Autor Tópico: Personalizar Ubuntu  (Lida 6423 vezes)

Offline Imortal Killer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Personalizar Ubuntu
« Online: 07 de Outubro de 2007, 21:53 »
Gostava de saber como poderia por o Ubuntu com aquela barrinha de lado tipo o vista e com o relogio em cima ...
Como mudar as cores das barras...
Como adicionar efeitos legais...
E se souberem de mais alguma coisa que o deixe bonitino falem ;)
(ainda sou novo no ubuntu, instalei-o ontem...)

CumpZ

Offline auei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • AUEIII
    • Ver perfil
Re: Personalizar Ubuntu
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2007, 22:26 »
de efeitos tem o compiz-fusion que você já deve ter ouvido falar e que bota qualquer efeitinho bugado no vista no chinelo :P

seguei abaixo o tutorial que segui para a instalação

http://andregondim.eti.br/?p=141
qualquer problema pesquise aqui no fórum

para editar cores, icones e outras coisas você mesmo pode editar na pasta /etc/share/icons/[tema_que_quer_editar]
e...
etc/share/themes/[tema_que_quer_editar]
é bom copiar o a pasta do tema que quer editar e colocar outro nome para a editada, prezervando o tema antigo

mas se você prefere buscar temas prontos siga o link abaixo ou pesquise no google

http://wiki.ubuntu-br.org/Temas
para instalar os temas clique em "Adicionar Tema" e selecione o arquivo do tema - o arquivo tar.gz mesmo - e pronto

espero ter ajudado


abraço
Não tente transformar o Linux num Windows

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Personalizar Ubuntu
« Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2007, 22:41 »
Imortal,
dizem que se conselho fosse bom era vendido  ;D, mas mesmo assim vai um de quem já tem muito tempo nisso: primeiro aprenda e domine o sistema, depois enfeite-o - caso contrário, terá problemas um após o outro, e precisará esperar por ajuda. Sei que a maioria dos iniciantes em Linux só quer saber de efeitos de tela, Beril & Compiz, etc; mas estes são aplicativos que estão em Beta, e requerem conhecimento do sistema e do hardware - e isso não se consegue em 24 horas...
Minha sugestão: deixe o Ubuntu "feio" ( aliás, eu não o acho...) mesmo no início, vá lendo e aprendendo o básico primeiro. Logo, logo, você vai poder usar todos esses efeitos e acréscimos com segurança... mas já cansei de responder a posts de usuários que pedem socorro porque ferraram o sistema com isso. E, citando o colega acima: "Não tente transforma o Linux num Windows"... certíssimo!   ;D ;D

Por favor, não leve o que disse a mal: é só experiência, e pode lhe poupar muita dor de cabeça. Se duvida,  faça uma busca aqui por "Beryl"...  ;)

Boa sorte, amigo!...  :D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline auei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • AUEIII
    • Ver perfil
Re: Personalizar Ubuntu
« Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2007, 22:53 »
muito bem dito VB5

é realmente pode dar problemas principalmente se fizer o que eu disse de editar os arquivos dos temas :P

mas eu vo sem medo, vo fazendo backup de tudo, o bom é saber um pouco dos comandos do GNU/Linux caso de algum erro na parte grafica (servidor X) poder se virar na linha de comando ^^

aproveito o poste para colocar o tema bem simples que estou desenvolvendo só ditando imagens como falei acima


 

versão azul :P
« Última modificação: 07 de Outubro de 2007, 23:07 por auei »
Não tente transformar o Linux num Windows

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Personalizar Ubuntu
« Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2007, 23:00 »
Perfeito VB5. Essa é uma teoria que concordo e  eu já tinha comentado aqui.
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Personalizar Ubuntu
« Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2007, 23:02 »

é realmente pode "da derma" principalmente se fizer o que eu disse de editar os arquivos dos temas :P

mas eu vo sem medo, vo fazendo backup de tudo, o bom é saber um pouco dos comandos do GNU/Linux caso de algum erro na parte grafica (servidor X) poder se virar na linha de comando ^^

aproveito o poste para colocar o tema bem simples que estou desenvolvendo só ditando imagens como falei acima


Você tem toda a razão - mas você já domina os comandos do terminal, o que um iniciante raramente tem condições.  ;) Então - e especialmente mantendo backup - pode ir em frente sem problema. Porém a quantidade de problemas desnecessários que a pressa gera entre os iniciantes é incrivel...

