Autor Tópico: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu  (Lida 11399 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Online: 20 de Julho de 2007, 15:33 »
O Seopher buscou dados publicamente disponíveis - o índice de acessos no Distrowatch e o número de buscas no Google em anos recentes - para avaliar a popularidade do Ubuntu.


http://www.google.com/trends?q=ubuntu%2C+fedora%2C+opensuse%2C+debian%2C+slackware&ctab=0&geo=all&date=all&sort=0

O gráfico acima mostra uma das visões a respeito, fornecida pelo Google. Note que a linha do Ubuntu é uma ascendente contínua desde o seu lançamento em 2004, e que seus picos no momento do lançamento de novas versões têm se tornado mais intensos desde o ano passado. Curiosamente, o ponto em 2005 quando a linha do Ubuntu cruzou a do Fedora e do Debian foi poucos meses depois da principal inflexão de ambas as linhas, quando elas entraram em uma leve descendente, embora sem comprometer sua estabilidade, que é contínua até hoje, embora em leve declínio (com picos visíveis nos lançamentos de novas versões do Fedora).

O Slackware e o OpenSUSE também são claramente visíveis no gráfico, estavelmente posicionados em seus respectivos nichos. O gráfico pode ser alterado para também exibir o Gentoo, que tem uma linha tão estável quanto a do Slackware, e um pouco superior à dele.

Outro aspecto interessante é o gráfico da parte de baixo da imagem, que mostra a incidência de cada uma das distribuições no noticiário internacional. Note que o Debian, Ubuntu e Fedora se expandiram na mesma época, e que o Debian tem uma participação consistente, embora o Ubuntu consiga regularmente picos não ultrapassados por nenhuma das distribuições comunitárias populares.

Popularidade é apenas uma das métricas pelas quais é possível comparar sistemas diferentes, e certamente não é a mais importante. Ainda assim, analisar as diferenças e padrões é interessante e leva a reflexão.

Fonte: http://br-linux.org/linux/comparando-a-popularidade-do-fedora-e-ubuntu
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2007, 15:38 »
Curiosidade: Qual a base de cálculo desta popularidade? Noticiários, Números de downloads, distrowatch, etc?

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2007, 15:42 »
Curiosidade: Qual a base de cálculo desta popularidade? Noticiários, Números de downloads, distrowatch, etc?

o índice de acessos no Distrowatch e o número de buscas no Google em anos recentes
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2007, 16:30 »
Ih, pelo jeito estou seguindo as massas. Gosto do Ubuntu, do Debian (e das distros derivadas dele) e testarei o Fedora este fim-de-semana. Será que sou seguidor de moda? rsrs
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2007, 16:55 »
modista! modista! la-la la-la la-la   :P


-----

Algumas modinhas são até legais....O Ubuntu mesmo é uma modinha bem legal...

No entanto, é a  mais fraca das grandes distro pra usuário doméstico: Perde pro opensuse, PClinuxOS, mandriva...

Mas como é moda todo mundo usa.

O povo tem uma dificuldade de aceitar isso. Eu aceito isso bem. Não tenho problemas em ser modista,  :P ::).
 

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2007, 17:14 »
Não vejo o ubuntu como uma modinha não, para exemplificar vou comentar rapidin minha experiencia em lixus:

Primeiro contato: WinLinux (hahaha quem não se lembra dele)
Segundo contato: Conectiva Linux


Recentemente na tentativa de provar que o linux roda efeitos visuais muito superiores ao Windows Vista sem ter que comprar 2Gb de memória e ter um Dual Core.

minhas tentativas:
Slackware 10
Slackware 11
Slackware 12

Depois tentei
Gentoo (esse eu nem me aprofundei, desde o início não me senti confortável)
Debian 4 (Fui chegando)
Kurumin 7 (aqui eu cheguei muito próximo a minha proposta, mas alguns bugs com beryl e recompilações de kernel me deixaram chateado)
ubuntu 7 (Olha consegui quase tudo mesmo)
Kubunto 7 (Pronto cheguei onde queria)

Com isto cheguei a conclusão de que o ubuntu/Kubunto são as vesões para os usuários finais, sem bugs, sem trabalho, sem meses de configuração, tudo alí, apt-get e pronto, sem problemas com dependencias, atualizações automáticas, segurança, suporte via forum em português, bom, o ubuntu/Kubunto, tem tudo de melhor de cada versão que testei.

Usuário final? ubuntu nele.
Usuário avançado? ubuntu também, pq não ? é linux do mesmo jeito.

Editado:
17 dias sem usar Windows (Só por hj kkkkk)
« Última modificação: 20 de Julho de 2007, 17:16 por RickMura »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2007, 18:24 »
ouw rickmoura,

mas tu num testasse nenhuma das melhores distros pra usuário final:

-PClinuxOS
-opensuse
-Mandriva
-Linux Mint
....

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2007, 18:59 »
Acabei também de ver essa matéria na mesma fonte de onde o nq6 publicou aqui.

Sincera/ ñ gosto desse tipo de matéria, acho que traz pouco ou nenhuma contribuição p/ o mundo do software livre (Linux), faz acirrar uma briguinha de usuários de distribuições.

Seria legal sim ter matérias mostrando um crescimento na aceitação de uso do Linux como um todo de suas distros e seus programas livres afins.

