Autor Tópico: Antivirus prático no Ubuntu  (Lida 35831 vezes)

boi

  • Visitante
Re: Antivirus prático no Ubuntu
« Resposta #30 Online: 01 de Agosto de 2007, 11:05 »
Pessoal, mais atenção:

Citar
W32/Bi.A is a proof of concept virus

Dêem uma pesquisada sobre o que é "proof of concept".

alarcon

  • Visitante
Re: Antivirus prático no Ubuntu
« Resposta #31 Online: 01 de Agosto de 2007, 11:12 »
Pessoal, mais atenção:

Citar
W32/Bi.A is a proof of concept virus

Dêem uma pesquisada sobre o que é "proof of concept".

Boi, acho que foi você que não entendeu, o que quis mostrar é que o antivírus detecta sim vírus para linux também, não interessa se ele é apenas conceitual ou não. Sei que muitos vírus existentes para linux são apenas vírus de laboratório (conceitual) e que nunca vão ser disseminados e que para um usuário linux pegar vírus ele tem de querer muito isso.

Como disse aqui em outro tópico que escrevi sobre vírus, Antivirus para linux não precisa,mas... , não há necessidade de usar antivírus para linux, a não ser para varrer o que vai enviar anexado para máquinas windows.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2007, 11:15 por alarcon »

boi

  • Visitante
Re: Antivirus prático no Ubuntu
« Resposta #32 Online: 01 de Agosto de 2007, 11:25 »
Boi, acho que foi você que não entendeu, o que quis mostrar é que o antivírus detecta sim vírus para linux também, não interessa se ele é apenas conceitual ou não. Sei que muitos vírus existentes para linux são apenas vírus de laboratório (conceitual) e que nunca vão ser disseminados e que para um usuário linux pegar vírus ele tem de querer muito isso.

Como disse aqui em outro tópico que escrevi sobre vírus, Antivirus para linux não precisa,mas... , não há necessidade de usar antivírus para linux, a não ser para varrer o que vai enviar anexado para máquinas windows.
Bom, então, minhas desculpas! Isso é o que dá pegar os tópicos andando e não ler todos os posts  :P

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Antivirus prático no Ubuntu
« Resposta #33 Online: 01 de Agosto de 2007, 11:49 »
isso acontece, amigo boi.

quem tenta ajudar e contribuir sempre está sujeito a isso  ;) vc nao é o primeiro nem o ultimo, eu já até dupliquei topico aqui, tentando ajudar, mas vlw a observação. eu msmo nao tinha reparado que era conceitual  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

alarcon

  • Visitante
Re: Antivirus prático no Ubuntu
« Resposta #34 Online: 01 de Agosto de 2007, 12:44 »
Bom, então, minhas desculpas! Isso é o que dá pegar os tópicos andando e não ler todos os posts  :P

Como o nobre colega Eunir Augusto falou, não há do que se desculpar. Talvez não tenha ficado explicito aqui o que quis dizer ou o que nós discutimos neste tópico, então sua observação acaba tornando mais evidente o que queremos dizer.

O que quero informar é que não há necessidade real de se usar um antivírus para linux. A única utilidade do mesmo é fazer a sua parte no que diz respeito a não disseminar vírus "for windows" para outros usuários no qual você mantém contato via e-mail, por exemplo, e passa ou repassa arquivos anexados.

Para aqueles usuários que poderm estar dizendo agora assim: "Poxa me falaram que não existia vírus ou que o linux não pega vírus e agora só o que vejo aqui no fórum são tópicos falando de vírus", digo que fiquem tranquilos que no linux, como disse antes, o usuário tem de querer muito, mais muito mesmo pegar um vírus e mesmo assim seu estrago será mínimo no seu sistema, devido a política de permissões e etc do linux.

Só para finalizar este suposto vírus que colei aqui foi só uma amostra dos vários, independentemente do sistema operacional, que existem no banco de dados do AntiVir, portanto não sei informar se lá só existem vírus conceituais quando se trata do sistema operacional linux.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Antivirus prático no Ubuntu
« Resposta #35 Online: 01 de Agosto de 2007, 14:15 »

O que quero informar é que não há necessidade real de se usar um antivírus para linux. A única utilidade do mesmo é fazer a sua parte no que diz respeito a não disseminar vírus "for windows" para outros usuários no qual você mantém contato via e-mail, por exemplo, e passa ou repassa arquivos anexados.


esse é o intuito do topico  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline klodslinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Antivirus prático no Ubuntu
« Resposta #36 Online: 04 de Junho de 2009, 22:29 »
Pc com linux não pega virus, certo?
Mas há outros motivos pra se instalar um antivirus for linux:
http://linuxnanet.com/2009/04/avast-antivirus-para-linux.html

Offline advi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Antivirus prático no Ubuntu
« Resposta #37 Online: 05 de Junho de 2009, 12:01 »
Excelente dica. Não sabia que tinha Avast para Linux.

