Autor Tópico: Tutorial | vivo zap™ e vivo Flash™ no Ubuntu passo-a-passo  (Lida 130039 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: VIVO ZAP no Ubuntu
« Resposta #15 Online: 10 de Setembro de 2007, 14:59 »
Sim MDantas, o meu é normal, uso o KPPP como eu indiquei no meu Tuto, primeiro instalando o kubuntu, depois eu instalo o ubuntu-desktop, e continuo usando o KPPP que nunca me deixa na mão. Pois parece que o módulo carregado no kernel nativo do Kubuntu parece estável pro nosso tipo de conexão, já o PPP do kernel nativo do ubuntu que usa por padrão o GNOME, parece não ser muito compatível. Mesmo eu usando o Ubuntu com GNOME, ainda tenho acesso aos caminhos do kernel original, estrutura de arquivos etc do Kubuntu, e seus programas também, mas com a vantagem de usar o Ubuntu com GNOME, ou seja, eu uso o Ubuntu original com o GNOME, só que com todos os serviços do Kubuntu. Recomendo que faça o meu Tuto. Demora um pouco, mas é mais provável que não tenha dores de cabeça com a conexão, visto que a minha conexão é melhor no Linux, pois formatei usando o sistema de arquivos reiserfs e uso as dicas do clcampos pra acelerar a minha conexão usando o Firefox (a taxa de download continua a mesma, mas a conexão fica mais rápida).

Repare que, tanto no Ruindow$ como no Linux, a conexão cai de vez em quando por se tratar de conexão à rádio e sofrer interferências. Mas o seu problema não é normal, eu acho (veja bem, não tenho certesa) que o módulo, no seu caso, não está sendo carregado correntamente, ou não faz as conexões certas, não sei dizer o por que, por isso fiz esse Tuto, foi a alternativa que encontrei para ter a net normalmente no meu Ubuntu, e estou muito feliz do jeito que está.

Recomendo altamente fazer o meu Tuto, fora a conexão cair de vez em quando, o que é normal tanto no Ruindow$ quanto no Linux, como falei acima por se tratar de copnexão à rádio, eu vivo feliz ;D

Cretito que seja um problema com o GNOME e a forma com que ele carrega esses módulos no kernel, pois já testei muitas distros e todas com KDE o VIVO ZAP funciona normalmente.

Abraço e até mais.



Edit:

Galera, finalmente consegui um modo muito mais fácil de fazer funcionar o vivo Zap no Ubuntu com ambiente GNOME, confiram na minha primeira mensagem deste tópico o update ;)

Abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2007, 20:49 por kErNeL_sCrIpT »

Offline overcode

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: vivo Zap no Ubuntu [Atualizado]
« Resposta #16 Online: 25 de Dezembro de 2007, 11:43 »
Olá Pessoal, estou tentando a mesma coisa, mas o meu problema é que não posso usar o kpp, estou usando o ubuntu server 7.04, em modo texto... tentei configurar o pppconfig, wvdial, tudo mas nada funcionaou ainda? alguém conseguiu colocar ele pra rodar no modo texto?

[]'s
------------------------------------------------
  Marco Antonio Barbosa Marques
  Técnico em Hardware/Software
        Linux User n°278692
------------------------------------------------

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo Zap no Ubuntu [Atualizado]
« Resposta #17 Online: 07 de Janeiro de 2008, 16:41 »
Galera, achei um jeito de minimizar o chato processo de reconectar o vivo zap™ após cair a conexão, utilizando um script da pra deixar tudo mais tranquilo, fácil, intuitivo e prático, confiram na primeira mensagem deste tópico.

