Autor Tópico: O que está acontecendo com o(a) Mandriva  (Lida 5489 vezes)

Offline Luiz Santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
  • Atendendo a pedidos: Eu!!
    • Ver perfil
O que está acontecendo com o(a) Mandriva
« Online: 29 de Junho de 2007, 09:58 »
Esta distro, quando Mandrake, foi uma das mais usadas no mundo. É uma das mais completas e amigáveis que existe. Mas parece que caiu no esquecimento. Tenho ela um dual boot com o Ubuntu. Ela possui muitas vantagens em relação ao Laranjão que não são levadas em conta. O que vocês acham que falta a ela para voltar ao topo?
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: O que está acontecendo com o(a) Mandriva
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2007, 10:01 »
Principal motivo: Filosofia do Ubuntu é fantástica. Precisa de mais um motivo? hehe
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: O que está acontecendo com o(a) Mandriva
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2007, 10:14 »
Esta distro, quando Mandrake, foi uma das mais usadas no mundo. É uma das mais completas e amigáveis que existe. Mas parece que caiu no esquecimento. Tenho ela um dual boot com o Ubuntu. Ela possui muitas vantagens em relação ao Laranjão que não são levadas em conta. O que vocês acham que falta a ela para voltar ao topo?

Amigo, se lembre que o Ubuntu é bem mais novo que o Mandriva, e que as soluções que você julga que o Ubuntu não tem, estão sendo implementadas aos poucos. O Ubuntu tem pouco mais de 2 anos, e o Mandriva muito mais que isso.

A Mandriva é junção do nome das duas empresas MandrakeSoft e Conectiva. Em 2005, a empresa se fundiu com a Brasileira Conectiva, formando a Mandriva.

A Conectiva foi a primeira distribuidora brasileira do sistema operacional Linux. Tendo suas distribuições disponiveis desde de 1997. São 10 anos, ok?

Mandrakelinux é uma distribuição GNU/Linux de origem francesa baseada originalmente na distribuição Red Hat Linux (ambas usam pacotes RPM) criada em 1998 por Gaël Duval que é também co-fundador da Mandrakesoft; empresa responsável pela distribuição e manutenção dos produtos derivados do Mandrakelinux. São 9 anos ok?

Eu garanto a você que o desenvolvendo do Ubuntu é bem mais rápido, que nossa base de usuários já ultrapassa os 10 milhões, que somo a distro nº1 a mais de 1 ano sem perder o posto, que se o nosso Ubuntu tivesse ou 9 ou 10 anos de desenvolvimento não seriamos só melhor, mais sim perfeitos, se comparados ao MAC ou qualquer outro sistema metido a besta.

É obvio que uma distro que vem da fusão de duas empresas com uma década de experiência cada tereiamos uma excelente distro. Mais vamos ver o que o futuro próximo nos reserva.

Ok, amigo, é isso o que eu penso. Nuca devemos analisar as coisas da maneira mais cômoda, pois isso não é o melhor a se fazer.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: O que está acontecendo com o(a) Mandriva
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2007, 10:31 »
Laranjão? rs Gostei  ;) Meu PC agora chama-se Laranjão rs

Eu sempre gostei da Conectiva, por consideração. Foi ela quem me iniciou ao mundo do software livre. Na época, eu programava em PL (Programação Lógica), Pascal e C/C++

O problema que vejo na Conectiva era o suporte, pois na época não era tão intuitivo utilizar Linux quanto é hoje, e a Conectiva sempre cobrou pelo suporte. Quando não cobrava, vc tinha que comprar livros etc e tal. Vinha um estojo bonito, caixa preta e etc escrito Conectiva 4 alguma coisa, nao lembro.

