Autor Tópico: IceWeasel destrona Firefox!  (Lida 20825 vezes)

boi

  • Visitante
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #15 Online: 15 de Julho de 2007, 10:33 »
Pessoal, vocês estão fazendo confusão, ninguém está rejeitando o Firefox por causa da marca ou do logo. O que acontece é que a Mozilla usa essa marca para impedir que sejam distribuídas versões modificadas. É assim, pela licença, o Firefox, com a marca e o logo, só pode ser distribuído com o código original da Fundação Mozilla, sem patches nem nenhuma outra modificação que não seja autorizada pela Mozilla. O código em si é livre, qualquer um pode modificar e distribuir esse código modificado, mas nesse caso não poderá usar o nome Firefox nem os logos. Aparentemente essa medida existe para proteger a integridade do código, é um direito da Mozilla fazer isso.
O caso do Debian é que eles precisam aplicar patches no Firefox. Por exemplo, eles tem lá uma versão do Debian com o Firefox 1.0, a política deles é, ao invés de trocar para uma versão mais recente, 1.5 ou 2.0 por exemplo, manter essa versão antiga, apenas aplicando patches de segurança e de correção de bugs. Mas a partir do momento em que você aplica esses patches, você está infringindo a licença. No início havia uma licença especial da Mozilla para a Debian, que permitia a aplicação desses patches, mas a licença foi revogada, e a Debian não teve outra saída a não ser criar um fork, com outro nome e logo. Como disse, a licença permite versões modificadas, desde que não se use o nome e o logo do Firefox. E assim foi feito.

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #16 Online: 15 de Julho de 2007, 11:11 »
Beleza pessoal !!!
Seguindo as dicas do amigo cyberlion eu decidí instalar o SwiftWeasel e ele é realmente bom !!!
Mais leve, mais rápido, consome menos RAM... enfim, melhor que o Firefox 2.0.0.4 que eu tinha antes no meu sistema. Porem, uma coisa eu não conseguí fazer ainda, não consigo coloca-lo em pt-BR. Existe essa possibilidade???
Obrigado pela atenção pessoal!!!
« Última modificação: 15 de Julho de 2007, 11:14 por RodrigoFSS »

boi

  • Visitante
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #17 Online: 15 de Julho de 2007, 11:22 »
Rodrigo, você precisa instalar o pacote de idioma. O pacote e as instruções você encontra nessa página:

http://br.mozdev.org/firefox/idiomas

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #18 Online: 15 de Julho de 2007, 11:32 »
Citar
Rodrigo, você precisa instalar o pacote de idioma. O pacote e as instruções você encontra nessa página:

http://br.mozdev.org/firefox/idiomas

Muito obrigado pela dica boi, funcionou certinho !!!
Valeu pela atenção pessoal!!!

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #19 Online: 15 de Julho de 2007, 11:43 »
To usando o swiftweasel, realmente ele é bem mais leve :)
Com algumas personalizações ele ficou melhor ainda :D
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #20 Online: 15 de Julho de 2007, 14:50 »
Pessoal, vocês estão fazendo confusão, ninguém está rejeitando o Firefox por causa da marca ou do logo. O que acontece é que a Mozilla usa essa marca para impedir que sejam distribuídas versões modificadas. É assim, pela licença, o Firefox, com a marca e o logo, só pode ser distribuído com o código original da Fundação Mozilla, sem patches nem nenhuma outra modificação que não seja autorizada pela Mozilla. O código em si é livre, qualquer um pode modificar e distribuir esse código modificado, mas nesse caso não poderá usar o nome Firefox nem os logos. Aparentemente essa medida existe para proteger a integridade do código, é um direito da Mozilla fazer isso.
O caso do Debian é que eles precisam aplicar patches no Firefox. Por exemplo, eles tem lá uma versão do Debian com o Firefox 1.0, a política deles é, ao invés de trocar para uma versão mais recente, 1.5 ou 2.0 por exemplo, manter essa versão antiga, apenas aplicando patches de segurança e de correção de bugs. Mas a partir do momento em que você aplica esses patches, você está infringindo a licença. No início havia uma licença especial da Mozilla para a Debian, que permitia a aplicação desses patches, mas a licença foi revogada, e a Debian não teve outra saída a não ser criar um fork, com outro nome e logo. Como disse, a licença permite versões modificadas, desde que não se use o nome e o logo do Firefox. E assim foi feito.