Offline anjospaulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: vivo Zap no Linux Mint e Ubuntu
« Resposta #18 Online: 16 de Janeiro de 2008, 17:00 »
ola amigo, alguem sabe me  informar onde eu posso conseguir os pacotes do KPPP que estáo postados no tutorial para a versao 64bits pois tenho que baixalos pelo win$ pois ainda nao conseguir configurar minha conexao vivo zap no linux.

se alguem souber eu agradeco

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo Zap no Linux Mint e Ubuntu
« Resposta #19 Online: 16 de Janeiro de 2008, 18:19 »
ola amigo, alguem sabe me  informar onde eu posso conseguir os pacotes do KPPP que estáo postados no tutorial para a versao 64bits pois tenho que baixalos pelo win$ pois ainda nao conseguir configurar minha conexao vivo zap no linux.

se alguem souber eu agradeco

Olá anjospaulo, esses pacotes do Ubuntu servem tando para 32 quanto para 64 Bits, como você pode ver aqui nas descrições do Ubuntu Packages:

http://packages.ubuntu.com/cgi-bin/search_packages.pl?keywords=kppp&searchon=names&subword=1&version=feisty&release=all

Citar
Package kppp
feisty (net): modem dialer and ppp frontend for KDE
4:3.5.6-0ubuntu9: amd64 i386 powerpc


http://packages.ubuntu.com/cgi-bin/search_packages.pl?keywords=kppp&searchon=names&subword=1&version=gutsy&release=all

Citar
Package kppp
gutsy (net): modem dialer and ppp frontend for KDE
4:3.5.8-0ubuntu2: amd64 i386 powerpc
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2008, 18:22 por kErNeL_sCrIpT »

Offline anjospaulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: vivo Zap no Linux Mint e Ubuntu
« Resposta #20 Online: 16 de Janeiro de 2008, 19:17 »
muito obrigado pela atencao, mas eu jah consegui fazer minha conexao sem usar o kppp, usei apenas as configuracoes de rede do ubuntu gutsy.

mas eu segui as dicas do seu tutoria e li as postagens e links que se seguiram.

procedimento:

eu digitei:

#sudo lsusb

e dentre os meus dispositivos usb apareceu o meu modem:

#Bus 004 Device 002: ID 0eab:c893

Obs: O meu modem é um S893v. mas apareceu c893, o que não interfere em nada.

entao eu  digitei:

# modprobe usbserial vendor=0xeab product=0xc893

e para ele inciciar no boot digitei tambem:

# echo "usbserial vendor=0xeab product=0xc893"  /etc/modules

que retornou:

#usbserial vendor=0xeab product=0xc893 /etc/modules

pronto, com isso o modem jáh está instalado, se quiser conferir pode digitar:

#lsmod

e se constar na lista o "usbserial" é pq até agora deu tudo certo.
 
Feito isso pode dar adeus as linhas de comando o resto foi feito na interface grafica.

É só ir em Sistema>Administração>Rede nessa hora pode aparecer uma janela pedindo que voce digite a senha de administrador.

abrirá uma janela chamada configuraçoes de rede vc clica na opcao conexao por modem com o botao direito do mouse e clica em propriedade (acho que e a unica opcao) marcar a opcao habilitar essa conexao, e preencher os seguintes dados:

na aba geral:
Numero do telefone: #777
Nome de usuario: ddd+numero@vivozap.com.br (ex: 7999999999@vivozap.com.br)

na aba modem:
Porta do modem: /dev/ttyUSB0 (nesse caso é preciso que voce digite pois esse modem nao esta na lista padráo de opçoes).

na aba opcoes:
marque as tres!

o resto dos dados eu nao alterei.
dei OK e marquei o quadradinho ao lado da opcao conexao com modem.
fechei a janela e abri o firefox e jah estava conectado e a todo vapor!!!

eu agradeco ao usuário kErNeL_sCrIpT que fez esse post e ao rodrigo que fez esse tutorial http://mult.isx.com.br/2006/11/16/vivo-zap-no-linux/

eu fiz esse detalhamento todo pra ajudar pessoas que nem eu q passou um tempao pra conseguir fazer uma coisa boba dessas.











Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: vivo Zap no Linux Mint e Ubuntu
« Resposta #21 Online: 16 de Janeiro de 2008, 23:29 »
Eu bem que queria usar o Vivo Zap (ou Flash??), mas não acho em lugar nenhum!!!

Qual é a média de velocidade dos seus downloads?

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo Zap no Linux Mint e Ubuntu
« Resposta #22 Online: 16 de Janeiro de 2008, 23:29 »
Que bom que funcionou assim pra você anjospaulo :)
Comigo não funciona desta forma, eu preciso informar senha, mas mesmo assim não funciona. Mas pode funcionar para outras pessoas. Então gostaria de postar a sua dica na primeira mensagem deste tópico, posso?

