Autor Tópico: IceWeasel destrona Firefox!  (Lida 20818 vezes)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
IceWeasel destrona Firefox!
« Online: 14 de Julho de 2007, 00:57 »
Amigos, estou utilizando em casa o Arch Linux, e compilei aqui o IceWeasel, que no ranking de qualidade está em alta. Daí adivinhem: é o Firefox sem nome nem ícone. Idêntico, não muda nada, além destes detalhes superficiais. Pesquisei sobre o assunto e encontrei isto: http://br-linux.org/linux/iceweasel-projeto-gnu-recompila-firefox-muda-icone

Em outras palavras, depois dos "beijos trocados" com o Google, o GNUzão lá "desquitou" da raposa, literalmente. Fica aí esta novidade para vcs. Abaixo img do próprio, rodando no Arch com ambiente X Tde pelado.

« Última modificação: 14 de Julho de 2007, 01:01 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2007, 08:41 »
eu nao entyendo uma coisa destas..... alias, porque KDE usa iceweasel do que firefox?

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2007, 10:11 »
as extensões feitas para o firefox rodam no iceweasel?

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2007, 10:46 »
Eu aconselho mesmo é o SwiftWeasel, que de fato representa alguma vantagem na utilização - já que é um firefox compilado pra render melhor com determinados processadores. Usar o IceWeasel é a mesma coisa que usar o firefox, só que sem os elementos proprietários. Já usar o Swiftweasel é usar um firefox até 80% mais leve e 100% livre - já que, pelo que ouvi falar, o swiftfox tem alguns problemas com a Mozilla e não é GPL.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2007, 11:08 »
Só para esclarecer: funcionalmente falando, Firefox = IceWeasel. Agora, a Mozilla Foundation só permite o uso do nome Firefox em modificações do programa com a condição de que, entre algumas outras coisas, permaneçam os elementos de arte do Firefox, que são proprietários. Daí o propósito do IceWeasel.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2007, 11:43 »
frescura da Mozilla, só isso

como é que a gente quer destronar a M$ se desunindo por picuinhas? ¬¬
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2007, 12:06 »
eu nao entyendo uma coisa destas..... alias, porque KDE usa iceweasel do que firefox?

salve, zoroastro.

eu nao compilei o kde aqui não, só o Tde mesmo, que é um Kde mais leve, e mais simpatico que outros ambientes X leves (acho que o BigLinux roda ele tbm, por default para sistemas leves. O SamuelBH sabe explicar isso) pq o pc meu aqui nao ajuda.  ;) No Arch tem que compilar as coisas mesmo, a estilo do Gentoo, mas é levíssimo. Está aí o comparativo: http://wiki.archlinux.org/index.php/Arch_x_Outras(Portugu%C3%AAs_do_Brasil)

no Arch a coisa vem sem nada, você customiza tudo (isso eu acho massa)

eu que inventei de compilar isso daí pra testar, e achei estranho. particularmente, eu nao sabia de nada disso. achei que essas diferenças se limitassem ao o e BR-Office

as extensões feitas para o firefox rodam no iceweasel?

cara, roda tudo. conforme citei, mudou só o nome e o icone.

Eu aconselho mesmo é o SwiftWeasel, que de fato representa alguma vantagem na utilização - já que é um firefox compilado pra render melhor com determinados processadores.

vou testar sim. obrigado pela dica.

[ ]s a todos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2007, 12:28 »
Olá!

Queria testar o SwiftWeasel, estou dando uma pesquisada, mas fiquei em dúvida qual pacote baixar  já que cada processador possui um pacote pre-compilado.
O meu processador é esse:

eduardo@eduardo-feisty:~$ cat /proc/cpuinfo
processor       : 0
vendor_id       : AuthenticAMD
cpu family      : 6
model           : 8
model name      : AMD Duron(tm) processor
stepping        : 1
cpu MHz         : 1800.159
cache size      : 64 KB


Qual pacote devo utilizar?

t+

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2007, 12:51 »
Aqui há uma lista explicando qual pacote deve ser usado para qual processador: http://swiftweasel.wiki.sourceforge.net/Which+Build%3F

e aqui algumas informações sobre o swiftweasel: http://wiki.ubuntu-br.org/swiftweasel
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2007, 18:51 »
entendi....



pff, bem que o povo do código aberto(nóoooooois), poderíamos ser mais amigaveis uns com os outros....  :-\

boi

  • Visitante
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #10 Online: 14 de Julho de 2007, 19:10 »
O caso do Iceweasel é que a Fundação Mozilla não permite a distribuição de versões modificadas do Firefox. Na verdade até permite, já que o código é livre, mas nesse caso ela não permite que seja com o nome e o logo do Firefox, que são marcas registradas. Isso entrou em conflito com a política da Debian, já que eles optam por manter os softwares da distro estável sempre na mesma versão, apenas aplicando patches de correção, principalmente de segurança. Como essa aplicação de patches no Firefox não é permitida pela Mozilla, a saída foi fazer um fork, com outro nome e logo, o Iceweasel.
Não é propriamente uma briga, os dois lados tem suas razões, e um fork com outro nome e logo, mas mantendo a compatibilidade, foi a melhor saída.

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #11 Online: 14 de Julho de 2007, 22:26 »
Na verdade a grande briga é por causa do nome e do logo do Firefox, que são marcas registradas. A política do Debian não permite a inclusão na distro de nada que não seja livre, portanto eles sempre modificavam o símbolo do firefox (a bolinha azul que foi usada também no Ubuntu até o Dapper e atualmente é utilizada nas versões beta do Firefox). A Mozilla Exigiu que a equipe do Debian colocasse o símbolo, mas, justamente por ser registrado, eles se recusaram. Aí, devido a exigência, eles resolveram criar um fork 100% livre, o qual a fundação Gnuzilla se compromete sempre a deixar em pé de igualdade com a versão mais recente do Firefox em termos de releases.