Quem usa Ubuntu, até pode ficar contente, dizer que ele vem trazendo um algo diferente p/ o Linux e tal, que pode ser marcante num futuro e tal, mas ñ podemos deixar de nos alegrar sim é c/ a evolução do Linux e do software livre, isso sim é muito bom.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2007, 10:03 »
Curiosidade: Qual a base de cálculo desta popularidade? Noticiários, Números de downloads, distrowatch, etc?
o índice de acessos no Distrowatch e o número de buscas no Google em anos recentes
Lembrando que uma grande parte de usuários do Ubuntu o conseguem  pelo Correio diferentemente das outras distros e, como parece, esta maneira nem foi incluida na estatística!
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline kenshin6x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2007, 10:44 »
Tambem não acho Ubuntu moda, esses numeros refletem na qualidade dessa ótima distribuição que é o Ubuntu

Primeiro contato com linux foi com Conectiva 8, logo depois:
Kurumin 3
Fedora 4
Kurumin 5
Kurumin 6 (assim como nosso colega, bugs e mais bugs me fizeram desistir)
Slackware 10
Ubuntu 5.04 (indicaçao de um amigo do colégio)
Gentoo 2006 (Uma semana usando, nao gostei)
openSuse 10 (esse sem duvidas, ao lado do ubuntu, é a melhor distro que ja usei, desisti pela pouca falta de suporte)

Decidi então ficar com Ubuntu, e acho díficil mudar agora
« Última modificação: 21 de Julho de 2007, 10:46 por kenshin6x »

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2007, 15:43 »
há gente que não tem mais nada que fazer :o
qual a relevancia desse texto ???

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2007, 16:30 »

Usuário final? ubuntu nele.
Usuário avançado? ubuntu também, pq não ? é linux do mesmo jeito.


concordo. só tenho isso a contribuir nesse topico  :P
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2007, 01:14 »
Desculpem-me, mas acho esse assunto totalmente improdutivo. Primeiramente, porque nesse forum a grande maioria usa ubuntu e defende-o. Em segundo lugar, porque qualquer comparação com distros tende mais a separar a comunidade livre do que incentivar o crescimento.

Qualquer comparação entre distros é extremamente dificil de ser feita sem acrescentar um elemento de subjetividade. Eu mesmo não conseguiria dizer "qual é a melhor distro" sem colocar minha opinião pessoal. O autor do texto original diz "tem sido difícil ser fedora, ficando na sombra do ubuntu o tempo todo" depois ele fala "fedora tem sido rei" até que apareceu o ubuntu e conclui "vou testar o Fedora 7". Dá pra ser objetivo assim? Como ele interpreta esses dados? e esse aqui? http://www.google.com/trends?q=fedora%2C+ubuntu%2C+suse%2C+debian%2C+unix&ctab=0&geo=all&date=all&sort=0

Fedora | Ubuntu | Suse | Debian | Unix


Unix era mais popular que o Fedora? PCLinuxOS eu ainda testei no Google Trends, mas os resultados são tão risórios que nem compensa comentar. Como interpretar isso? E o efeito cascata? Uma pessoa que quer tenstar um linux, entra no distrowatch e vê milhares de linux, qual testar? Os primeiros da lista ou os últimos? Quantos simplesmente não fazem isso perpetuando as posições da lista? Basta ver a diferança entre os primeiros e os demais.

Acho muito mais útil comparar uma distro com ela mesma à medida que novas versões saem.

Espero que compreendam minha posição.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2007, 02:41 »
mais um dado interessante:

A pesquisa nacional BR-Linux de compatibilidade 2007 ainda continua coletando dados até o final de julho, e já recebeu registros referentes à compatibilidade de 11.228 equipamentos, periféricos ou serviços, conforme relatados por seus próprios usuários.

Dos 11.000 PC'S 4.241 rodam Ubuntu. Pelo Visto o Brasil é Debian....

   1. 38,56% Ubuntu
   2. 11,44% Debian
   3. 09,42% Slackware
   4. 06,42% Fedora
   5. 06,15% Kubuntu
   6. 05,71% Kurumin
   7. 04,20% Mandriva
   8. 03,74% Opensuse
   9. 02,92% Gentoo
  10. 01,75% não mencionada pelo participante
  11. 01,48% SUSE
  12. 01,43% Archlinux

Fonte: http://br-linux.org/linux/mobilize-sua-comunidade-para-obter-dados
« Última modificação: 22 de Julho de 2007, 02:45 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Comparando a popularidade do Fedora e Ubuntu
« Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2007, 09:21 »
Desculpem-me, mas acho esse assunto totalmente improdutivo. Primeiramente, porque nesse forum a grande maioria usa ubuntu e defende-o. Em segundo lugar, porque qualquer comparação com distros tende mais a separar a comunidade livre do que incentivar o crescimento.

...........................

Penso também por aí, vou começar a procurar na internet como anda verdadeira/ o crescimento do Linux como um todo.

também vi sobre os dados conforme o nq6 publicou, achei legal, mas segue o teor do outro caso.

Mas ñ fecho os olhos p/ o significado importante que o Ubuntu vem trazendo ao mundo do software livre e isso é muito bom.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469