Autor Tópico: IceWeasel destrona Firefox!  (Lida 20814 vezes)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #30 Online: 16 de Julho de 2007, 14:43 »
eu nao entyendo uma coisa destas..... alias, porque KDE usa iceweasel do que firefox?

salve, zoroastro.

eu nao compilei o kde aqui não, só o Tde mesmo, que é um Kde mais leve, e mais simpatico que outros ambientes X leves (acho que o BigLinux roda ele tbm, por default para sistemas leves. O SamuelBH sabe explicar isso) pq o pc meu aqui nao ajuda.  ;) No Arch tem que compilar as coisas mesmo, a estilo do Gentoo, mas é levíssimo. Está aí o comparativo: http://wiki.archlinux.org/index.php/Arch_x_Outras(Portugu%C3%AAs_do_Brasil)


Já que fui chamado, vou falar. O TDE é um projeto de um brasileiro mas que atualmente não está mais em desenvolvimento. É um gerenciador de janelas muito parecido com o KDE e até mesmo com algumas coisas do Windows. No BIG Linux ele vem para poder ser usado em máquinas antigas. Ou seja, o BIG tem dois gerenciadores de janelas padrão: KDE e TDE.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #31 Online: 16 de Julho de 2007, 16:55 »

Mas você tem que Habilitar o repositório community que por padrão vem desabilitado ok.


Olha só! Um repositório desabilitado e eu não conseguia rsrsrsrsrs Deu certo. Obrigado, Alarcon  ;)

eu nao entyendo uma coisa destas..... alias, porque KDE usa iceweasel do que firefox?

salve, zoroastro.

eu nao compilei o kde aqui não, só o Tde mesmo, que é um Kde mais leve, e mais simpatico que outros ambientes X leves (acho que o BigLinux roda ele tbm, por default para sistemas leves. O SamuelBH sabe explicar isso) pq o pc meu aqui nao ajuda.  ;) No Arch tem que compilar as coisas mesmo, a estilo do Gentoo, mas é levíssimo. Está aí o comparativo: http://wiki.archlinux.org/index.php/Arch_x_Outras(Portugu%C3%AAs_do_Brasil)


Já que fui chamado, vou falar. O TDE é um projeto de um brasileiro mas que atualmente não está mais em desenvolvimento. É um gerenciador de janelas muito parecido com o KDE e até mesmo com algumas coisas do Windows. No BIG Linux ele vem para poder ser usado em máquinas antigas. Ou seja, o BIG tem dois gerenciadores de janelas padrão: KDE e TDE.

Eu sabia que o SamuelBH saberia explicar isso.  ;) Mas o Big Linux não reconheceu meu mouse serial. Deu erro para criar os espaços: /dev/ttyS0 duas vezes. Funciona redondinho, conforme o Samuel havia dito em outro tópico.

Obrigado, Samuel, pelo esclarecimento do TDE.  ;) [ ]s a todos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Komodor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #32 Online: 18 de Julho de 2007, 07:35 »
Calma rapaz, antes você tem de entender alguns pontos.

1) A atitude da fundação GNU em criar um fork não pode ser em hipótese alguma considerada desleal. A licença do código do Firefox é livre, portanto esse tipo de trabalho é completamente permitido.
porque não pode ser considerada desleal? ela não pode ser considerada ilegal,afim mozilla segue o GPL
isso da o direito de fazer qualquer modificação por menor que seja.
mas o IceWeasel nada mais é do que 99,8% do código do firefox, só mudando o nome e o logo praticamente. isso é uma copia sim, não de forma ilegal,mas não deixa de ser uma cópia

2) A intenção da fundação GNU não é criar um concorrente do Firefox (tanto é que eles pretendem sempre acompanhar as releases destes, sempre buscando o seu código-fonte), muito menos querer demonstrar que é melhor que o Firefox. A criação do Iceweasel atende a uma demanda da própria fundação Mozilla: ou o pessoal da GNU mudava o navegador do Debian ou então tinha de colocar o logo do Firefox na distro. Como colocar o logo não era possível, já que representaria uma violação na política do Debian, a alternativa foi criar um novo nome e um novo logo para o mesmo programa - o que é completamente permitido pela licença do Firefox.
pode até não ser a intenção mas que vai prejudicar isso vai,vamos aos fatos, a comunidade linux é apoiadora total do software livre, já que o firefox não é 100% (nome e logotipo) muitas pessoas param de usar o firefox,pode até parecer bobagem,mas seguindo pelo mundo SL vai ver que isso é muito comum
as estatísticas tambem irão mudar pois na visita ao site não será mais firefox ("firefox perde terreno para IE")

agora o caso do debian de criar um fork porque não conseguia lidar com as normas da mozilla, bem.
"se não pode fazer melhor, copie-o", já que não estará ilegal ao copiar qual o problema de se oportunizar do excelente browser?
tem 2 opções que são antigas e que eram sempre adotadas pelas distribuições: konqueror, ephifane, porque não utilizar esses browser? esses não tem logo e nome como marca registrada, ou poderiam melhora-los ao invés de um fork ridículo do firefox

