Autor Tópico: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!  (Lida 31501 vezes)

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #15 Online: 02 de Julho de 2007, 12:04 »
alguem me de uma luz por favor...
li num tutorial q é simples compartilhar a internet só colocar esses comandos no terminal

modprobe iptable_nat
iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

eu coloco esses comando com "sudo" na frente
nos 2 primeiros comandos ele pede uma senha eu digito dou enter e nada acontece pula pra linha de baixo...
no ultimo da mensagem de permissão negada

oq eu faço?
vc tem q conecta como root no último.

é só ir em Sistema > Administração > Usuários e Grupos aí selecione "root" e clique em propriedades, selecione a parte "definir senha manualmente" e coloque uma senha para o root.

Após ter trocado a senha, vá no terminal e escreva:

su        (isso mesmo, só essas duas letras)

e coloque a senha que vc deixou para o root e dê o comando que apareceu com a permissão negada.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #16 Online: 02 de Julho de 2007, 12:15 »
lawless De uma olhada nesta mensagem aqui.

E neste link aqui do Guia Foca, que explica como usar o iptables entre outras coisas para distribuir a internet na rede.

Quem sabe não te ajuda.

Quanto a mensagem do gaules sugiro você a ignorá-la, infelizmente. O root esta bloqueado não é a toa, é uma questão de segurança. Em substituição da dica dele  você pode executar os comandos com um sudo na frente, e se não gosta disto quando abrir o terminal digite de uma vez sudo -s que tudo que fizer lá será feito, pois estará com permissões de super usuário.

Outra coisa é que ao automatizar estes comandos para liberar a internet na rede não necessitará nem mesmo do sudo.
« Última modificação: 02 de Julho de 2007, 12:21 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #17 Online: 02 de Julho de 2007, 12:31 »

Quanto a mensagem do gaules sugiro você a ignorá-la, infelizmente. O root esta bloqueado não é a toa, é uma questão de segurança. Em substituição da dica dele  você pode executar os comandos com um sudo na frente, e se não gosta disto quando abrir o terminal digite de uma vez sudo -s que tudo que fizer lá será feito, pois estará com permissões de super usuário.

Outra coisa é que ao automatizar estes comandos para liberar a internet na rede não necessitará nem mesmo do sudo.

eu pedi para ele entrar como super user pq, pelo q ele disse, com o sudo não foi possível...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #18 Online: 02 de Julho de 2007, 12:39 »

Quanto a mensagem do gaules sugiro você a ignorá-la, infelizmente. O root esta bloqueado não é a toa, é uma questão de segurança. Em substituição da dica dele  você pode executar os comandos com um sudo na frente, e se não gosta disto quando abrir o terminal digite de uma vez sudo -s que tudo que fizer lá será feito, pois estará com permissões de super usuário.

Outra coisa é que ao automatizar estes comandos para liberar a internet na rede não necessitará nem mesmo do sudo.

eu pedi para ele entrar como super user pq, pelo q ele disse, com o sudo não foi possível...

Eu normalmente tento descobrir o porque da permissão negada. Se ele esta usando um usuário administrador (igual ao criado durante a instalação), Como estão as permissões da pasta onde esta tentando gravar e etc.

Ou então se não tem jeito e partimos para esta solução sempre aviso quais as consequencias que ele encontrará.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #19 Online: 02 de Julho de 2007, 12:53 »
Sempre é bom dar uma olhada na documentação do Ubuntu mantida pela comunidade. Tem muita coisa boa lá e boa parte de suas dúvidas poderiam ter sido solucionadas com esse material. Pra achar algo rapidamente, realize uma busca utilizando o campo "busca" no topo da página:

http://wiki.ubuntubrasil.org/Documentacao
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #20 Online: 02 de Julho de 2007, 12:55 »
pessoal é o seguinte
tentei pelo sudo -s...deu pra colocar o comando no terminal...sem erro nenhum...é normal não ter resposta nenhuma a esses comandos? pq eu dou o comando e aperto enter ele inici uma nova linha em branco...

bom...não deu certo esses comandos o outro computador com windows xp continua mostrando que esta sem conexão ou a conexão é nula....eu coloco para reparar a conexão mas ele não consegue obter um novo IP

o funcionamento é simples não é? no outro computador a internet só funciona se obter um IP do pc que tem 2 placas de rede o servidor....mas meu computador no caso o servidor não esta conseguindo passar o IP para o pc2 com windos...

meu deus oq eu faço gente?


edit: estou dando uma olhada nas documentações que vcs me passaram vm ve se eu acho alguma coisa que me ajude efetivamente...

edit 2: o IP fornecido pelo meu provedor não é estático....tenho 2 conexões a eth1 e eth2 me parece que a conexão de internet está na eth1 a 2 seria a de compartilhmento ligada ponto a ponto no outro pc com wndows
« Última modificação: 02 de Julho de 2007, 13:01 por lawless »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #21 Online: 02 de Julho de 2007, 15:29 »
pessoal é o seguinte tentei pelo sudo -s...deu pra colocar o comando no terminal...sem erro nenhum...é normal não ter resposta nenhuma a esses comandos? pq eu dou o comando e aperto enter ele inici uma nova linha em branco...