O suporte pago fez migrar muitos adeptos ao projeto Linux Guarani, onde alguns dinossauros aqui do forum, por exemplo meu amigo Mythus, desenvolveram soluções jurassicas hehe

A Mandrake tinha o pessimo defeito de mandar muita coisa no meu PC em frances. Havia documentação em portugues e em ingles estadunidense. O problema é que mandavam coisas em frances no meu pc, e qdo traduziam vinha para alemao (eu queria morrer com isso rsrsrs). O cd de instalaçao da Mandrake que me refiro comprei, há uns 8 anos atras, junto com uma revista de Linux especializada, eu tinha o hábito de comprar essas revistas e ganhar os cds rsrs

Desculpe o texto, mas imaginem duas empresas somando uma decada de clientes insatisfeitos em maior qtde do que satisfeitos. A unica empresa que se preocupa com o codigo fonte, de acordo com os principais veiculos de informação do país hj, na area de TI (Tecnologia e Informação) é a google. Eu não concordo com isso, mas é o que dizem. A conectiva não fez isso, nem a mandrake. E hoje o foco é diferente.

Pra Mandriva, a solução e mudar radicalmente, igual a Yahoo, que anda repensando seus valores de mercado.

Desculpem o texto enorme, mas é que eu vivenciei tudo isso dai  ;) [ ]s
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 10:33 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline mientefuego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: O que está acontecendo com o(a) Mandriva
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2007, 10:36 »
Algo que queimou muito a Mandriva - empresa - foi demitir o próprio fundador um pouco após a compra da Conectiva pela Mandrakesoft...

Não sei por quais motivos, só sei que isso queimou muito a marca.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: O que está acontecendo com o(a) Mandriva
« Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2007, 10:42 »
Algo que queimou muito a Mandriva - empresa - foi demitir o próprio fundador um pouco após a compra da Conectiva pela Mandrakesoft...

Não sei por quais motivos, só sei que isso queimou muito a marca.

esse é um dos erros de mercado nos quais eu me referia, que sao somados aos das 2 empresas anteriores... efeito bola de neve rs [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: O que está acontecendo com o(a) Mandriva
« Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2007, 11:14 »
Alguem ja viu isso?
http://www.moreinterop.com/
Temos que fixar o bug #1.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: O que está acontecendo com o(a) Mandriva
« Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2007, 11:26 »
Alguem ja viu isso?
http://www.moreinterop.com/

Isto já estava previsto no acordo Novell + Microsoft.

Esta é uma discussão interessante. O que aconteceu com o Debian? Quais os grandes "players" do Linux atualmente? Porque o Ubuntu avançou tanto em tão pouco tempo? Ship-it? Tudo bem que é bancado por um milionário, mas não se tem publicidade pesada.

A Mandriva sempre foi conhecida por ter uma interface amigável (foi meu primeiro Linux que consegui colocar para rodar - versão 8.2 do Mandrake). A Conectiva foi a primeira que tentei rodar (Guarani e versão 4.0) sem sucesso. Pensei ontem em baixar o Mandriva para testar... vou ver se o baixo para tentar entender o que foi que aconteceu :D
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Luiz Santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
  • Atendendo a pedidos: Eu!!
    • Ver perfil
Re: O que está acontecendo com o(a) Mandriva
« Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2007, 13:46 »
Esta distro, quando Mandrake, foi uma das mais usadas no mundo. É uma das mais completas e amigáveis que existe. Mas parece que caiu no esquecimento. Tenho ela um dual boot com o Ubuntu. Ela possui muitas vantagens em relação ao Laranjão que não são levadas em conta. O que vocês acham que falta a ela para voltar ao topo?

Amigo, se lembre que o Ubuntu é bem mais novo que o Mandriva, e que as soluções que você julga que o Ubuntu não tem, estão sendo implementadas aos poucos. O Ubuntu tem pouco mais de 2 anos, e o Mandriva muito mais que isso.

Eu garanto a você que o desenvolvendo do Ubuntu é bem mais rápido, que nossa base de usuários já ultrapassa os 10 milhões, que somo a distro nº1 a mais de 1 ano sem perder o posto, que se o nosso Ubuntu tivesse ou 9 ou 10 anos de desenvolvimento não seriamos só melhor, mais sim perfeitos, se comparados ao MAC ou qualquer outro sistema metido a besta.

É obvio que uma distro que vem da fusão de duas empresas com uma década de experiência cada tereiamos uma excelente distro. Mais vamos ver o que o futuro próximo nos reserva.

Ok, amigo, é isso o que eu penso. Nuca devemos analisar as coisas da maneira mais cômoda, pois isso não é o melhor a se fazer.

