Autor Tópico: No superdownloads o Ubuntu não tá bem na fita! Será que em todo Brasil também?  (Lida 6490 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins


É pessoal na lista de downloads do http://superdownloads.uol.com.br/linux/ não estamos muito bem na fita não. Será que no Brasil não somos tão fortes como pensávamos? Pois estar em 9º ligar com apenas 42 mil downloads é demais. O que deixa transparecer é que no Brasil não estamos bem, mais sim no resto do mundo.

Será que essa é a realidade Brasileira? Pois não podemos negar que o superdownloads é um dos maiores site de download do Brasil, e o mesmo tem uma seção só de aplicativos Linux.

1.Kurumin 7.0r2 (i386,i586,i686) Downloads - 621.947
2.Mandriva Linux 2006.1-0.3 (i586,i686) Downloads - 184.553
3.Conectiva 10 (i386,i586,i686) Downloads - 128.327
4.Big Linux 3.0 (i386,i586,i686) Downloads - 99.670
5.RedHat 9.0 (Shrike) (i386,i586,i686) Downloads - 99.321
6.Slackware 10.2 (i386,i586,i686) Downloads - 76.929
7.Kalango Linux 3.2 (i586,i686) Downloads - 62.217
8.Fedora Project Core 5 (i386,i586,i686) Downloads - 59.192
9.Ubuntu 7.04 (i386,i586,i686) Downloads - 42.478
10.Debian 4.0 r0 (i386,i586,i686) Downloads - 42.203
11.openSUSE 10.2 Eval CD (i386,i586,i686) Downloads - 40.390
12.openSUSE LiveDVD 10.2 (i386,i586,i686) Downloads - 32.098
13.Damn Small Linux 3.1 (i386,i586,i686) Downloads - 28.649
14.Mandriva Linux Free 2007 Spring (i586,i686) Downloads - 25.413
15.Debian-BR-CDD 1.0 (i386,i586,i686) Downloads - 24.099
16.Famelix 1.2 (i386,i586,i686) Downloads - 22.074
17.Dizinha Linux 1.0 (i386,i586,i686) Downloads - 20.474
18.Ubuntu 7.04 (AMD64) Downloads - 20.119
19.FreeBSD 6.1 (i386,i586,i686) Downloads - 15.775
20.CEMF Linux 1.60 (i386,i586,i686) Downloads - 15.453



Mais na lista http://distrowatch.com/ como sempre continuamos no topo, como podemos ver logo abaixo.

1     Ubuntu  Pontos- 836<
2    PCLinuxOS  Pontos- 2273>
3    openSUSE  Pontos- 1684<
4    Fedora  Pontos- 1449<
5    MEPIS  Pontos- 1106<

Fica a pergunta, somos realmente fortes no Brasil? Será que o Big Linux, um derivado do Ubuntu tem uma base de usuário maior aqui no Brasil? Será que o Kurumin é 14x mais usado no Brasil? Será que os Brasileiros preferem distros regionalizadas, com melhor suporte ao nosso idioma, sem necessidade de download de pacotes de idioma?

É, não posso dizer que não fiquei na duvida!
« Última modificação: 06 de Julho de 2007, 23:42 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
O pessoal deve baixar direto do site do Ubuntu e não passar por ai.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
O pessoal deve baixar direto do site do Ubuntu e não passar por ai.

Pensei nessa possibilidade, mais mesmo assim é difícil de engolir esse ranking. De todo modo, deveríamos estar melhor situados. A maioria dos downloads do Kurumin são feitos no site do Guia do Hardware, se for por esse pensamento, dá no mesmo.
« Última modificação: 06 de Julho de 2007, 23:47 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
O pessoal deve baixar direto do site do Ubuntu e não passar por ai.

Pensei nessa possibilidade, mais mesmo assim é difícil de engolir esse ranking. De todo modo, deveríamos estar melhor situados. A maioria dos downloads do Kurumin são feitos no site do Guia do Hardware, se for por esse pensamento, dá no mesmo.

Sei não, tem também tempo de disponibilidade da distro, imagine a quanto tempo o Conectiva 10 esta disponível para download e a quanto tempo esta o Ubuntu 7.04, acho que é normal ele ao menos estar na frente.

E vou ser franco, raramente uso o Superdownloads para baixar algo para linux, já que temos fontes demais disponíveis e sem precisar entrar em site nenhum, e com isto nem as distros eu procuro lá.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
O que é o superdownloads?  ;D

Nunca visitei, nem sabia que tinha coisa ali pra Linux.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
O que é o superdownloads?  ;D

Nunca visitei, nem sabia que tinha coisa ali pra Linux.

