Autor Tópico: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo 2.0  (Lida 57890 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo 2.0
« Online: 03 de Julho de 2007, 13:05 »
Já faz algum tempo que eu fiz o post “Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo”, pois bem... Atualizei esse pequeno guia, pois muitos dos links estavam quebrados, e coisas novas surgiram.

Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo 2.0 “Versão atualizada”
http://nq6.blogspot.com/2008/12/no-entregue-s-o-linux-entregue-tambm.html


------------------------



Eu acho que ao disseminarmos o software livre instalando o Ubuntu na casa de um amigo não devemos apenas instalar o Ubuntu “seco” e sair da casa dessa pessoa com um sorriso dizendo se vira amigo. A idéia central é deixar uma instalação 100% funcional disponibilizando conteúdo extra.

Qual é a finalidade?
A finalidade é proporcionar uma experiência mais agradável ao usuário que vai ser contemplado com essa instalação mais completa. Teremos que fazer uma programação em cima de dois elementos.

1º A mídia de instalação do Ubuntu Customizado “super completo”. Download

2º Um mídia extra com todo conteúdo necessário para esse usuário poder se informar, estudar, fazer consultas, se entreter, etc. Será criado um DVD com todo esse conteúdo extra.

A opção pelo Ubuntu customizado se deve ao fato do mesmo conter instalados por padrão o OpenOffice 3, codecs multimídia dando suporte a áudio e vídeos de vários formatos, alem do suporte a filmes em DVD, suporte ao Java e flash, alem de vários programas extras instalados como o Adobe Reader, GnuCash, aMSN, aMULE, Skype, Inkscape, audacity, Amarok, Audacity, DVD Ripper, VLC, Xine, Wine ente outros...

Resumindo com ele o usuário abrirá mp3, wma, mpeg, wmv, rmvb, etc flash (youtube), java (home banking)... tudo automaticamente...

Obs: é o Ubuntu 8.10 original adicionado de pacotes extras. Testado e aprovado.

Com isso nos livramos da dependência da internet.

Todos nos sabemos como o Linux hoje é dependente de uma conexão de internet. Com o Ubuntu não é diferente, por estar disponível apenas em um único CD. O grande problema é que no Brasil nem todos tem uma conexão banda larga, e às vezes fica difícil convencer uma pessoa com conexão discada a usar o Ubuntu, por exemplo, pois o mesmo não terá os pacotes de tradução necessários após a instalação, atualizações do sistema, como instalar novos programas, drivers proprietários, entre outras opções relevantes.

Qual o público-alvo?
O público-alvo desta empreitada, são todos aqueles que tem um computador. Mesmo que o cara seja um Geek talvez ele não tenha 4 ou 8 GB de conteúdo extra, pois ele pode ter uma conexão discada. Como também uma pessoa leiga total não tem nem idéia que tal conteúdo exista e vai aproveitá-lo para estudar, consultar, se informar com o mesmo.

A idéia!
A idéia principal é economizar tempo, otimizar a instalação da melhor maneira possível e apresentar um Linux mais completo, adicionado a esse conteúdo extra. E isso tudo podendo ser feito num PC isolado sem se quer uma conexão discada. Esse cidadão terá um Ubuntu pronto para ser usado com programas extras, podendo ler todos os tipos de arquivos de vídeo, audio e muito mais sem ter que se preocupar em instalar o suporte para esses arquivos.

Lembre-se, todo conteúdo é pouco.
Temos que pensar que uma pessoa sem conexão ou com modem não tem oportunidade de baixar nada musicas, vídeos, revista, manuais, tutoriais, etc... Talvez você seja a única pessoa que ela pode contar. E isso é mais necessário ainda, pois esse conteúdo é sobre software livre. Um leigo não teria idéia de baixar tudo isso para consulta, leitura, estudo e entretenimento. Talvez nem saiba que tal conteúdo exista.

