Você navega na internet, acessa seus emails, entra no YouTube... Tudo normal. Mas aí, na hora de baixar uma música ou um vídeo, a coisa muda: os downloads feitos com programas de troca de arquivos (peer-to-peer, ou P2P), como os superpopulares eMule e BitTorrent, ficam estranhamente lentos.
E sem nenhum motivo aparente – mesmo que haja muita gente compartilhando o arquivo que você quer baixar, o download se arrasta.
Revoltados, muitos internautas acusam os serviços de banda larga de boicotar, intencionalmente, os programas P2P – usando um truque chamado traffic shaping .
Isso não é novidade, e já rendeu muita discussão. Mas, na semana passada, a polêmica voltou a pegar fogo: caiu na internet uma gravação em que um funcionário da Net, empresa responsável pelo serviço Vírtua, admite a desaceleração forçada dos programas P2P.
A gravação, que está em geekbr.podcastbrasil.com/2007/06/ 19/geeks-podcast-novela-virtua-001/, foi feita pelo usuário Erick Tostes, que tinha acabado de assinar o Net Vírtua e se assustou com a lerdeza da conexão. “Eu ainda não tinha desinstalado o meu Speedy, de 1 Mbps, e aí comparei com a conexão do Vírtua, de 2 Mbps.”
Segundo Erick, o Speedy conseguiu baixar a 110 KB/s – um valor normal, dentro do previsto (veja no texto abaixo como calcular a velocidade real da sua conexão de banda larga).
Já a conexão do Vírtua, que supostamente tem o dobro da velocidade, foi patética – 30 KB/s. Como os testes foram feitos com o mesmo arquivo, Erick atribui o resultado ao traffic shaping. Mas por que o provedor recorreria a essa prática?
“A Net oferece 2, 4, 8 mega. Mas não quer que as pessoas realmente usem (essa capacidade), pois a rede dela não agüenta”, fustiga Horácio Belfort, da Abusar – associação que reúne usuários de banda larga.
A Net diz que sua rede tem capacidade de sobra e reitera que nunca sabotou os programas P2P. Ela diz que flutuações de velocidade são normais. “A internet, como um todo, oscila”, alega Marcio Carvalho, diretor de produtos da empresa.
Mas, como explicar, então, a “confissão” gravada pelo usuário Erick Tostes? “Houve um problema de comunicação. A Net não concorda com as afirmações (do atendente).”
Sem se identificar, a reportagem do Link ligou para o suporte técnico da Net e reclamou de uma conexão Vírtua 2 Mbps – que realmente apresentava dificuldade com programas peer-to-peer. Algumas horas depois, a velocidade, que estava em 30 KB/s, subiu para o nível esperado – 250 KB/s. Então, se você está com problemas, a primeira medida é reclamar.
Fonte: Caderno Link do jornal o Estado de S.Paulo de 2-06-2007 - Bruno Sayeg Garattoni
http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=11255