Tem sim. Você abre o site e ele abre por default opções para windows, mas tem um seção linux lá.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
o nº de downloads no SD não pode ser levado muito à sério, já que muita gente nem sabe que existe uma seção dedicada ao Linux.. uma consulta nos servers da canonical e nos mirros seria mais exata... já pelos numeros do kurumin tem muita gente que baixa e não usa, só pra experimentar.. conheço muita gente que já fez isso...

OBS.: pelos numeros do SD muito mais gente baixou o conectiva 10 do que o Ubuntu 7.04.. sendo que o Conectiva está lá a muito tempo e não conheço mais ninguém que usa Conectiva pq simplesmente está defasado... esses numeros não são atualizados por mês, é o total desde que o portal foi aberto.. não da pra levar à sério...

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Eu acho que ele ta em sexto pq é o único com que lança uma nova versão a cada 6 meses. fora que também é o único que entrega cds de graça!

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Quanto ao ranking da DistroWatch... não é bem assim não,
Últimos 5meses -> Ubuntu / PCLinuxOS / openSUSE / Fedora

Agora se analisarmos os últimos 3meses ou menos veremos que o PCLinuxOS está na frente do Ubuntu.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Tem alguma coisa lá de interesse pro Ubuntu? Eu creio que não...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: No superdownloads o Ubuntu não tá bem na fita! Será que em todo Brasil també
« Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2007, 18:40 »
Não achei tão estranho. O Kurumin é muito bem visto. Normalmente é o primeiro passo pra quem quer sair do Windows, já que a experiência com hardware tende a ser a menos traumática possível. E no fórum deles a euforia com essa distro é contagiante, se você não conhece outras, vai concordar cegamente que é a melhor que existe. Talvez nem se interesse em conhecer as alternativas, apesar dos que fizeram isso não voltaram pro Kurumin, na sua grande maioria. Ressaltando aqui que conhecer não é bootar pelo LiveCD meia dúzia de vezes.
Mandriva é outra distro sólida, antiga, amplamente conhecida e recomendada.
Conectiva é sacanagem, o cara baixa pela fama que tem, mas já tá bem velhinha. Em contrapartida, deve funcionar que é uma bala em máquinas mais antigas.
Red hat, Slack e Kalango também são como a Mandriva.
Big Linux chama a atenção por si só, é uma belíssima distro.
O Ubuntu está do tamanho da sua propaganda, além de ser uma distro nova. Vocês hão de convir que somente da versão 6.06 pra cá é que ele passou realmente a mostrar do que é capaz. Além disso, o Ubuntu não vem com java, flash e suporte a outros formatos proprietários previamente instalados, apesar de ser extremamente simples resolver isso. Mas a primeira impressão é a que fica, pra muita gente.
Os critérios que eu usei pra descrever as distros são os que eu tenho visto chegarem a quem não conhece o mundo Linux.
No mais, uma distro com um ano de mídia (meu ponto de vista, que o divisor de águas foi a versão 6.06), sem aquelas centenas de scripts faz-tudo do Kurumin, está muito bem posicionada, na minha opinião.

boi

  • Visitante
Quanto ao ranking da DistroWatch... não é bem assim não,
Últimos 5meses -> Ubuntu / PCLinuxOS / openSUSE / Fedora

Agora se analisarmos os últimos 3meses ou menos veremos que o PCLinuxOS está na frente do Ubuntu.

Realmente, a popularidade recente do PCLinuxOS é impressionante. Eu até pensei que essa posição fosse temporária, mas pelo visto, não é não. E não falta muito para o PCLinuxOS alcançar o Ubuntu até no ranking de seis meses. Mas no Brasil o interesse pelo PCLinuxOS é quase inexistente, provavelmente por ser uma distro disponível apenas em inglês.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: No superdownloads o Ubuntu não tá bem na fita! Será que em todo Brasil també
« Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2007, 19:23 »
Devemos lembrar que, o usuário do Ubuntu, tem outra maneira alternativa de obter seu CD com o Sistema Operacional.
É pelo ShipIt. E neste ítem, o Brasil é considerado um dos campeões mundiais em obter o CD pelo Correio.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline anakimsk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: No superdownloads o Ubuntu não tá bem na fita! Será que em todo Brasil també
« Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2007, 18:10 »
Superdownloads nunca foi principal fonte de download d distros, então nao ligo a minima, Superdownloads é conhecido por Ruindows Users, fala serio esse post. :(

Offline Flaviodbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: No superdownloads o Ubuntu não tá bem na fita! Será que em todo Brasil també
« Resposta #14 Online: 13 de Julho de 2007, 00:25 »
Como nosso amigo disse o superdonwloads apesar de ter uma seçao pra linux ele e mais voltado pra Windows, fora que os usuarios do ubuntu dificilmente fazem download de la é do site ou senao pede o cd ja que de graça eu mesmo baixei no site do ubuntu mesmo

Jabber:flaviodbz@jabber.org