Qual seria esse conteúdo?
Bem, depois de instar e deixar redondinho o Ubuntu na casa desse seu amigo está na hora de lhe entregar conteúdo para pesquisa, estudo, consulta. Ai você me pergunta que tipo de conteúdo poderia ser esse? Guias, tutoriais, revistas, vídeos explicativos, vídeos aulas, etc...

Manual completo do Ubuntu 8.04 PDF
- Download - em pdf
Um excelente guia. Indispensável para todos que tem o Ubuntu instalado.

Guia do Linux Desktop - Download - 8 volumes em pdf
Poderoso guia de consulta. Também indispensável.

Revista Guia do Hardware.NET - Download - em pdf
Excelente fonte de informação. Aborda diversos assuntos.
Edições anteriores 01 / 02 / 03 / 04 / 05 / 06 / 07 / 08 / 09

Revista Linux
- Download - 5 edições em pdf
Revista especializada em Linux. Feita por nossos irmãos de Portugal.

Revista Gimpzine - Download - 8 edições em pdf
Revista especializada no Gimp.

Vídeo Aula Gimp - Download - 10 vídeos em AVI
Tutorial em vídeo sobre o Gimp, brilhantemente feito por LedStyle

Revista - BrOffice.org Zine - Download - 8 volumes em pdf
BrOffice.org Zine é a revista eletrônica do BrOffice.org

Guias de Instalação - Visualizar - Youtube
Guia em vídeo da instalação do Ubuntu

Vídeo sobre o desktop Ubuntu - Visualizar - Google video
Resumo do desktop Linux em vídeo, feito por LedStyle.

Open Clip Art Library - Download - Arquivo compactado ZIP

Ícones e papeis de parede e outras perfumarias.
Temos que dar a opção da instalação de novos temas, isso é muito importante, pois tem pessoas que quando não gostam do look, simplismente disistem. Isso também é um fator de convencimento a mais, pois a parte visual impressiona muito. Você pode baixar papeis de parede, ícones, temas etc, temos os sites Gnome Art, Gnome Look que tem bastante variedade. Além disso existe temas prontos como o tema do Mac OSX, completo, que você pode baixar, sem ter que garimpar.

Agora é só queimar o DVD
, mas antes vamos jogar tudo em pastas separadas e organizadas por tema. Alem da lista, inclua coisas que você tem, pois num DVD temos 4,7 GB de espaço. Nesse caso, sobrando espaço acrescente musicas MP3, Rom de NES, SNES, MAME, NeoGeo, etc, ou jogos mais elaborados como Americas Army, Fontes True Type extras, ou qualquer coisa que você ache que seja útil nessa situação.

Conclusão:
Garanto que aqueles que tem internet banda larga e um pouco de boa vontade, ao ler esse tópico, muito provavelmente sigam essas recomendações. Acho que temos que disseminar essa idéia não só com os leitores do fórum mais também com amigos, colegas de trabalho etc...

Essas duas mídias juntas são excelente para uma melhor apresentação do Linux. Certamente a pessoa que for agraciada com um Ubuntu conteúdo programas extras, abrindo todos os tipos de arquivos e tendo um vasto conteúdo para mergulhar, terá outra impressão do Linux.

Dê uma de professor!
Lembre-se, outra coisa muito importante é transformar essa instalação numa aula pratica. Como? É simples, basta ir explicando o que está fazendo, mostrando cada passo da instalação e depois apresentar o sistema instalado. Falar sobre os principais programas como BrOffice, Gimp, Pidgim, Firefox, Nautilus, etc.. abrindo um a um e mostrando o básico do básico. Ah! Não esquecer de falar sobre o conteúdo extra, fazendo uma breve citação de cada um deles.

Também configure o desktop 3d “pode ser o defult do Ubuntu” pra quem vem do Windows faz uma grande diferença.

Boa sorte!

