Autor Tópico: Microsoft patenteia um processo para "despiratear" música  (Lida 4689 vezes)

Offline RC2006

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Microsoft patenteia um processo para "despiratear" música
« Online: 17 de Julho de 2007, 10:11 »

Por Henrique Cesar Ulbrich

A Microsoft entrou com o pedido de uma patente que se propõe a "despiratear" músicas ilegais em formato digital. O sistema detectaria a condição de "pirata" do arquivo e, depois de três audições, bloquearia acesso a ele. Ao usuário seria oferecida a opção de pagar pela obra, neutralizando o bloqueio e legalizando o arquivo.

Segundo o blog da revista Wired, a técnica usa hardware e software para evitar e mesmo reverter a condição ilegal dos arquivos de música. A Apple também tem anunciado idéias semelhantes. O sistema, baseado em hardware, seria implementado nos novos telefones celulares e tocadores de mídia como o iPod.

A tecnologia em questão, proposta pela Microsoft, permite que as pessoas troquem música entre si livremente, sem nenhuma restrição. O compartilhamento de músicas é um comportamento social já arraigado na cultura ocidental, desde a época dos discos de vinil. Ao compartilhar sua coleção musical - ou, como é chamada hoje, playlist - as pessoas acabam por estreitar laços e revelar um pouco de si à outra pessoa. Com a nova técnica da Microsoft, as pessoas podem mostrar seus gostos musicais aos amigos sem que se crie um ambiente propício à pirataria generalizada. Quanto à taxa paga à Microsoft pelo usuário pirata após a faixa ter sido bloqueada, parte dela iria para o artista. Como descrito no próprio resumo do registro da patente, com essa tecnologia "mesmo a distribuição ilegal de música pirata pode ser benéfica para o detentor do direito autoral".

http://br.tecnologia.yahoo.com/article/070717/7/1m6ha.html
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline fabiovalinhos

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Microsoft patenteia um processo para "despiratear" música
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2007, 10:39 »
Este sistema só funcionaria com usuários de Mac e Win??

Se a resposta for sim, estou vendo um monte de gente correndo para o Linux.

73
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline RC2006

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2007, 11:16 »
Tudo indica que sim.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Lucas_Panurge

• Usuário Ubuntu
  • *
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2007, 12:49 »
o negócio nem é esse, devemos parar de usar mp3 e adotar mais o ogg vorbis... quase todas as discografias q eu tenho são convertidas em ogg
gtalk: lucas.pan@gmail.com
GNU/Linux User #440333

Offline Madrigal

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2007, 12:56 »
o negócio nem é esse, devemos parar de usar mp3 e adotar mais o ogg vorbis... quase todas as discografias q eu tenho são convertidas em ogg

O problema é que o MP3-player, o aparelho de som e o DVD não reconhecem o ogg...

Já mandei e-mail para os fabricantes de DVD reclamando e não obtive resposta. Creio que o problema seja basicamente político, e não técnico.  :-\

Offline celsofaf

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2007, 14:06 »
O problema é que o MP3-player, o aparelho de som e o DVD não reconhecem o ogg...

Já mandei e-mail para os fabricantes de DVD reclamando e não obtive resposta. Creio que o problema seja basicamente político, e não técnico.  :-\

Ou mesmo falta de conhecimento. Como é uma tecnologia ainda não tão difundida/conhecida/publicizada (Vorbis), é bem capaz que as pessoas-chave na cadeia de decisão deles não tenham talvez nem ouvido falar nisso. Para adicionar o suporte, bastaria um trabalho ínfimo, todos nós sabemos.

É por isso que acho importantíssimo que manifestemos nosso desejo frente aos fabricantes.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline fabiovalinhos

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2007, 14:08 »
Engraçado, pensei também  no ogg como saída.

MAs no artigo ele não fala que o sistema vai verificar apenas mp3. Nem fala de mp3
Pode ser que pegue ogg, mp3 e outras extensões.
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2007, 16:47 »

Taí um obstáculo a popularização do OGG-Vorbis :'(
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline rodox12

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2007, 17:39 »
Quais sao as vantagens do OGG ao MP3?

O arvuivo de audio fica menor com o OGG?
Temos que fixar o bug #1.

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2007, 18:41 »
Caro, rodox12

Música ñ minha praia, mas já li em artigos que o OGG tem uma melhor qualidade de som

Achei esse site: http://www.img.lx.it.pt/~fp/cav/ano2006_2007/MEEC/Trab_24/Comparativo%20Audio.htm
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469