Offline zgurgel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: vivo Zap no Linux Mint e Ubuntu
« Resposta #23 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 15:28 »

Caríssimos,

particularmente, não me resta dúvida que tal método "funciona", pelo menos no que diz respeito a efetuar a conexão e permitir a navegação. Entretanto, gostaria de fazer algumas ressalvas.
 
Eu mesmo utilizo essa forma de conexão já faz quase 1 ano e meio no Ubuntu x86 do meu notebook antigo. O que tenho observado, entretanto, é que a velocidade de conexão nunca foi igual a velocidade atingida pelo $Windows. E isso é algo que tenho observado diversas vezes, em muitos dias... ou seja, de uma forma geral, a velocidade atingida pelo Ubuntu, usando o modulo USBSERIAL no Vivozap(no meu caso usando o modem Aiko76E) é cerca de metade da velocidade do Windows. 

Bem, no meu outro notebook, que usa o Ubuntu64,  tenho observado também, a mesma queda de velocidade. Entretanto, apesar de ser um notebook mais moderno(Table PC - HP TX1215), a conexão tem se mostrado bem mais instável, durando cerca de 10 minutos, mesmo tendo sinal máximo na rede. E certamente, o problema não há de ser da ERB, ou interferência, uma vez que chego a ficar semanas, meses, conectado no Windows, sem nunca cair o sinal!

Tenho lido em alguns posts internacionais pessoas comentando que o USBSERIAL, apesar da evolução nos últimos kernels, ainda não é o módulo mais indicado para conexões de alta velocidade. Algumas pessoas indicam o Airprime, que já vem ativado no Gutsy, como o modulo indicado tanto para HSDPA, quanto no EVDO. O problema é só ter que ter que colocar as configurações do Device(Modem) no airprime.c, e recompilá-lo, recompilar ou o Kernel, ou, apenas compilar o driver. Provavelmente, isso deve melhorar não só a conexão como evitar quedas constantes.  Bem, a titulo de ilustração coloco aqui alguns poucos dos diversos posts que li:

http://samat.org/weblog/20070127-high-speed-cellular-wireless-modems-in-ubuntu-linux-6-10.html


http://lkml.org/lkml/2006/6/30/7

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=517591


Bem, acredito que essa talvez seja a forma mais indicada. Apesar de quase todos os manuais, tutorials, e etc, indicarem o modulo usbserial. Como se pode ver, a própria Sprint usa em seu manual(http://www4.sprint.com/pcsbusiness/downloads/Sprint_Mobile_Broadband_Setup_Guide.pdf), o módulo usbserial.

Ainda não testei o airprime. Por questões diversas, entre as quais, no momento, como estou viajando, estou numa região que não é atendida pelo VIVOZAP, portanto, não posso fazer o fatídico teste.

Entretanto, quero deixar aqui a "semente", pros curiosos, e praqueles que não estão satisfeitos com o usbserial e que querem tentar algo diferente!





Offline zgurgel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: vivo Zap no Linux Mint e Ubuntu
« Resposta #24 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 20:34 »
Amigos,

seguindo a dica do meu post anterior, entrei na área de cobertura da Vivo e fui experimentar a conexão trocando o módulo usbserial pelo módulo airprime.

O procedimento que utilizei foi bastante semelhante ao procedimento descrito neste post:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=461991

As únicas adaptações que precisei fazer foi no caso da versão, que no meu caso, não era a 2.6.17, e sim, a 2.6.22.

Removi, obviamente,  a linha no /etc/modules que carregava o usbserial.

Outra coisa que precisei fazer foi baixar o linux-source-2.6.22, baixei via synaptic mesmo, quem quiser baixe via apt-get ou via Git, baixei  pra poder editar o airprime.c e compilar.