Em relação ao tempo de existência da distro, estou bem consciente disto. Minha intenção não foi ser superficial em minha colocação. Mas pelo uso das duas distros, percebo que o Mandriva tem mais ferramentas de configuração do que o Laranjão. Mas como foi dito acima isso aos poucos está mudando. Visito também o forum do Mandriva, tenho um login lá. E percebo que a atividade do fórum é muito lenta. Tento encontrar documentação livre mas parece que há muito pouco. Sou assinante do mandrivaclub, acredito que esta distro dará a volta por cima e voltará a ser uma das líderes. Quem sabe melhor que o vira-casaca suse...
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: O que está acontecendo com o(a) Mandriva
« Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2007, 14:10 »
Em relação ao tempo de existência da distro, estou bem consciente disto. Minha intenção não foi ser superficial em minha colocação. Mas pelo uso das duas distros, percebo que o Mandriva tem mais ferramentas de configuração do que o Laranjão. Mas como foi dito acima isso aos poucos está mudando. Visito também o forum do Mandriva, tenho um login lá. E percebo que a atividade do fórum é muito lenta. Tento encontrar documentação livre mas parece que há muito pouco. Sou assinante do mandrivaclub, acredito que esta distro dará a volta por cima e voltará a ser uma das líderes. Quem sabe melhor que o vira-casaca suse...

Amigo entendo sua frustração em relação ao Ubuntu nesse sentido das mais variadas configurações gráficas como a do xorg por exemplo. O centro de controle do Mandriva é fantástico, depois do Suse ele é indiscutivelmente o melhor. Mais as soluções para o Ubuntu mesmo que timidamente aparecem.

Hoje o Ubuntu tem esse utilitário abaixo, que configura o xorg e os dispositivos, já está disponível na versão 7.10 e outras coisas virão pode ter certeza.





Mais eu duvido que tenha um distro com tantos admiradores, usuários, com tamanha documentação, com uma comunidade tão receptiva e participava como a nossa. Nisso somos os primeiros. É muita vantagem pra digitar, e eu estou meio sem tempo ok.

Um abraço.
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 14:25 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline ataias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 145
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: O que está acontecendo com o(a) Mandriva
« Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2007, 18:56 »
hmm o ubuntu é o mais usado no mundo linux? então alguém poderia me dizer porque o ubuntu se desenvolveu no mundo linux mais rapidamente?
Dell Inspiron 15R - Intel Core i5
RAM 4Gb - HD 500Gb
Ubuntu Linux 10.10 64bits!!!! A melhor parte!

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: O que está acontecendo com o(a) Mandriva
« Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2007, 19:10 »
Falando em Yast,baixei a versão Alpha de um único CD do Opensuse,neste caso usando o Gnome, interessante notar há muito menos aplicativos presentes, nem o Firefox vem instalado, o Yast está organizado como o Painel de Controle, e não da maneira usual, de qualquer forma não gostei dessa,espero, breve mudança.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: O que está acontecendo com o(a) Mandriva
« Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2007, 22:36 »
Citar
Hoje o Ubuntu tem esse utilitário abaixo, que configura o xorg e os dispositivos, já está disponível na versão 7.10 e outras coisas virão pode ter certeza.


Isso não é um cofigurador de xorg definitivo.

Serve apenas pra configurar 2 monitores. Apenas isso.

E os problemas com: mouse, teclado, placa de tv.....Nada.



Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: O que está acontecendo com o(a) Mandriva
« Resposta #13 Online: 29 de Junho de 2007, 22:40 »
Temos que para com essa bobagem de "tempo".

Isso não existe no software livre.

Simplesmente porque nada no software livre começa do zero. Tudo que já foi feito pode ser reaproveitado.

O ubuntu tem a obrigação de ter um painel de controle eficiente.

"A distro é nova" não passa de uma grande desculpa.   

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: O que está acontecendo com o(a) Mandriva
« Resposta #14 Online: 30 de Junho de 2007, 19:48 »
Ubuntu é mantido pelo milhionário Mark Shuttleworth, e tomara que ele continue de bom humor por alguns anos...