Autor Tópico: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!  (Lida 31497 vezes)

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #60 Online: 07 de Julho de 2007, 19:38 »
ainda nao esta funcionando ja coloquei o MAC da placa e o comando mas nada ainda

acho q esta havendo uma confusão de dns no pc2 e gateway...q q eu coloco de gateway no meu pc com ubuntu? é o mesmo endereço q eu coloco no pc2?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #61 Online: 07 de Julho de 2007, 19:44 »
O pc1 obtém todos os dados de rede ( IP, gateway, máscara, DNS...) do provedor. O pc2 tem o IP que você designou, a máscara de sub-rede é 255.255.255.0, os servidores de DNS são os mesmos do pc1, e seu gateway é o IP da 2a. placa do pc1.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #62 Online: 07 de Julho de 2007, 20:40 »
tem algum detalhe que está errado...algumas vezes no pc2 aparece q tem um conflito entre IP's dos computadores...

acho q nao dei sorte com o ubuntu mesmo...reiniciei o pc e agora a resolução q ja não era possivel aumentar para mais doq 1024....agora travou em 800x600 e só tenho 2 opções 800x600 e 600x400  >:( ah nem

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #63 Online: 07 de Julho de 2007, 20:53 »
Se há conflito de IP, é porque o pc2 e uma das placas do pc1 ( a 2a.)  estão com o mesmo IP... verifique e corrija - 192.168.0.1 na 2a. placa do pc1, 192.168.0.10 no pc2.

Quanto à resolução, algo foi modificado, e nada tem a ver com a parte de rede. Qual é o tamanho de seu monitor?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #64 Online: 07 de Julho de 2007, 21:11 »
quanto a rede da uma olhada

resolvi configurar pela configuração manual na parte gráfica...
ta assim



no pc com windows ta assim...
ip - 192.168.0.10
mascara de subrede - 255.255.255.0
gateway padrão - 192.168.1.1

dns preferencial- e um dns q eu não lembro onde eu vi aqui no pc mas achei em algum lugar o endereço

ja mexi tanto nisso q nem sei mais como deve ficar
eu mudei umas 2x esses ips...tenho q colocar esses comandos mais uma vez com novos valores? (toda vez q eu mudar o ip pra testar tenho q usar esses comandos?)

# iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.1.10 -j MASQUERADE
# iptables -A FORWARD -s 192.168.1.10 -m mac --mac-source 00:00:00:00:00:00 -j ACCEPT
# iptables -A FORWARD -d 192.168.1.10 -j ACCEPT


euinstalei os plugins gstreamer e xine...ja tinha instalado antes e nada tinha acontecido com o video =\ karamba ta mto dificil acerta esse ubuntu
« Última modificação: 07 de Julho de 2007, 21:15 por lawless »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #65 Online: 07 de Julho de 2007, 21:26 »
lawless,

em primeiro lugar, não vai dar certo fazer tudo ao mesmo tempo...  ;D Ou bem resolvemos sua rede ou você instala outas coisas, mas as duas ao mesmo tempo só dá nisso - mais problemas.

Quanto à rede:
Citar
no pc com windows ta assim...
ip - 192.168.0.10
mascara de subrede - 255.255.255.0
gateway padrão - 192.168.1.1

dns preferencial- e um dns q eu não lembro onde eu vi aqui no pc mas achei em algum lugar o endereço

Jamais vai funcionar assim... o pc2 está na rede 192.168.0.10 e o gateway ( 2a. placa do pc1) está na rede 192.168.1.1... são duas redes diferentes, nunca se "enxergarão". Os dois endereços de DNS ( preferencial e secundário) podem ser obtidos da placa eth0 do pc1.

Quanto ao vídeo, resolvemos em seguida, certo?... mas fique certo, o problema não é o Ubuntu em si, mas sim que muitas coisas estão sendo mexidas simultaneamente. Vamos por partes, como diria Jack the Ripper...   ;D ;D Acerte esses IPs e vamos ver se a rede funciona; em seguida veremos o vídeo. Mas  nesse meio tempo, por favor, não mexa em mais nada no sistema!...  :D

( ),

VB5
« Última modificação: 07 de Julho de 2007, 21:46 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #66 Online: 07 de Julho de 2007, 21:46 »
lawless,

em primeiro lugar, não vai dar certo fazer tudo ao mesmo tempo...  ;D Ou bem resolvemos sua rede ou você instala outas coisas, mas as duas ao mesmo tempo só dá nisso - mais problemas.