Parabéns pelo trabalho no tema: está muito bom mesmo!... avise quando estiver disponível, certo?...  ;)

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Imortal Killer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Personalizar Ubuntu
« Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2007, 13:46 »
Quando o tema estiver totalmente completo avise ;)
Bgd pelas dicas...
Vou experimentar instalar o tal "compiz-fusion"
E tentar instalar temas, mas não vou fazer isso de alterar manualmente pois ainda não tenho muito conhecimento do Sistema ...
Se souberem como por a barrinha avisem ... ;)
VB5, se eu estragar o sistema tbm n há muito problema... so reinstalar :P , e como ainda não tenho nada de importante lá ... xD

CumpZ

Offline Imortal Killer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Personalizar Ubuntu
« Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2007, 18:39 »
Instalei o beryl segundo este site:
http://www.webly.com.br/tutorial/linux/14066/tutorial-instalando-beryl-no-ubuntu-704.htm

Agora como meto o efeito do cubo?

CumpZ

Offline auei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • AUEIII
    • Ver perfil
Re: Personalizar Ubuntu
« Resposta #8 Online: 09 de Outubro de 2007, 09:36 »
Quando o tema estiver totalmente completo avise ;)
Bgd pelas dicas...
Vou experimentar instalar o tal "compiz-fusion"
E tentar instalar temas, mas não vou fazer isso de alterar manualmente pois ainda não tenho muito conhecimento do Sistema ...
Se souberem como por a barrinha avisem ... ;)
VB5, se eu estragar o sistema tbm n há muito problema... so reinstalar :P , e como ainda não tenho nada de importante lá ... xD

CumpZ

é isso mesmo as vezes para poder aprender tem que meter a cara mesmo e se errar formata mesmo, que muitas vezes aprendemos mais com o erro mesmo :P

mas as vezes também é bom dar uma estudada no assunto, se aventurar numa máquina virtual e sai fuçando em tudo :P
Não tente transformar o Linux num Windows

Offline Imortal Killer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Personalizar Ubuntu
« Resposta #9 Online: 09 de Outubro de 2007, 21:47 »
auei valew pelas dicas ;)
Instalei o beryl e o compiz fusion segundo este post : http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21999.0.html

Mas não tenho realmente a certza se ficaram instalados ...
E se ficaram como faço para por o cubo???
Como meto as outras funçoes todas dos programas? Pois não noto diferença nenhuma :S

CumpZ

Offline auei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • AUEIII
    • Ver perfil
Re: Personalizar Ubuntu
« Resposta #10 Online: 10 de Outubro de 2007, 00:30 »
auei valew pelas dicas ;)
Instalei o beryl e o compiz fusion segundo este post : http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21999.0.html

Mas não tenho realmente a certza se ficaram instalados ...
E se ficaram como faço para por o cubo???
Como meto as outras funçoes todas dos programas? Pois não noto diferença nenhuma :S

CumpZ

beryl nunca instalei, só assiti uma demonstração na casa de um amigo, me familiarizei com o compiz mesmo :P
o compiz se deu tudo certo na instalação (teria que ver se não há conflito com o beryl estou apenas fazendo uma especulação mas ai teria que ver com pessoas entendidas no assunto) você configura digitando do terminal "ccsm"
e para "habiliar" o compiz aperte alt + F2 e digite "compiz --replace"

para girar o cubo segura alt + control e arraste o botao esquerdo do mouse
no link que mandei acima explica tudo isto, inclusive alguns comandos no fim do tutorial
segue o link de novo
http://andregondim.eti.br/?p=141

PS: casa as bordas das janelas sumam digite alt + F2 e digite "metacity --replace" para "desabilitar" o compiz e Abra o xorg.conf com o comando "gksudo gedit /etc/X11/xorg.conf"
Procure a linha Section "Screen" e logo depois adicione os seguintes comandos:

Option "AddARGBGLXVisuals" "True"
Option "RenderAccel" "True"
Option "AllowGLXWithComposite" "True"
Option "backingstore" "True"
Option "TripleBuffer" "True"

salve o documento e tente habilitar o compiz novamente
« Última modificação: 10 de Outubro de 2007, 00:37 por auei »
Não tente transformar o Linux num Windows

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Personalizar Ubuntu
« Resposta #11 Online: 10 de Outubro de 2007, 16:22 »
muito bem dito VB5

é realmente pode dar problemas principalmente se fizer o que eu disse de editar os arquivos dos temas :P

mas eu vo sem medo, vo fazendo backup de tudo, o bom é saber um pouco dos comandos do GNU/Linux caso de algum erro na parte grafica (servidor X) poder se virar na linha de comando ^^

aproveito o poste para colocar o tema bem simples que estou desenvolvendo só ditando imagens como falei acima


 

versão azul :P


Grande auei! Um tema "human" cinza e azul !

Torne os icones disponíveis pra comunidade :-)

Abs.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline auei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • AUEIII
    • Ver perfil
Re: Personalizar Ubuntu
« Resposta #12 Online: 10 de Outubro de 2007, 17:06 »
Grande auei! Um tema "human" cinza e azul !

Torne os icones disponíveis pra comunidade :-)

Abs.


haha é fiz uma mistura muito loca entre o human e o crux,
vou disponibilizar os icones quando eu terminar xD
Não tente transformar o Linux num Windows