Outra modificação foi no arquivo airprime.c, que no caso,   tive que pôr a configuração do meu modem que é vendor=0x19d2 e product=0xfffe, daí a linha acabou ficando assim:

{ USB_DEVICE(0x19d2, 0xfffe) }, /* AIKO 76E - ZTE QUALCOMM INCORPORATED */

Bem, como resultado, OBTIVE AS SEGUINTES VANTAGENS:

1) Finalmente estou conectado na velocidade real do VIVOZAP, a mesma velocidade que obtenho quando utilizado o $Windows$.  :D

2) Minha conexão não cai mais!!!  :D

3) Não preciso mais ficar desplugando o MODEM depois de desconectar! Você pode mandar CONECTAR e DESCONECTAR quantas vezes quiser, sem ter que ficar desplugando o modem da porta USB. Também não preciso criar scripts adicionais para evitar isso!!  (Isso pra mim é uma super vantagem, ficar desplugando e plugando pode acabar danificando o periférico ou a porta.)
   :D

Perdoem-me por não fazer nenhum tutorial detalhado, pois meu final de semana foi atribulado com trabalhos, viagens, etc.  :o
Minha função aqui era apenas deixar a dica e contribuir de alguma forma para a comunidade.  ::)

Bem, fica aqui a dica pra quem quiser migrar do usbserial para o airprime, certamente, não vai se arrepender!!  ;)
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2008, 21:01 por zgurgel »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo Zap no Linux Mint e Ubuntu
« Resposta #25 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 13:43 »
Olá zgurgel, muito obrigado por compartilhar esta excelente dica conosco :)
Eu pessoalmente não tenho problema quanto a velocidade, mas cai que é uma beleza :P Isso tanto no Windows™©® quando no Linux, mas no Linux, em geral funciona melhor. Mas essa dica é muito boa, vou testar quando eu tiver tempo.



Editado

Eu tentei fazer funcionar com esse airprime, mas não consegui, eu compilei como tava no tutorial, mas e agora? Como carrego o módulo?

E como eu coloco o meu modem aqui?:
Citar
/*
 * AirPrime CDMA Wireless Serial USB driver
 *
 * Copyright (C) 2005-2006 Greg Kroah-Hartman <gregkh@suse.de>
 *
 *   This program is free software; you can redistribute it and/or
 *   modify it under the terms of the GNU General Public License version
 *   2 as published by the Free Software Foundation.
 */

#include <linux/kernel.h>
#include <linux/init.h>
#include <linux/tty.h>
#include <linux/tty_flip.h>
#include <linux/module.h>
#include <linux/usb.h>
#include <linux/usb/serial.h>

static struct usb_device_id id_table [] = {
   { USB_DEVICE(0x0c88, 0x17da) }, /* Kyocera Wireless KPC650/Passport */
   { USB_DEVICE(0x1410, 0x1110) }, /* Novatel Wireless Merlin CDMA */
   { USB_DEVICE(0x1410, 0x1130) }, /* Novatel Wireless S720 CDMA/EV-DO */
   { USB_DEVICE(0x1410, 0x2110) }, /* Novatel Wireless U720 CDMA/EV-DO */
   { USB_DEVICE(0x1410, 0x1430) },   /* Novatel Merlin XU870 HSDPA/3G */
   { USB_DEVICE(0x1410, 0x1100) }, /* ExpressCard34 Qualcomm 3G CDMA */
   { USB_DEVICE(0x413c, 0x8115) }, /* Dell Wireless HSDPA 5500 */
   { USB_DEVICE(0x413c, 0x8118) }, /* Dell Wireless HSDPA 5510 */
   { },
};

Pra carregar o usbserial eu fazia:

Código: [Selecionar]
modprobe usebserial vendor=0xeab product=0xc893
Como eu faço isso com o airprime?
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2008, 13:46 por kErNeL_sCrIpT »

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: vivo zap no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #26 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 15:13 »
Moro em área onde o sinal da Vivo é 1X, e aqui é o contrário. Conecta melhor no Linux que no Windows.

Offline zgurgel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: vivo zap no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #27 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 21:52 »
Primeiro você edita o airprime.c, pois nele você terá que adicionar uma linha com os parâmetros do seu modem, aqueles mesmos números de vendor e product que você carregava antes no usbserial...

