisas do modo mais difícil ;p
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com