3) Ao fazer esse fork a fundação GNU declara abertamente: "O Firefox é o melhor navegador de código-livre que existe, e nós o queremos de qualquer forma!". Portanto, eles não estão desmerecendo o Firefox nem a fundação Mozilla, estão mesmo é enaltecendo.
sim pode dizer que o firefox é melhor,mas o publico vai migrar (firefox > IceWeasel) o que adianta saber que aquele é melhor e usar o outro? assim só está retirando mais o publico do firefox.
ou deveriam tentar um acordo caso sem sucesso usar konqueror ou ephifane.
Enfim, a questão não é uma competição entre navegadores - até mesmo porque o IceWeasel é abertamente uma versão 100% livre do Firefox e outras distros que não têm problemas com elementos proprietários manterão o Firefox. O IceWeasel foi criado para suprir a demanda da política do debian, nada mais.
eles não criaram para competir, a razão da criação é real,mas os fatos que nela implicam são prejudiciais ao firefox.
continuo a afirmar sobre o debian que use konqueror e não crie uma cópia legalizada do programa que não pode ter em seu sistema

abraço
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

boi

  • Visitante
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #33 Online: 18 de Julho de 2007, 08:59 »
Mas qual o problema? Quem criou essa situação foi a própria Fundação Mozilla ao impor essas restições. O código é livre e qualquer um pode criar um fork, não há nenhum problema nem legal nem moral nisso. Quem criou o código e lançou como GPL, aliás, não foi nem a fundação, que foi criada bem depois, mas a finada Netscape.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #34 Online: 18 de Julho de 2007, 11:09 »
E que eu saiba so usa Iceweasel quem usa Debian ou uma distro baseada no debian. Se você não está satifsfeito com a politica do Debian, basta não usá-lo. Eu sou a favor pois é bom ter uma distro completamente livre como porto seguro para a comunidade.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #35 Online: 18 de Julho de 2007, 11:19 »
E que eu saiba so usa Iceweasel quem usa Debian ou uma distro baseada no debian. Se você não está satifsfeito com a politica do Debian, basta não usá-lo. Eu sou a favor pois é bom ter uma distro completamente livre como porto seguro para a comunidade.

   Isso varia de distro pra distro. O Ubuntu é baseado em Debian e usa o Firefox, com toda sua logotipia original. Já o Kurumin, que também tem seu pé no Debian, atualmente está usando o Iceweasel.

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #36 Online: 18 de Julho de 2007, 11:31 »
Mais que confusão!!!
Vocês tão fazendo tempestade em copo d'água.
O Debian tem uma política de só utilizar elementos livres, isso é tudo. Não vejo nada de errado em criar um fork 100% livre do firefox em nome de sua política. Isso é muito menos nocivo do que abrir mão da política em nome de um software.
A intenção do Debian não é criar uma concorrência que futuramente venha desbancar o firefox, mas surprir a sua necessidade de um navegador 100% livre e de qualidade. Se outros usuários quiserem utilizar o IceWeasel no lugar do Firefox o que isso tem de mal? Minha gente, estamos num meio de software livre... essa coisa de se prender com todas as forças a um determinado soft é coisa do mundo proprietário.

Afinal, nosso principal slogan não é "Liberdade"?
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #37 Online: 18 de Julho de 2007, 15:51 »
Mais que confusão!!!

(...)

essa coisa de se prender com todas as forças a um determinado soft é coisa do mundo proprietário.

Afinal, nosso principal slogan não é "Liberdade"?

falou tudo  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

boi

  • Visitante
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #38 Online: 18 de Julho de 2007, 16:14 »
Mais que confusão!!!
Vocês tão fazendo tempestade em copo d'água.
O Debian tem uma política de só utilizar elementos livres, isso é tudo. Não vejo nada de errado em criar um fork 100% livre do firefox em nome de sua política. Isso é muito menos nocivo do que abrir mão da política em nome de um software.
A intenção do Debian não é criar uma concorrência que futuramente venha desbancar o firefox, mas surprir a sua necessidade de um navegador 100% livre e de qualidade. Se outros usuários quiserem utilizar o IceWeasel no lugar do Firefox o que isso tem de mal? Minha gente, estamos num meio de software livre... essa coisa de se prender com todas as forças a um determinado soft é coisa do mundo proprietário.

