Eu concordo com muito dos seus pontos Mythus, mas nem todos. Afinal, como diria Nelson Rodrigues: "Toda unanimidade é Burra!"
Eu comecei no mundo da informática e não existia Linux, muito menos Windows e nem DOS! Como muitos já sabem eu não sou da área técnica, mas sou aficcionado por isso.
Não discuto em nada os papéis importantes de tantos Pais e Mães de distros Linux que você e eu falamos. Mas no meu caso, que queria sair do jugo da MS para encontrar uma alternativa livre,sem complicação demais, acabei ficando sem os pais e sem as mães na época.
RED HAT era caro demais e não servia ao meu propósito, não queria um servidor no meu PC.
Slackware e Gentoo? Não obrigado, queria (e ainda quero) que um sistema operacional me sirva e não o contrário. Chega morri de rir no anúncio da última versão do Slackware 12 quando ele afirma que o Slackware
é um sistema de fácil uso para iniciantes! Imagine se ele não fosse!
"From the beginning, Slackware has offered a stable and secure Linux distribution for UNIX veterans as well as an easy-to-use system for beginners."
Anúncio completo:
http://www.slackware.com/announce/12.0.phpMas voltando ao ponto onde quero chegar. Quando eu nem sabia o que era Linux mas fui atrás disso (era usuário do Windows desde a sua primeira versão), não adiantou tudo o que as outras distribuições anteriores fizeram pelo mundo Linux. Não estou em momento nenhum desmerecendo o papel delas. Mas foi o Ubuntu que me abriu as portas, por ser fácil de usar (para a época, era, das que eu tive oportunidade de conhecer), pessoas dispostas a ajudar ao iniciante, e o principal para mim, funcionava na minha máquina!
Pra depois não falarem que ninguém me ajudou, o pessoal que usava Conectiva na época que comecei a tomar conhecimento sobre linux (que aqui em Joinville tem muitos saudosos fãs), tentaram de tudo para me ajudar a fazer ele funcionar no meu PC da época. Mas não deu. Infelizmente, ou felizmente, nenhum fã do Slackware, Debian, Gentoo, Red Hat, SUSE, Mandrake e Kurumin apareceram para me ajudar na época.
Além de me abrir as portas, adorei a comunidade e pude participar dela desde o início, procurando ajudar com o pouco que sei a outros usuários leigos como eu. Sabe quando eu como usuário iniciante ia poder ajudar nas comunidades das "três grandes"? Nunca! Ia era ser expulso!
Bom, se você não achou comparação do Ubuntu com Slackware, talvez seja por eles trilharem caminhos um pouco diferentes, mas só um pouco.
Além de uma comparação dessas ser um sacrilégio digno de fazer você arder no mármore do inferno para muitos!
O Elive acaba de nascer e não me lembro de ler no site do Elive dele ser voltado para usuários leigos. Mas lembro dele dizer que é arte:
"Elive não é feito para novatos. Elive não é feito para pessoas experientes. Elive não é feito para empresas ou uso pessoal. Elive é arte. É simples para as pessoas que querem apreciá-lo e querem usá-lo. Sinta-se livre para tentar Elive..." Descrição completa:
http://www.elivecd.org/Talvez se você olhar as análises do Fedora, Mandriva e PC Linux OS você ache alguma comparação com Ubuntu, o que seria bem mais lógico.
De qualquer maneira, sendo moda ou não sendo moda, uso Ubuntu e vou continuar usando até o dia em que ele continuar me servindo bem, mesmo com seus defeitos. No dia que não me servir mais, vou procurar outra alternativa livre! Mas creio que isso pode demorar bastante!