Quanto à rede:
Citar
no pc com windows ta assim...
ip - 192.168.0.10
mascara de subrede - 255.255.255.0
gateway padrão - 192.168.1.1

dns preferencial- e um dns q eu não lembro onde eu vi aqui no pc mas achei em algum lugar o endereço

Jamais vai funcionar assim... o pc2 está na rede 192.168.0.10 e o gateway ( 2a. placa do pc1 está na rede 192.168.1.1... são duas redes diferentes, nunca se "enxergarão". Os dois endereços de DNS ( preferencial e secundário) podem ser obtidos da placa eth0 do pc1.

Quanto ao vídeo, resolvemos em seguida, certo?... mas fique certo, o problema não é o Ubuntu em si, mas sim que muitas coisas estão sendo mexidas simultaneamente. Vamos por partes, como diria Jack the Ripper...   ;D ;DAcerte esses IPs e vamos ver se a rede funciona; em seguida veremos o vídeo. Mas  nesse meio tempo, por favor, não mexa em mais nada no sistema!...  :D

( ),

VB5


VB5

VB5 fiz a alteração q vc me disse mas nao adiantou nada...nao consegui conectar ainda...vou dormir pq ja tou cansado
hehehe nem vou fazer mais nada enquanto nao conseguir agora to sem reação mesmo...deve ser uma configuraçãozinha simples que não estou fazendo direito q bosque...ou é por causa dos milhares de comandos q ja coloquei no terminal....isso ta me dexando loko...

achei mais esses 2 tutoriais aqui...
http://cotidianobinario.blogspot.com/2007/05/como-compartilhar-internet-com-o-ubuntu.html

"Segue um script que faz isso funcionar roteando a internet com o iptables :

# Compartilhar a conexao com a rede
modprobe iptable_nat
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

Coloca o ip do micro que esta conectado no terminal e os dns e esta pronto"


vlw de verdade pela ajuda vb5...amanhã tentarei denovo...

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #67 Online: 07 de Julho de 2007, 22:04 »
lawless,

certo, amanhã continuamos...  :D Vamos rever toda a sua configuração:
-  Sua placa eth0 ( no pc1), deve estar configurada para obter IP ( assim como os demais dados) automaticamente;
- Sua placa eth1 ( no pc1) deve estar com um IP estático, 192.168.0.1;
- Sua placa de rede no pc2 deve estar com IP estático (192.168.0.10), mascara de sub-rede 255.255.255.0, gateway 102.168.0.1, servidores DNS iguais aos da eth0 no pc1;
- o IP e o MAC da placa de rede do pc2 devem estar liberados no Iptables do pc1;
- Se houver firewall ativa no pc2 ( windows) ela deve estar configurada para permitir o acesso ao IP 192.168.0.1, ou então desativada;

E é isso... tem que funcionar! Quanto ao vídeo, foi algo durante  configuração do xine, provavelmente, mas pode ser consertado. Adianto que para monitores de 17" a resolução recomendada é 1024 x 768, não acima. Te aguardo amanhã!...

( ),

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #68 Online: 08 de Julho de 2007, 09:51 »
VB5 o video pelo menos voltou ao normal sozinho quando liguei agora cedo...

olha só como ta as configurações dos 2 pcs...se tiver algo errado me perdoe a ignorancia eu não manjo mesmo de configuração de rede...

pc1 eth1 - ubuntu


pc2 - windows


coloquei esses endereços e coloquei denovo aqueles comandos...

outra coisa....quando eu liguei o windows hj cedo aki no pc1...fiquei de olho nas conexões de rede do pc2...assim q conexteia internet pelo windows...no pc2 apareceu um gateway novo com o nome do meu provedor e o nome do meu pc....alem da conexão que está la e eu estou mexendo...será q isso pode estar influenciando????

edit: no ifconfig a placa eth1 esta assim....não sei se isso ajuda mas acho q o maximo de informação q eu consegui colocar mais facil fica pra ajudar hehehe

Código: [Selecionar]
eth1       Encapsulamento do Link: Ethernet  Endereço de HW 00:E0:7D:9A:9C:A0 
          inet end.: 192.168.0.1  Bcast:192.168.0.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::2e0:7dff:fe9a:9ca0/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:14925 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:12099 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:16726065 (15.9 MiB) TX bytes:1848226 (1.7 MiB)
          IRQ:20 Endereço de E/S:0xe000
« Última modificação: 08 de Julho de 2007, 10:16 por lawless »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #69 Online: 08 de Julho de 2007, 12:00 »
Amigo, lawless, dessa questão de rede eu nada sei, mas tô vendo aqui sua configuração, é parececida c/ a minha.