Afinal, nosso principal slogan não é "Liberdade"?

Quem está fazendo confusão é você. Nem o Debian é uma distro 100% livre, pelo menos não na definição da FSF, nem o motivo para a criação do Iceweasel é esse que você quer que seja. Mas isso já foi suficientemente explicado.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #39 Online: 18 de Julho de 2007, 16:37 »
Quem está fazendo confusão é você. Nem o Debian é uma distro 100% livre, pelo menos não na definição da FSF, nem o motivo para a criação do Iceweasel é esse que você quer que seja. Mas isso já foi suficientemente explicado.

   O Gobuntu é uma versão do Ubuntu que utilizará apenas elementos livres. Este talvez venha com o Iceweasel, ou quem sabe fique com o próprio Epiphany, que é o navegador padrão do GNOME. Ainda não testei a distro, se alguém já o fez de repente pode esclarecer isso aqui pra nós...
« Última modificação: 18 de Julho de 2007, 16:42 por glaubergoncalves »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #40 Online: 18 de Julho de 2007, 16:54 »
Citar
Citação de: cyberlion em Hoje às 11:31
Mais que confusão!!!
Vocês tão fazendo tempestade em copo d'água.
O Debian tem uma política de só utilizar elementos livres, isso é tudo. Não vejo nada de errado em criar um fork 100% livre do firefox em nome de sua política. Isso é muito menos nocivo do que abrir mão da política em nome de um software.
A intenção do Debian não é criar uma concorrência que futuramente venha desbancar o firefox, mas surprir a sua necessidade de um navegador 100% livre e de qualidade. Se outros usuários quiserem utilizar o IceWeasel no lugar do Firefox o que isso tem de mal? Minha gente, estamos num meio de software livre... essa coisa de se prender com todas as forças a um determinado soft é coisa do mundo proprietário.

Afinal, nosso principal slogan não é "Liberdade"?

Quem está fazendo confusão é você. Nem o Debian é uma distro 100% livre, pelo menos não na definição da FSF, nem o motivo para a criação do Iceweasel é esse que você quer que seja. Mas isso já foi suficientemente explicado.

boi,

na verdade o cyberlion é que está com a razão.

O debian tem seu próprio conceito do que é livre ou não, e este difere do conceito da FSF.

E, logicamante, a FSF não é dona da razão, portanto a definição do debian também é válida e cabe ao usuário definir com qual concorda. 


Ninguém está errado nessa história. O debian fez certo em não mudar sua política só por causa de um único software (firefox), e a fundação mozilla também está certa em não mudar sua licença só por causa uma única distro (debian).

     
Essa questão já foi intensamente discutida em diversos fóruns, é só procurar no google.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #41 Online: 18 de Julho de 2007, 16:56 »
Pra falar a verdade, se é pra escolher uma definição do que é livre ou não, eu confio muito mais na equipe do Debian, do que nos lunáticos da FSF. 

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #42 Online: 18 de Julho de 2007, 18:01 »
curioso é o fato de coincidir a iniciativa do IceWeasel com o namoro "FF+Google" pelo Adsense. O curioso é a questão de um ter desencadeado em periodo posterior a outro, alguem reparou isso?  ;) Era este o intuito original do topico, ma nao fui feliz na minha abordagem, eu acho, pq o assunto acabou sendo outro  ???

mas vlw pelos pontos de vista de todos, que sempre engrandecem, afinal, nossa comunidade é de linux para seres humanos  ;)

[ ]s a todos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline AnFernal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #43 Online: 19 de Julho de 2007, 01:17 »
Eu sinceramente acho um problema apenas o M$-IE, a Debian modificou o FireFox para adequa-lo ao projeto! Como já citado ele esclarecem que o FireFox é o melhor navegador!
Em casa uso o FireFox no window$ e no Ubuntu, o IceWiasel uso só na VM do Debian 4.0, e não vejo diferença entre o IceWeasel e o FireFox, só acho que os desenvolvedores do Debian deveriam colaborar com código pro FireFox, já que usam o "FireFox Debian Version"; quanto ao logo e o nome usem o que quiserem  ;D!
Só espero q o IceWeasel acompanhe o FireFox na 3ª geração, que está ótima!

Offline Daniel_Kyo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #44 Online: 20 de Julho de 2007, 15:39 »
Aqui há uma lista explicando qual pacote deve ser usado para qual processador: http://swiftweasel.wiki.sourceforge.net/Which+Build%3F

e aqui algumas informações sobre o swiftweasel: http://wiki.ubuntu-br.org/swiftweasel

Eu posso usar a versão do K6 2 no Pentium 3 sem problemas?