   E alguém sabe dizer qual é exatamente o caso do Ubuntu? Lembro que até o Dapper usávamos aquele logo "genérico" do globo, creio que nos mesmos moldes da licença concedia ao Debian, certo? Mas quando a licença foi revogada, ao invés de passarmos para o IceWeasel, começamos a usar o Firefox com a logotipia original, o que me faz pensar que usamos a compilação original da Mozilla...

   Mas pelo que percebi das versões anteriores do Ubuntu, ele funciona num esquema parecido com o Debian quanto à atualização dos pacotes, o que me faz pensar que o Feisty jamais verá uma versão 3 do Firefox em seus repositórios oficiais, e que em algum ponto será necessária a aplicação de patches próprias do Ubuntu, salvo se a Mozilla manter o suporte para a versão 2 até que o suporte de atualizações ao próprio Feisty expire.

   É mais ou menos por aí? ???

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #21 Online: 15 de Julho de 2007, 22:45 »

não seria mais fácil você ter digitado: pacman -S iceweasel nele para ver se já não estava nos repositórios do Arch Linux?


Salve, Alarcon! Tudo bem? Eu fiz isso, mas não encontrei... daí fui ao extremo de compilar, pq queria muito testar. Ah, o pacman é muito liso mesmo, funfa perfeitinho.  ;)


Tenho o Arch Linux com o ambiente gráfico Gnome.


É diferente, mas ganha-se muito rendimento no pc com ele. O Gnome dele não vem com o Metacity, igual ao Ubuntu. Quero colocar o Openbox no lugar do Metacity (e não do GTK2, conforme nosso colega boi me corrigiu abaixo  ;)), mas consegui fazer isso no Ubuntu, mas não no Arch.

Quem tiver um pouco de estômago, como diz o Galactus (que dirá não obrigado, já tendo dito isso sobre o Slack e o Gentoo repetidas vezes no forum), nosso amigo Alarcon está para confirmar... o Arch surpreende, ne? E esse lance todo do FF tbm  ;)

[ ]s a todos
« Última modificação: 15 de Julho de 2007, 23:48 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

boi

  • Visitante
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #22 Online: 15 de Julho de 2007, 23:30 »
Quero colocar o Openbox no lugar do GTK2, mas consegui fazer isso no Ubuntu, mas não no Arch.

Isso é impossível, simplesmente porque GTK não é um gerenciador de janelas. Se quiser saber o que é, não custa nada dar uma passadinha pela Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/GTK

E não, o Gnome não funciona sem GTK, se você conseguiu isso, você é um mágico.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #23 Online: 15 de Julho de 2007, 23:42 »
Salve, amigo boi! Tudo bem?

Eu coloquei errado, bicho. Nessas horas da madrugada eu sempre tenho que corrigir este tipo de coisa, que digito sem raciocinar aqui ;) Eu quis dizer Openbox no lugar do Metacity, boi, e nao do GTK (é o sono, relevem rsrs) A dica foi esta aqui: http://terramel.wordpress.com/2007/05/19/gnome-na-velocidade-da-luz-com-openbox/

Corrigido, boi, no post acima. Obrigado. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

boi

  • Visitante
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #24 Online: 16 de Julho de 2007, 10:23 »
Não tem nenhum segredo em usar outro gerenciador de janelas no lugar do Metacity. O Gnome não tem um gerenciador de janelas próprio, o padrão atualmente é o Metacity, mas já foram usados vários outros. Nas primeiras versões do Gnome era usado o Enlightenment. Eu mesmo já usei o Gnome até com o WindowMaker.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #25 Online: 16 de Julho de 2007, 10:49 »
O problema do Fork é que diminui o percentual de mercado do Firefox o que muitas vezes "legitima" aqueles sites que fazem estrutura só para Internet Explorer já que o fork do Debian é reconhecido como "outros browsers".
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #26 Online: 16 de Julho de 2007, 10:51 »
O problema do Fork é que diminui o percentual de mercado do Firefox o que muitas vezes "legitima" aqueles sites que fazem estrutura só para Internet Explorer já que o fork do Debian é reconhecido como "outros browsers".