Eu faço o seguinte: deixo anotado na capa do meu porta CD Ubuntu Linux ;) os meu Ip fixo (estático), gateway e os valores do DNS, o comum e o preferencial. Minha conexão é via provedor de rádio.

Na configuração de rede aplico esses tais valores logo na saída do CD. E pronto. Inclusive qdo o isntalei logo foi baixando tudo que é atualização.

Vc está aplicando os dados do DNS?
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #70 Online: 08 de Julho de 2007, 12:28 »
rjbgbo não entendi mto bem mas vc quer dizer que coloca os ips de configuração de rede quando ainda esta rodando o ubuntu do cd antes de começar a instalação?

quanto a aplicar os dados do DNS significa colocar os numeros dos dns no pc2? se for isso eu estou colocando sim...deve ser algum problema em algum gateway sei la estou confuso nao queria deixar isso passar de hj mas ja segui diversos tutoriais e não consegui fazer funfar a rede hehehehe se não não conseguir ligar com a ajuda de vcs nao sei mais oq fazer...

eu acho q isso nao pode ser tão dificil assim estou fazendo alguma coisa errada em algum momento que nao estou prestando muita atenção

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #71 Online: 08 de Julho de 2007, 14:01 »
lawless, uma coisa que está errada é o gateway da sua eth1 no pc1. Veja, "gateway" significa o endereço de entrada e saída da rede. Sua rede particular ( distribuída por eth1) acessa a Internet através da placa eth0, então o gateway da placa eth1 deve ser o IP da placa etho... experimente e vamos ver.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #72 Online: 08 de Julho de 2007, 14:12 »
lawless, uma coisa que está errada é o gateway da sua eth1 no pc1. Veja, "gateway" significa o endereço de entrada e saída da rede. Sua rede particular ( distribuída por eth1) acessa a Internet através da placa eth0, então o gateway da placa eth1 deve ser o IP da placa etho... experimente e vamos ver.

VB5



grande vb5 sempre me ajudando aqui :)

vb5 como q eu vou colovar o ip da eth0 no gateway da placa eth1 sendo que ele é dinâmico? toda vez que eu reconectar tenho q ficar de olho nisso?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #73 Online: 08 de Julho de 2007, 14:41 »
Só para experimentar, você pode obter esse IP agora mesmo ( usando o "ifconfig") e ver se a rede funciona.
Quanto a como obter esse IP automaticamente, estou pensando que estivemos criando um problema do nada... Veja, seu modem é roteador: isso significa que ele faz internamente a mesma coisa que você está tentando fazer no pc1...  ou seja, é como se o modem também tivesse duas placas de rede: uma se conecta à Internet ( com IP, Gateway e etc fornecidos pelo provedor) e a outra passa a conexão ao seu pc1. Esta "segunda placa" do modem pode perfeitamente ter um IP fixo, que será então o gateway para etho.

Sei que parece meio complicado, mas é porque, para suprir a falta do hub ( que ainda acho que você conseguiria até de graça, ou quase), estamos colocando um segundo roteador ( seu pc1). Eu sugiro fortemente que você dê uma olhada no manual do seu modem ( geralmente vem no CD) para aprender mais sobre ele, e especialmente ver qual é o IP "default" dele; depois é barbada!...

Como exemplo, meu modem de cabo recebe o sinal do provedor, através de um IP que o provedor designa para ele. Daí o sinal é passado ao roteador, que tem um IP fixo ( "casualmente", 192.168.0.1). Então as outras máquinas da rede usam esse IP como gateway... Seria interessante descobrir também se se seu modem/roteador inclui um servidor DHCP embutido (o DHCP é capaz de atribuir endereços a todas as máquinas da rede, que então nem precisam ser configuradas), como o meu roteador tem.

Espero não ter sido confuso...  ;D Fico aguardando o retorno!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #74 Online: 08 de Julho de 2007, 15:08 »
VB5 meu provedor é ctbc e a ctbc não mandou manual do modem apenas de instalação do software...procurei por tudo aqui e nao achei mas vc tem razão foi bem pensado...

tem algum outro modo de saber isso sem ser pelo manual?