Tem o AVG 8.5, mas só com comando de linha é chatooo.
Ezcreve herrado é coiza de quem uza o IE6. Eu uso Firefox com dicionário de português! 8)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Antivirus prático no Ubuntu
« Resposta #38 Online: 12 de Julho de 2009, 12:24 »
Pc com linux não pega virus, certo?
Mas há outros motivos pra se instalar um antivirus for linux:
http://linuxnanet.com/2009/04/avast-antivirus-para-linux.html


Que pena que esse link não funciona mais, pois me deixou um pouco curioso.  :-\

Eu sei que o tópico é antigo, mas como continua sendo fonte de informações para muita gente, resolvi lembrar que uma boa forma de saber a eficácia de um antivirus no Windows é procurar quem realmente entende do assunto. E, pelo que sei, quem tem o maior acervo de malwares atualmente no mundo é o Av Comparatives, fica ai a dica:
http://www.av-comparatives.org/comparativesreviews/main-tests

Já que a verdadeira preocupação de quem usa Linux é não contaminar usuários do Janelas, então não custa nada dar uma conferida em qual antivirus tem uma melhor performance nesse outro SO.

Existem duas opções nesse site: Retrospective/Proactive Test e On-demand Comparative.
O ideal é ver as duas, sendo que a primeira deixa muita gente assustada com tanta diferença nos resultados.
Ótima para defensores do AVG e Avast!!!  :o

Caso queiram entender um pouco melhor o que significa cada uma das opções:
Citar
O AV-Comparatives é um site totalmente independente de comparação de programas antivírus, isso significa dizer que ele não recebe nenhuma doação de qualquer produtor de software antivírus. As suas comparações são totalmente imparciais o que resulta num teste muito confiável, além disso têm o maior acervo de Malwares do mundo hoje com cerca de 3.000.000 (três milhões) de Malwares, dentre eles Vírus, Spywares, Adwares, Trojans, Scripts, Worms, Backdoors e etc… Por isso é o melhor site sobre testes de antivírus do mundo atualmente.

Existem dois tipos de teste um On-demand, que é a análise dos produtos com o banco de dados de vírus atualizado e mais recente (serve para testar a capacidade de detecção dos antívirus aos Malwares já descobertos e conhecidos) e o teste Retrospective/Proactive, que é a análise dos produtos com o banco de dados de vírus desatualizado em 1 mês (serve para testar a capacidade de detecção dos antívirus aos Malwares descobertos após o lançamento das vacinas, ou seja não existentes no banco de dados de vírus dos produtos testados, esse método se chama Análise Heurística ou Análise de comportamento).

Fonte: http://www.problogando.net/av-comparatives-teste-de-programas-antivirus-fevereiro-de-2009/

« Última modificação: 12 de Julho de 2009, 13:48 por rcn »

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Antivirus prático no Ubuntu
« Resposta #39 Online: 12 de Julho de 2009, 12:40 »
Eu tava querendo saber se existe algum teste com o clamav.


Procurei é não achei nada pelo jeito o clamav não tem tanta reputação.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Antivirus prático no Ubuntu
« Resposta #40 Online: 12 de Julho de 2009, 14:20 »
Eu tava querendo saber se existe algum teste com o clamav.

Procurei e não achei nada pelo jeito o clamav não tem tanta reputação.

Pois é, eu também não achei.
Se bem que você me fez dar uma verificada melhor na lista dos antivírus dessa análise e não achei outros que são bem conhecidos: Panda, Trend Micro e Comodo!!  :o

Eles já foram avaliados em outras edições, mas não sei se o ClamAV já foi também.
Caso tenha curiosidade de conferir, o link é esse:
http://www.av-comparatives.org/comparativesreviews/main-tests/archive

Offline diorleip

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
    • Full Downloads
Re: Antivirus prático no Ubuntu
« Resposta #41 Online: 17 de Julho de 2009, 21:44 »
Boa dica mas eu sinceramente vou continuar sem nenhum anti-virus :)

concordo

Offline Nightlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 353
    • Ver perfil
Re: Antivirus prático no Ubuntu
« Resposta #42 Online: 22 de Julho de 2009, 16:06 »
Olá!
O tópico e as informações são um pouco antigos e não consegui uma resposta satisfatória. Minha preocupação é não infectar usuários do Windows e gostaria de saber qual antivírus é fácil de mexer, leve e eficaz.
Obrigado.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Antivirus prático no Ubuntu
« Resposta #43 Online: 23 de Julho de 2009, 00:16 »
Existem varios ggui o avast pode ser recomendado por ser em português o avira e em inglês mais segundo testes da av-comparatives tem boa detecção é tem o clamav que e pela linha de comando mais é possivel por uma interface com o clamtk.


O clamtk não sei dizer se é em português.


Tem o avg e varios.


O clamav e open source e totalmete gratuito.

Offline rodpaulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • InforPaulo
Re: Antivirus prático no Ubuntu
« Resposta #44 Online: 30 de Julho de 2009, 10:35 »
Eu uso o Avast para linux, agora é só baixar, clicar, instalar e usar.

O e-mail da empresa é redirecionado para uma conta Gmail, que dá conta do recado no que toca a propagar virus por e-mail.

Uso o Avast no Linux só para limpar arquivos de HDs com windows que monto na máquina.

Para mim ficou simples e prático.

Abs