Um abraço a todos.
Fred / Nq6
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2008, 15:03 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2007, 13:14 »
Excelente!
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline Diepartus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2007, 14:09 »
Muito legal essa iniciativa, eu já tenho um DVD com o conteúdo do APTonCD que baixei. Gostei muito da sua arte para a capa do DVD e dos prints das mídias, você poderia postar aqui a arte para que eu possa criar uma capinha para a minha mídia de pacotes extras?
Abraços...
:)

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2007, 14:27 »
ótimo, parabéns pelo trabalho.
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2007, 14:30 »
Muito legal essa iniciativa, eu já tenho um DVD com o conteúdo do APTonCD que baixei. Gostei muito da sua arte para a capa do DVD e dos prints das mídias, você poderia postar aqui a arte para que eu possa criar uma capinha para a minha mídia de pacotes extras?
Abraços...

Amigo as capas estão disponíveis em meu blog. Em breve vou fazer uma arte para a mídia de cd extra. Assim que eu fizer te mando uma mensagem. Ok.
Um abraço.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2007, 15:58 »
Excelente mesmo, parabéns pelo post.

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2007, 19:17 »
Fiz um scriptzinho que baixa algumas coisas desse tutorial e alguns programas também do pdf que você tinha feito, pode ser de ajuda para quem quiser automatizar o processo. O script é feito em shell e em Zenity.

Para utilizar, só dar permissão de execução depois executar:
Código: [Selecionar]
chmod +x desktop.sh
./desktop.sh

Link do Script: http://sryche.110mb.com/desktop.sh
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline mdea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2007, 19:42 »
fixem este tópico pelo amor de Deus!!  ;D ;D ;D

Ja botei o seu blog no meus favoritos!! >>
Sei querer abusar! seria legal se fosse disponibilizado uma "iso" da midia do aptOnCd(multimidia) para download.
Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2007, 20:10 »
fixem este tópico pelo amor de Deus!!  ;D ;D ;D

Ja botei o seu blog no meus favoritos!! >>
Sei querer abusar! seria legal se fosse disponibilizado uma "iso" da midia do aptOnCd(multimidia) para download.

Obrigado amigo, em relação a disponibilizar a mídia o problema é o provedor, ok.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2007, 20:12 »
Fiz um scriptzinho que baixa algumas coisas desse tutorial e alguns programas também do pdf que você tinha feito, pode ser de ajuda para quem quiser automatizar o processo. O script é feito em shell e em Zenity.

Para utilizar, só dar permissão de execução depois executar:
Código: [Selecionar]
chmod +x desktop.sh
./desktop.sh

Link do Script: http://sryche.110mb.com/desktop.sh

Que bom amigo, muito obrigado pela colaboração. Vou testar seu script. Preciso que você me fale o que ele tem para eu coloque no meu blog.
Um abraço.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2007, 20:13 »
Belo trabalho! ;)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2007, 20:14 »
Excelente mesmo, parabéns pelo post.

Obrigado, fico feliz que tenha gostado.
Um abraço.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #12 Online: 03 de Julho de 2007, 20:21 »
Que maravilha! Parabéns mesmo.

Sou suspeito pra falar, pois fui eu quem fez... mas já que vc indicou uma apostilas, vai mais uma aí:
www.juniormadrigal.pro.br/baixa/instalacao_ubuntu.zip

Trata-se de uma apostila sobre instalação e configuração do Ubuntu.  ;D

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #13 Online: 03 de Julho de 2007, 20:25 »
Que maravilha! Parabéns mesmo.

Sou suspeito pra falar, pois fui eu quem fez... mas já que vc indicou uma apostilas, vai mais uma aí:
www.juniormadrigal.pro.br/baixa/instalacao_ubuntu.zip

Trata-se de uma apostila sobre instalação e configuração do Ubuntu.  ;D

Sua apostila já foi citada, está no item 7. Fico feliz que tenha gostado da idéia.
Um forte abraço amigo.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Não entregue só o Linux! Entregue também conteúdo!
« Resposta #14 Online: 03 de Julho de 2007, 20:28 »
Gostei da idéia.. vou remasterizar um ubuntu seguindo ela.. depois coloco aqui o resultado
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,