Enfim, o Iceweasel (assim como os outros produtos da Mozilla) são alternativas 100% livres encontradas pela equipe do Debian para manter a política de desenvolvimento e o firefox.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline Komodor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #12 Online: 15 de Julho de 2007, 04:13 »
Iceweasel, criado por causa que o debian não pode utilizar o seu logo e o nome "firefox" que é marca registrada

eu sou totalmente contra e quero mais que esse projeto pare (desculpe a franqueza pessoal)

este projeto é uma copia descarada e desleal com a mozilla,sei que o debian tem seus problemas com o logo e o nome,mas por isso ir lá e fazer essa copia,"eles criam e nós copiamos e somos os bons"

caso não de pra ficar com o firefox com seu logo e nome,porque não parar de utilizar ou invés dessa copia descarada? porque ninguém é dependente do firefox, não existe o konqueror? se acha inferior melhorar é uma solução e não uma copia!

konqueror, epiphany, e esses projetos??
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #13 Online: 15 de Julho de 2007, 09:45 »
Iceweasel, criado por causa que o debian não pode utilizar o seu logo e o nome "firefox" que é marca registrada

eu sou totalmente contra e quero mais que esse projeto pare (desculpe a franqueza pessoal)

este projeto é uma copia descarada e desleal com a mozilla,sei que o debian tem seus problemas com o logo e o nome,mas por isso ir lá e fazer essa copia,"eles criam e nós copiamos e somos os bons"

caso não de pra ficar com o firefox com seu logo e nome,porque não parar de utilizar ou invés dessa copia descarada? porque ninguém é dependente do firefox, não existe o konqueror? se acha inferior melhorar é uma solução e não uma copia!

konqueror, epiphany, e esses projetos??

Calma rapaz, antes você tem de entender alguns pontos.

1) A atitude da fundação GNU em criar um fork não pode ser em hipótese alguma considerada desleal. A licença do código do Firefox é livre, portanto esse tipo de trabalho é completamente permitido.
2) A intenção da fundação GNU não é criar um concorrente do Firefox (tanto é que eles pretendem sempre acompanhar as releases destes, sempre buscando o seu código-fonte), muito menos querer demonstrar que é melhor que o Firefox. A criação do Iceweasel atende a uma demanda da própria fundação Mozilla: ou o pessoal da GNU mudava o navegador do Debian ou então tinha de colocar o logo do Firefox na distro. Como colocar o logo não era possível, já que representaria uma violação na política do Debian, a alternativa foi criar um novo nome e um novo logo para o mesmo programa - o que é completamente permitido pela licença do Firefox.
3) Ao fazer esse fork a fundação GNU declara abertamente: "O Firefox é o melhor navegador de código-livre que existe, e nós o queremos de qualquer forma!". Portanto, eles não estão desmerecendo o Firefox nem a fundação Mozilla, estão mesmo é enaltecendo.

Enfim, a questão não é uma competição entre navegadores - até mesmo porque o IceWeasel é abertamente uma versão 100% livre do Firefox e outras distros que não têm problemas com elementos proprietários manterão o Firefox. O IceWeasel foi criado para suprir a demanda da política do debian, nada mais.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

alarcon

  • Visitante
Re: IceWeasel destrona Firefox!
« Resposta #14 Online: 15 de Julho de 2007, 10:12 »
eu nao entyendo uma coisa destas..... alias, porque KDE usa iceweasel do que firefox?

salve, zoroastro.

eu nao compilei o kde aqui não, só o Tde mesmo, que é um Kde mais leve, e mais simpatico que outros ambientes X leves (acho que o BigLinux roda ele tbm, por default para sistemas leves. O SamuelBH sabe explicar isso) pq o pc meu aqui nao ajuda.  ;) No Arch tem que compilar as coisas mesmo, a estilo do Gentoo, mas é levíssimo. Está aí o comparativo: http://wiki.archlinux.org/index.php/Arch_x_Outras(Portugu%C3%AAs_do_Brasil)

no Arch a coisa vem sem nada, você customiza tudo (isso eu acho massa)

eu que inventei de compilar isso daí pra testar, e achei estranho. particularmente, eu nao sabia de nada disso. achei que essas diferenças se limitassem ao o e BR-Office

as extensões feitas para o firefox rodam no iceweasel?

cara, roda tudo. conforme citei, mudou só o nome e o icone.

Eu aconselho mesmo é o SwiftWeasel, que de fato representa alguma vantagem na utilização - já que é um firefox compilado pra render melhor com determinados processadores.

vou testar sim. obrigado pela dica.

[ ]s a todos

Tenho uma dúvida aqui, mas não é em relação a este novo navegador e sim sobre o Arch Linux. Instalei o mesmo por estes dias para testá-lo e realmente ele vem muito "pelado" e tem que instalar tudo, não sendo indicado para quem tem conexão discada, mas diferentemente do que o nobre colega falou eu não precisei compilar nada. Sei que  pode-se compilar, mas existe o comando pacman que instala tudo, desde que, é claro, estejam nos repositórios dele, ou seja é uma espécie de apt-get do Arch Linux.

Achei este Pacman muito eficiente e rápido para instalar coisas no Arch Linux sem nenhum problema de dependências, inclusive eu atualizei todo o sistema para uma versão mais nova do Arch Linux apenas com este comando pacman -Syu.

Tenho o Arch Linux com o ambiente gráfico Gnome.

Por fim te pergunto, não seria mais fácil você ter digitado: pacman -S iceweasel nele para ver se já não estava nos repositórios do Arch Linux?
« Última modificação: 15 de Julho de 2007, 10:37 por alarcon »