Não necessariamente. Por ser apenas uma compilação do mesmo código trocando apenas nome e logos o IceWeasel continua sendo reconhecido como Firefox.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #27 Online: 16 de Julho de 2007, 10:54 »
não temos que destronar mozilla, tem que destronar a m**** da M$, não to do lado do projeto debian nesse caso, serio

distro fresca com comunismo e com tudo livre (sem exageros de um $u$e da vida, lembrem-se que o slackware disponibiliza alguns codecs) perde mto usuário

ja usei esse iceweasel, e achei uma porcaria... firefox >>> all

tem gente que conhece linux graças ao firefox
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #28 Online: 16 de Julho de 2007, 11:30 »
O problema do Fork é que diminui o percentual de mercado do Firefox o que muitas vezes "legitima" aqueles sites que fazem estrutura só para Internet Explorer já que o fork do Debian é reconhecido como "outros browsers".

Não necessariamente. Por ser apenas uma compilação do mesmo código trocando apenas nome e logos o IceWeasel continua sendo reconhecido como Firefox.

A string de identificação é diferente.
http://tuxvermelho.blogspot.com/2007/01/iceweasel-como-firefox.html

Existem até extensões para o Firefox que modificam a identificação.
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/967

A identificação é de outro navegador. Menos mercado para o Firefox e ótima oportunidade da imprensa marrom dizer "Firefox perde mercado".
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

alarcon

  • Visitante
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #29 Online: 16 de Julho de 2007, 14:03 »

não seria mais fácil você ter digitado: pacman -S iceweasel nele para ver se já não estava nos repositórios do Arch Linux?


Salve, Alarcon! Tudo bem? Eu fiz isso, mas não encontrei... daí fui ao extremo de compilar, pq queria muito testar. Ah, o pacman é muito liso mesmo, funfa perfeitinho.  ;)


Tenho o Arch Linux com o ambiente gráfico Gnome.


É diferente, mas ganha-se muito rendimento no pc com ele. O Gnome dele não vem com o Metacity, igual ao Ubuntu. Quero colocar o Openbox no lugar do Metacity (e não do GTK2, conforme nosso colega boi me corrigiu abaixo  ;)), mas consegui fazer isso no Ubuntu, mas não no Arch.

Quem tiver um pouco de estômago, como diz o Galactus (que dirá não obrigado, já tendo dito isso sobre o Slack e o Gentoo repetidas vezes no forum), nosso amigo Alarcon está para confirmar... o Arch surpreende, ne? E esse lance todo do FF tbm  ;)

[ ]s a todos

Estou apenas iniciando com o Arch Linux, mais já estou gostando. Vejo que é uma distro no qual o seu pacman se compara ao apt-get das distros baseadas no debian, pois me parece que tem de tudo por lá e também é bem rápido no download dos "pacote" resolvendo também o problema de dependências. Por esses dias eu atualizei a distro toda apenas com um comando (pacman -Syu) e não houve conflitos.

Com relação ao que você quis dizer com o Metacity eu não entendi. Aqui instalei o Gnome com os comandos: pacman -S gnome e pacman -S gnome-extras (ou seria pacman -S gnome-extra, não lembro agora).

Se você der o seguiten comando pacman -Ss metacity terá como resposta isso:

Citar
extra/gtk2-themes-collection 0.1.0-2
    Additional GTK2 Themes (and their coresponding metacity themes)
extra/heliodor 0.2.1-2 (beryl-gnome)
    GNOME Window decorator for beryl that uses metacity themes
extra/lighthouseblue-gtk1 0.6.3-2
    The Lighthouse Blue themes for gtk1. Based on the blue curve theme from Red
    Hat. Note there is a matching gtk2 theme and metacity theme
extra/metacity 2.18.5-1 (gnome)
    A window manager for GNOME2

e se você der o comando pacman -Ss openbox terá como resposta isso:

Citar
extra/obconf 2.0.1-1
    A gtk2 based configuration tool for the Openbox windowmanager
extra/openbox 3.4.2-1
    A window manager for the X11 windowing system
community/obmenu 1.0-3
    Openbox menu editor
community/obtuner 0.3-1
    Openbox Configuration Tool
community/openbox-themes 1.0.1-2
    Various themes for the Openbox window manager
community/perlpanel 0.9.1-3
    PerlPanel is the ideal accompaniment to a light-weight Window Manager such
    as OpenBox, or a desktop-drawing program like iDesk.

Mas você tem que Habilitar o repositório community que por padrão vem desabilitado ok.


« Última modificação: 16 de Julho de 2007, 14:05 por alarcon »