É normal sim. No linux não tem pergunta de confirmação, nem resposta se foi certo, tendo apenas respostas de erro.

Citar
bom...não deu certo esses comandos o outro computador com windows xp continua mostrando que esta sem conexão ou a conexão é nula....eu coloco para reparar a conexão mas ele não consegue obter um novo IP

o funcionamento é simples não é? no outro computador a internet só funciona se obter um IP do pc que tem 2 placas de rede o servidor....mas meu computador no caso o servidor não esta conseguindo passar o IP para o pc2 com windos...

meu deus oq eu faço gente?


edit: estou dando uma olhada nas documentações que vcs me passaram vm ve se eu acho alguma coisa que me ajude efetivamente...

edit 2: o IP fornecido pelo meu provedor não é estático....tenho 2 conexões a eth1 e eth2 me parece que a conexão de internet está na eth1 a 2 seria a de compartilhmento ligada ponto a ponto no outro pc com wndows

Leu o Guia Foca? Vou ler e ver se te ajudo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #22 Online: 02 de Julho de 2007, 15:47 »
clcampos vlw mesmo pela ajuda
estou no trabalho ainda nao tive tempo de ler todos os guias que vcs me passaram aki tou lendo um aqui mas não é o foca ainda...assim que der vou ver se tem algo que me ajude...mesmo pq soh vou poder testar assim q chegar em casa...

estive pensando será q o problema não está no pc com windows? talvez eu tenha passado algum endereço de ip por comando pelo linux...sei la precisava remover todas as conexões do outro pc e tentar denovo esses aih...

edit: abri agora pra dar uma olhada e o link infezlimente não está entrando tem outro url pro guia foca?
« Última modificação: 02 de Julho de 2007, 15:55 por lawless »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #23 Online: 02 de Julho de 2007, 17:39 »
Realmente o Guia Foca esta fora. Espero que volte mais tarde, afinal é uma excelente fonte de pesquisa.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #24 Online: 02 de Julho de 2007, 18:27 »
hehehe

lawless, também passei por essa mesma dúvida no começo

Sobre a senha digite correta/, nada vai aparecer mesmo (coisas do Linux!!!  ;D) e de ENTER.

Pronto vc já está logado como root do sistema.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #25 Online: 02 de Julho de 2007, 21:51 »
lawless,

não sei se não estou chovendo no molhado, mas já conferiu bem a configuração das duas placas do micro que recebe a conexão? A que está ligada no modem tem o IP atribuído pelo provedor; a segunda, que distribui para as outras máquinas, deve receber um IP como "192.168.0.1" as outras máquinas receberão IPs de acordo ( ...0.2 e ... 0.3, por exemplo.) As três máquinas devem estar declaradas como pertencentes a um mesmo grupo de trabalho ( "CASA", por exemplo) e a máscara de sub-rede deve estar correta. Não seria esse o problema?

VB5
« Última modificação: 02 de Julho de 2007, 22:34 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #26 Online: 02 de Julho de 2007, 23:05 »
bom...quanto aos efeitos da tela...
sim minha placa é uma ati radeon...9600pro...
eu não me interesso pelos jogos 3d do linux...pois tenho meus jogos no windows e raramente os jogo também...então deixo isso de lado e prefiro ter efeitos legais na tela do linux...

eu cheguei a instalar o beryl...mas sinceramente não sei oq ele faz...vi q tem uns efeitos de janela e tudo mais...é necessario o drive restrito ou o aberto?

no caso de eu optar pelo driver aberto eu devo fazer oq? desabilitar o restrito e instalar de q jeito o aberto?
eu cheguei até esse dive por algum tuto q eu li aki no forum o tal do ENVY
http://albertomilone.com/wordpress/

por acaso é por ele que devo proceder?

e no caso do componente COMPOSITE não estar disponivel, isso significa oq?

vlw pessoal...aos poucos me adapto ao Ubuntu e gosto cada vez mais dele...

opa, desculpe a demora!

para rodar o beryl eu utilizei esse tutorial:

http://odintsoff.wordpress.com/2006/12/25/ubuntu-610-ati-radeon-xgl-beryl/

pra mim deu tudo certo! só na hora de instalar os pacotes (no final) q eu tiver q instalar  de 1 em 1, mas o resto tá perfeito.

qualquer coisa da um berro aí q nóis acode!