No meu caso, ficou assim ó, vou grifar em vermelho a única linha que incluí contendo as informações do meu modem:

Citar

/*
 * AirPrime CDMA Wireless Serial USB driver
 *
 * Copyright (C) 2005-2006 Greg Kroah-Hartman <gregkh@suse.de>
 *
 *   This program is free software; you can redistribute it and/or
 *   modify it under the terms of the GNU General Public License version
 *   2 as published by the Free Software Foundation.
 */

#include <linux/kernel.h>
#include <linux/init.h>
#include <linux/tty.h>
#include <linux/tty_flip.h>
#include <linux/module.h>
#include <linux/usb.h>
#include <linux/usb/serial.h>

static struct usb_device_id id_table [] = {
   { USB_DEVICE(0x0c88, 0x17da) }, /* Kyocera Wireless KPC650/Passport */
   { USB_DEVICE(0x413c, 0x8115) }, /* Dell Wireless HSDPA 5500 */
   { USB_DEVICE(0x0930, 0x1303) }, /* Toshiba (Novatel Wireless) HSDPA for M400 */
   { USB_DEVICE(0x106c, 0x3702) }, /* Sprint Pantech PX-500 DGE */
        { USB_DEVICE(0x19d2, 0xfffe) }, /* AIKO 76E - ZTE QUALCOMM  */
   { },
};




Feito isso, salvei o arquivo.

depois, dentro da pasta onde está o arquivo, compilei:

Código: [Selecionar]
sudo make -C /lib/modules/`uname -r`/build M=`pwd`
Agora, você tem que copiar o arquivo criado airprime.ko para dentro do local correto:

Código: [Selecionar]
sudo cp airprime.ko /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/usb/class/
Em seguida:

Código: [Selecionar]
sudo depmod -a
Pronto, mas para funcionar você ainda deve desativar o modulo usbserial que você possa estar ativando automaticamente, no meu caso, removi o carregamento do módulo que estava sendo feito automaticamente no /etc/modules.

Acho que não é necessário carregar o modulo airprime no /etc/modules, pois, se não me falhe a memória, o Gutsy já carrega ele por padrão!
Entretanto, mesmo assim, na dúvida, OPTEI por acabar colocando mesmo assim a linha dentro do /etc/modules:

Citar
sudo gedit /etc/modules

E adicionei o módulo airprime, como pode ver:

Citar
# /etc/modules: kernel modules to load at boot time.
#
# This file contains the names of kernel modules that should be loaded
# at boot time, one per line. Lines beginning with "#" are ignored.

fuse
lp
rtc
ndiswrapper
airprime

Como você pode ver, ao contrário do usbserial que era necessário incluir após o nome do módulo os parâmetros do modem, no caso do airprime, isso não pode ser feito, pois os parâmetros do modem já estão compilados internamente no módulo!
Pronto, feito isso, reiniciei tudo.... e utilizei o mesmo discador que eu usava antes!

Só a título de curiosidade.... de ontem pra hoje já baixei arquivos a mais de 110Kb/s, que ultrapassa a velocidade nominal do VIVOZAP 3G que é em torno de 900kbps ... quando antes eu mal conseguia chegar no 15Kb/s....   aqui na região de Vila Mariana/SP o EVDO está bombando!

O módulo airprime é indicado para conexões de alta velocidade, no caso, EVDO(que é a minha), HSPDA, e outras, etc!!!
Para conexões de baixa velocidade, não faz sentido usá-la....   
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2008, 21:55 por zgurgel »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: vivo zap no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #28 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 23:44 »
Obrigado pelo tuto zgurgel.
Aqui a velocidade é baixa, tanto no Windows™©® quanto no Linux, mas o meu interesse é que não caia mais saca? Ficar tirando e recolocando o Modem na porta USB vai acabar danificando ele. Vou testar denovo depois e ver se da certo. Se eu conseguir vou postar o tuto na primeira mensagem deste tópico beleza? Pode ser?
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2008, 23:47 por kErNeL_sCrIpT »

Offline zgurgel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: vivo zap no Ubuntu e Linux Mint
« Resposta #29 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 23:49 »

Compreendo.
Depois dá um retorno dizendo se deu tudo blz, tá?
Qualquer coisa tô por aqui.
[]`s