Autor Tópico: Programa de e-mail ruim freia migração para Linux  (Lida 9085 vezes)

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #15 Online: 03 de Dezembro de 2005, 15:07 »
vocês estão certos, o Windows só consegue reconhecer o hardware porque as fabricantes fazem drivers pra ele, senão... =/
de algum jeito o Linux precisa mostrar que está crescendo e assim obrigar as fabricantes a produzir drivers que funcionem pra ele também, ou ao menos criar um produto decente que nem de driver precise pra rodar no Linux (como acontece em muitos eletrônicos de hoje em dia)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #16 Online: 03 de Dezembro de 2005, 15:14 »
90% das placas onboard não são detectadas no Windows. Em geral só as onboard de rede são detectadas e mesmo assim sao algumas apenas. Placas de som são as menos detectadas e isto é fato. No geral 95% das placas são detectadas no Linux incluindo as onboard. São casos específicos que dão trabalho de compilar drivers e tudo mais (como aconteceu com uma placa de rede que comprei aqui). Se o Linux continuar como está apenas, já vai logo ser beem mais compatível que o Windows. Na verdade ja é, mas pelo fato de os drivers proprietários serem todos feitos no Windows, fica fácil demias por um hardware pra funcionar.

Já no Linux é muito difícil fazer um driver de código fechado funcionar em qualquer distribuição Linux. Pra que se faça algo compatível, deve-se fazer com o código aberto pra que a compilação seja feita na máquina do usuário. Dai que está o problema: As empresas não querem abrir mão do código para os drivers. Se elas apenas fornecessem documentação pra a comunidade criar seus drivers ja seria de grande ajuda!

[]s

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #17 Online: 04 de Dezembro de 2005, 01:07 »
Sobre programas de e-mail, o Evolution é um substituto a altura do Outlook e seria o equivalente para um usuário corporativo.

O Thunderbird substitui bem o Outlook Express.

Essa pesquisa tá meia estranha mesmo!!!

Reconhecimento de Hardware. Realmente existe uma lacuna a ser preenchida pelo linux, mas está melhorando.

O hardware que o linux reconhece muito bem é aquele de uso geral (Placa de Rede, Video, HDs, Impressoras, etc...)

Hardwares que não são de uso geral, o linux fica devendo. (WebCams, Celulares, PalmTops, etc...)

Acho que com o aumento do uso do linux por usuários domésticos vai forçar os fabricantes a pensarem melhor na hora de lançarem drivers e não lançar apenas para windows ou mac.

Existe uma discução entre os desenvolvedores do kernel sobre a possibilidade de se desenvolver uma interface (uma nova camada) no kernel que permita que os fabricantes integrem seus drivers (mesmo de código fechado) com o kernel facilmente.

Algumas pessoas são a favor pois permitira maior compatibilidade de hardware com o linux sem que os fabricantes tenham a preocupação de abrir o código de seus drivers (isso poderia motivar os fabricantes a lançarem drivers linux).  Acham que isso poderia alavancar o uso do linux tornando-o mais competitivo frente a outros S.O.

Outras são contra porque acham que as grandes empresas podem começar a influenciar no desenvolvimento do kernel (se render a pressão mercadológica) e acham que isso é contra a filosofia OpenSource (usar drivers de código fechado, realmente é contra a filosofia) também acham que a melhor solução são os fabricantes abrirem os códigos e acreditam que não exista problema nisso para os fabricantes, já que eles não vendem software (acho que ninguém nunca pagou por um driver né?) e sim hardware.
Egg

Offline Fagner Patricio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • http://fagnerpatricio.blogspot.com/
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #18 Online: 04 de Dezembro de 2005, 18:41 »
Realmente, essa idéia te criar essa camada é boa, iria melhorar muito a compatibilidade e aumentaria o uso do Linux.

Mas o ideal era mesmo os fabricantes abrirem as especificações e deixar que a comunidade faça o resto!!!
Viva o mundo Livre!!!

Offline Linceth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #19 Online: 08 de Dezembro de 2005, 03:27 »
Olá amigos! Uma das coisas que me surpreendeu quando adentrei ao Mundo Linux foi o fato de não precisar de nenhum daqueles CDs chatos de drivers. A primeira distro que utilizei foi o Kurumin 5.0; ele reconheceu praticamente tudo, fiquei abismado com essa facilidade. Já utilizei o Mandriva 2006 Free, o Suse 10.0, já rodei com o live-CD do Knoppix e agora estou no Ubuntu 5.10. O Linux está crescendo em um meio muito hostil, muito difícl por causa do monopólio exorbitante que o Window$ possui. Fabricantes que só disponibilizam drivers, games, etc para a plataforma Window$. Não são todos, mas a boa parte. Felizmente a mentalidade está crescendo e muitas pessoas, empresas estão percebendo o Linux. Ele não se apresenta como um sistema qualquer, mas sim, como um sistema estável, seguro, eficiente. A mentalidade está mudando pela qualidade apresentada, o espaço está crescendo também. Isto é um fator extremamente positivo e espero que possamos contribuir cada vez mais para que o Linux evolua muito mais. Até mais!

Offline Edards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #20 Online: 08 de Dezembro de 2005, 09:33 »
A questão de preferencia por um em detrimento do outro (Linux x rWinfows), é bem mais complexa do que uma pessoa de mais idade que tem problemas com ícones. Tenho um amigo que é programador Delphi a uns 4 anos e ele sempre trabalhou em ambiente win, quando mostrei um liveCD do Kurumin pra ele a surpresa por parte dele foi grande, cercada de elogios por ter configurado o DHCP sozinho, reconhido 99% do hardware sozinho, já vir com aplicativo de escritório (Koffice), já vir com Gimp, e os muitos aplicativos que acompanham a maioria das distribuições, enquanto o outro precisa de diversos Cd´s para chegar perto. Mas ao fim da missa, o cidadão engavetou o linux e hoje quando pergunto pra ele se ele tem testado e tal ele me fala que não tem tempo.

Resumindo, o cara provou e viu que era melhor, mas por simples habito manteve o win como sistema padrão, e sequer instalou no HD para testar, mantendo o pobre cd na gaveta (vou pedir de volta, hehehe)

O bicho homen sempre foi assim, teme o desconhecido e foge de qualquer mudança e isto é questão cultural, querer meter o linux nesta geração é complicado, acredito que nossa luta terá mais vitórias com o passar do tempo, quando vejo meu filho de 8 anos trocando o papel de parede, baixando musica da net, jogando o superTux (tudo pelo linux) penso que a próxima geração vai ser bem mais pinguim.

Cabe a cada um que já "acordou", cultivar a semente do software livre.

Abraços
Edards - "É duro nada de poncho e mergulha de guarda-sol"
Atlhon 64 3400+ § 1Gb RAM § VGA FX 5200 128mb