Linux é para quem entende um pouco de computador, saiba instalar e não tenha preconceito nem preguiça de estudar, o windows é aquele em que aprendemos copiar e colar nos cursinhos de computação a diferença é clara....
Eu sempre leio esse tipo de tópico e não tenho postado nada. Considero isso bem baseado no ponto de vista pessoal. Porque penso assim?... Vejamos:
1o.) Eu que conheci primeiro o Unix, então tenho um pensamento totalmente contrário ao dos demais usuários. Algo assim: "
O Linux é fácil, windows é complicado por preguiça de estudar, além do que sempre procuro no windows o que tenho no Linux, como não encontro acabo achando ele pior".
O que escrevi é bem verdade, mas é bem verdade para mim e não se aplica a grande maioria. Então este tipo de texto é sempre muito particular, portanto tenho até evitado entrar na discussão. Mas algo inevitável de constatar é que muitas vezes os usuários escrevem como se fosse uma realidade universal, o que não pode ser aplicado nos casos de opiniões.
Eu não tento mais disseminar o Linux, buscando que ele domine o mercado, o que sem dúvida não é um desejo meu. Acho que cada caso é um caso, cada pessoa é uma pessoa. Assim já instalei ele para muitas pessoas (meu Pai usa, alguns familiares e amigos também), porém outras eu nem ofereço, porque sei que o perfil delas não é de usuários Linux, assim como o meu não é de um usuário windows.
Poderiam falar que implantei ele no trabalho, onde existem perfis diferentes de usuários, sendo que alguns são de usuários windows. Isso é bem verdade, porém acredito que uma entidade pública (trabalho em uma Câmara de Vereadores) não pode viver na ilegalidade (usar softwares piratas), muito menos gastar dinheiro com software existindo outro (que é gratuito) que faz exatamente aquilo que o pago faz. Aqui onde trabalho a grande maioria das máquinas usa Ubuntu, porém existem ainda máquinas windows, e porque?
- Uma delas usa Corel, e não consegui um software tão simples e com resultados tão bons quanto ele no mundo linux, o que justifica o gasto com a licença. Existe também o problema das gráficas que aqui na minha região não estão preparadas para receber arquivos feitos em outros softwares (por incrível que pareça! ! ! !).
- Também temos máquinas rodando sistemas desenvolvidos para a plataforma windows (RH, contabilidade, patrimônio, almoxarifado e etc). Estes sistemas são complicados, e até existem versões para Linux, porém não encontramos empresas dispostas a dar suporte no interior de MG. Hoje estamos buscando sistemas com interface web, o que permitiria passar as estações para Linux.
Gostaria de citar também um texto que gostei muito, passado pelo colega
Ioca100 outro dia aqui (
O Linux Não é o Windows), e ele dá bem um panorama do sentimento de muitos usuários windows que se arriscaram no "mundo linux". Acho que se alguém resolveu mudar tem que ter a consciência que vai achar o novo, que não é mais um usuário experiente, e que será necessário estudar e também tempo para se acostumar, caso contrário é muito melhor que fique onde esta.
Para finalizar esta parte deixou outro texto que gosto:
Uso constante de computador causa amnésia crônica!2o.) Vamos a segunda parte, bem rápida, e o motivo de ter citado o texto do colega
Chucknoris:
Se "
o windows é aquele em que aprendemos copiar e colar nos cursinhos de computação" o que nos impede de também fazer um cursinho de Linux? Ou o que faz um usuário reclamar das diferenças entre os sistemas?
Porque eles não estudam Linux, mas estudam Windows, já que é inegável que existem muitas empresas dedicadas e ensinar o básico de informática (para eles: windows, word, excel e "internet")?
Espero que eu tenha conseguido passar minha idéia sem causar nenhuma chateação a ninguém.
[]'s
Cristiano