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #27 Online: 03 de Julho de 2007, 09:02 »
po pessoal nem sei como agradecer a vcs...estão tentando me ajudar de várias formas e tudo numa boa...putz obrigado mesmo...dificilmente eu encontraria uma recepção como essa em outras comunidades...acho q é por isso que as comunidades do linux tem a imagem que tem, sempre ouvi falar bem...parabens a todos...

quanto a rede...VB5, acho q esse é o problema...eu não estou sabendo designar esses IP's nunca mexi muito com redes não manjo mesmo dessas configurações...
teria algum tutorial ou teria como alguem me descrever esse processo desde o começo? digo setando os ips das maquinas oq faz em um pc oq faz em outro...
minha rede é muito simples 2 pcs um com uma placa de rede outro com 2...o servidor é conectado direto ao modem e meu ip é dinâmico...não pode ser tão dificil assim configurar ela...


gaules kcta...vc me animou muito com esse tuto...chegando em casa na hora do almoço colocarei ele em prática...
só me restou uma duvida...
tenho instalado o driver da ati pelo ENVY tenho que remove-lo não é? acho que acabei instalado o oficial também aquele restrito...só que eu o desabilitei...quais comandos eu uso para remove-los?
edit: ah outra coisa meu Ubuntu é o 7.04 Feist Fawn acho que não tem uma diferença tão gritante que me impeça de seguir este mesmo procedimeno né?


obrigado a todos novamente!
pouco a pouco encontro as soluções graças a vcs...
« Última modificação: 03 de Julho de 2007, 09:10 por lawless »

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #28 Online: 03 de Julho de 2007, 13:09 »
bom...quanto aos efeitos da tela...
sim minha placa é uma ati radeon...9600pro...
eu não me interesso pelos jogos 3d do linux...pois tenho meus jogos no windows e raramente os jogo também...então deixo isso de lado e prefiro ter efeitos legais na tela do linux...

eu cheguei a instalar o beryl...mas sinceramente não sei oq ele faz...vi q tem uns efeitos de janela e tudo mais...é necessario o drive restrito ou o aberto?

no caso de eu optar pelo driver aberto eu devo fazer oq? desabilitar o restrito e instalar de q jeito o aberto?
eu cheguei até esse dive por algum tuto q eu li aki no forum o tal do ENVY
http://albertomilone.com/wordpress/

por acaso é por ele que devo proceder?

e no caso do componente COMPOSITE não estar disponivel, isso significa oq?

vlw pessoal...aos poucos me adapto ao Ubuntu e gosto cada vez mais dele...

opa, desculpe a demora!

para rodar o beryl eu utilizei esse tutorial:

http://odintsoff.wordpress.com/2006/12/25/ubuntu-610-ati-radeon-xgl-beryl/

pra mim deu tudo certo! só na hora de instalar os pacotes (no final) q eu tiver q instalar  de 1 em 1, mas o resto tá perfeito.

qualquer coisa da um berro aí q nóis acode!

hehe agora na hora do almoço fui tentar utilizar esse tuto pra instalar o beryl e faz-lo funfar...

primeiro tirei o drive do ENVY

mas aih 3 comandos não entraram...

"sudo depmod -a
sudo aticonfig –initial
sudo aticonfig –overlay-type=Xv"

não sei pq e nao lembro a msg de erro....

reinciei o pc e pra minha surpresa o modo grafico foi pro saco :D aih eu nao sabia oq fazer...pois nao tinha feito backup do xorg...
entrei no windows e usando o partition magic coloquei pra formatar a partição do linux...como sou totalmente iniciante nem lembrei do grub...formatei agora quando eu ligo o pc ele procura o grub e da erro...hehehehe para no erro...como tive q parar oq eu estava fazendo pois meu horario de almoço temrinou fiquei sem resolver...agora vai uma nova duvida....eu posso reinstalar o linux a partir do cd parando desse ponto não é? se eu colocar o cd do ubunu no drive ele va entrar antes de procurar o grub correto? aih é soh instalar normalmente?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #29 Online: 03 de Julho de 2007, 19:49 »
lawless,
existem sim vários tutoriais na Internet, ms vamos ver se poupamos o trabalho desta vez:  ;D

quanto a rede...VB5, acho q esse é o problema...eu não estou sabendo designar esses IP's nunca mexi muito com redes não manjo mesmo dessas configurações...
teria algum tutorial ou teria como alguem me descrever esse processo desde o começo? digo setando os ips das maquinas oq faz em um pc oq faz em outro...
minha rede é muito simples 2 pcs um com uma placa de rede outro com 2...o servidor é conectado direto ao modem e meu ip é dinâmico...não pode ser tão dificil assim configurar ela...

Como seu modem é ADSL, ele muito provavelmente já é roteador. Olhe quantas saídas ele tem - se for mais de uma, basta que você ligue ambos os micros a ele e coloque ambos para "Obter endereço IP automaticamente"; nem serão necessárias duas placas num dos micros. Se for roteador ( verifique no manual) mas tiver apenas uma saída, basta ligá-la a um switch ( ou mesmo um hub) e ligar os dois micros a ele.

VB5


 
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB