Autor Tópico: Acelerando o boot do Ubuntu  (Lida 13422 vezes)

Offline tds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Acelerando o boot do Ubuntu
« Online: 26 de Abril de 2006, 16:28 »
Esse tutorial serve para desabilitar alguns serviços que não são necessários na hora do boot. Já testei no Gnome (Ubuntu) e no XFCE (Xubuntu) mas deve funcionar para qualquer variante do Ubuntu (Kubuntu, Edubuntu e etc).

Primeiro vocês vão precisa de um programa chamado: sysv-rc-conf

Código: sudo apt-get install sysv-rc-conf

Agora basta ir no terminal

Código: sudo sysv-rc-conf

Algumas observações:

01. Os itens que desabilitei aqui destaquei em vermelho, isso não significa que você deve fazer o mesmo da uma lida na descrição antes de desabilitar.
02. As descrições estão bem resumidas não foi por preguiça (:P) e sim porque meu conhecimento relacionado ao Linux/Ubuntu é básico apesar disso procurei deixar melhor que o original em inglês.
03. Alguns itens vão estar marcado com asteriscos (***) esses itens não devem ser desabilitados. Os outros fica a critério de vocês.

Serviços:

*** 01. acpi-support/acpid: serve para gerenciar a energia do pc/laptop. Default de ambos: 2,3,4,5.
02. alsa: se o seu pc usa alsa para gerenciar o som deixe ligado, caso contrário pode desabilitar sem problema. NOTA: Não sei o default desse, não apareceu aqui.
03. alsa-utils: mesmo acima. Default: S
04. anacron: cron são scripts programados para se executarem em determinada hora. O anacron é um subsistema do cron, caso você deslige seu laptop/pc quando um script estiver para ser executado ele salva as informações para serem executados quando o pc for ligado. Caso você não desligue seu pc com frequência pode desabilitar essa opção sem problema. Default: 2,3,4,5
05. apmd: esse aqui é um gerenciador de energia para pcs mas antigos, caso o seu seja novo pode desabilitar. Default: 2,3,4,5
06. atd: como o cron, esse também é um agendador de tarefas. Default: 2,3,4,5
*** 07. binfmt-support: habilita o kernel a dar suporte a arquivos binários. Default: 2,3,4,5
08. bluez-utiles: esse é óbvio Smile, se você tem alguma coisa que use tecnologia bluetooth deixa ligado se não pode desabilitar. Default: 2,3,4,5
*** 09. bootlogd: pelo que eu entendi (man bootlogd) serve para gravar no pc algumas menssagens na hora do boot. Default: S
*** 10. cron: vide anacron. Default: 2,3,4,5
11. cupsys: se você tiver impressora deixe ligado, caso contrário pode desabilitar. Default: 2,3,4,5
*** 12. dbus: serve para um programa se comunicar com outro. Default: 2,3,4,5
13. dns-clean: usa conexão discado? não? então desabilta. Default: S
14. evms: acrônimo de Enterprise Volumn Management system, é uma ferramenta usada para gerenciar sistemas de armazenamento no Linux. Default: S
15. fetchmail: pelo que entendi serve para criar um servidor remoto de email no seu pc. Default: 2,3,4,5
16. gdm: gnome desktop manager, se você entra no gnome pelo console pode desabilitar. Default: 2,3,4,5
*** 17. halt: serve para avisar ao kernel quando desligar/reiniciar/etc o laptop/pc. Default: 0
*** 18. hdparm: pelo que eu entendi (man hdparm) serve para dar suporte ao hd. Default: 2,3,4,5
19. hibernate: se o seu pc suporta deixe ligado, caso contrário pode desabilitar. Default: S
20. hotkey-setup: dá suporte para algumas teclas especiais, só funciona em laptops: HP, Acer, ASUS, Sony, Dell e IBM. Se você não tem um desses pode desabilitar sem problema. Default: 2,3,4,5
21. hotplug/hotplug-net: funciona como o plug'n'pray do windows. de acordo com o gringo ele desabilitou esse e mesmo assim o ubuntu ainda reconheceu a câmera digital dele, eu não testei então não sei. Vocês decidem. Default: S
22. hplip: mesmo do cupsys. Default: S
23. ifrename: atribui nomes arbitrários para todos os tipos de interface de rede: ISA, PCI, USB, CardBus e PCMCIA. Serve para gerenciar várias interfaces de rede, aqui no meu laptop só tenho ath0 (wifi) e eth0 (ethernet) que são atribuidos pelo kernel, então é meio inútil pra mim. Default: S
*** 24. ifupdown/ifupdown-clean: serve para habilitar as interfaces de rede. Default do ifupdown: 0,6,S / Default do ifupdown-clean: S.
25. inetd/inetd.real: (tirei do handbook do freebsd) O inetd é chamado de "Super-Servidor Internet" porque ele gerencia conexões para diversos daemons. O inetd atua como um servidor gerenciador para outros daemons. Quando uma conexão é recebida pelo inetd, ele determina para qual daemon a conexão é destinada e executa o daemon correspondente e a ele delega o socket. Executar uma instância do inetd reduz a carga no sistema de forma geral, comparado a se executar cada daemon individualmente. Primariamente, o inetd é usado para executar outros daemons, mas diversos protocolos simples são tratados diretamente, como chargen, auth e daytime. Dêem uma olhada aqui /etc/inetd.conf e comentem (#) os serviços que você não precisam. Default: 2,3,4,5
*** 26. klogd: grava as mensagens do kernel. Default: 2,3,4,5
27. laptop-mode: se você não usa laptop pode desligar sem problema. Esse serviço serve para ajudar quando o laptop a conservar bateria (sudo laptop-mod start/stop). Default 2,3,4,5
28. linux-restricted-modules-common: Você precisa ver se precisa de algum módulo restrito para carregar junto com o sistema. Eu preciso do madwifi ath_pci, aí deixei ligado. Dêem um olhada aqui: /lib/linux-restricted-modules, se você não precisar de nenhum pode desligar sem problema. Default: 0,6 e S
29. lvm: como o evms é um gerenciador de disco, se você usa deixa ligado, se não... Default: S.
*** 30. makedev: serve para criar dispositivos (hd, disquete, som...). Default: 2,3,4,5
31. mdamd/mdamd-raid: (tirado do wikipedia) Redundant Array of Independent Disks, Arranjo redundante de discos ou mais conhecido como simplesmente RAID, é um meio de se criar uma unidade virtual composta por vários discos individuais, com a finalidade de duplicação (redundância, recuperação de falhas) ou balanceamento (operações I/O em paralelo). Ambos os serviços servem para gerenciar o RAID. Se você não usa, pode desabilitar. Default mdamd: 2,3,4,5. Default mdadm-raid: S
32. module-init-tools: server para carregar módulos extras do /etc/modules dêem uma olhada lá e vejam se vocês precisam de algum ou não. Default: S
*** 33. mountvirtfs: serve para montar hds virtuais. Default: S
*** 34. networking: serve para carregar interfaces de rede e configurar o dns durante o boot escaniando o /etc/network/interfaces file. Default: 0,6,S
35. ntpdate: sincroniza o horário do ubuntu. se você usa o ubuntu junto com o xp (dualboot) é uma boa deixar ligado. Default: S
36. nvidia-kernel: Se você usa algum módulo restrito do drive da nvida deixa ligado, se não... Default: 1,2,3,4,5 NOTA: Se você compilou seu próprio drive da nvida pode desabilitar esse
37. pcmcia: se você não tem nenhum cartão pcmcia pode desabilitar. Default: 2,3,4,5
38. portmap: se o seu pc/laptop não atuar como servidor pode desligar esse. Default: 2,3,4,5,0,6,S
39. powernowd: serve para conserva a bateria do laptop, inútil para desktop. Default: 2,3,4,5
40. ppp e ppp-dns: vide dns-clean. Default ppp: 2,3,4,5. Default pppd-dns: S
41. readahead: (dica dada pelo mr_pouit) o readhead, funciona como um "preload" ele carregar algumas bibliotecas na memória então alguns programas iniciam mais rápido, testei aqui (como o gringo) e não senti muita diferença abrindo os programas. Default: S
*** 42. reboot: Não mexam nesse. Default: 6
*** 43. resolvconf: Configura automáticamente o DNS de acordo com o status da rede. Default: S
44. rmnologin: primeiro o nologin funciona assim, se o arquivo /etc/nologin existir nenhum outro usuário além do root vai poder se logar no sistema. esse script serve para remover o nologin caso exista. Default: 2,3,4,5
45. rsync: (tirei do wikipedia) Rsync é um utilitário para sincronização arquivos e diretórios entre duas localidades diferentes enquanto minimiza a transferência de dados. Rsync está em código aberto sob os termos da GNU GPL Versão 2. Seu algoritmo (inventado pelo programador Andrew Tridgell) para transmissão eficiente de um arquivo através de um link de comunicação quando um outro computador que recebe os dados já tem uma versão diferente do mesmo arquivo. Resumindo, se você não usa o computador em rede pode desabilitar. Default: 2,3,4,5
*** 46. sendsigs: pelo que entendi, serve para quando o sistema for desligado ou reiniciado. Default: 0,6
47. single: ativa o modo single user. Default: 1
48. ssh - ssh daemon: (tirado do wikipedia) Secure Shell ou SSH é, simultaneamente, um programa de computador e um protocolo de rede que permite a conexão com outro computador na rede, de forma a executar comandos de uma unidade remota. Possui as mesmas funcionalidades do TELNET, com a vantagem da conexão entre o cliente e o servidor ser criptografada. Se você precisa deixe ligado se não... Default: 2,3,4,5
*** 49. stop-bootlogd: para o bootlogd. Default: 2,3,4,5
50. sudo: checa o status do sudo, se você usa seu pc só como cliente pode desabilitar. Default: S
*** 51. sysklogd: armazena os registros de diversos aplicativos locais e também de clientes remotos. Default: 2,3,4,5
52. udev/udev-mab: pelo que eu entendi, funciona como o hotplug criando dispositivos na pasta /dev/ automáticamente. Default dos 2: S
53. umountfs: hm... não achei nada por aí, porém pelo nome da pra ter uma idéia né? servi para "desmontar" algum hd (ntfs) seu. Default: 0,6
54. usplash: É o bootscreen do ubuntu, se você usa deixa ligado. Caso desabilite você também precisa editar o arquivo /boot/grub/menu.lst. Default: 2,3,4,5
55. vbesave: serve para configurar e salvar o status da placa de vídeo. Default: 2,3,4,5
56. x11-common: pelo que eu li, ele serve para configuração do X. Default: S

Depois disso você deve querer saber o que significa esses 0, S, 2...

(tirei do wikipedia)

0: Halt - Desliga o sistema.
S: Uni-utilizador - Não inicia os daemons (serviços), multi-tarefa.
6: Reboot - Reanicia o sistema.

Runlevels tipicos no Linux

A maioria das distribuições Linux utiliza como padrão os seguintes Runlevels:

1: Uni-utilizador - Não inicia os daemons (serviços), multi-tarefa.
2: Multi-utilizador - Inicia o sistema em modo de texto, multi-tarefa, multi-utilizador
3: Multi-utilizador com Rede - Inicia o sistema em modo de texto, multi-tarefa, multi-utilizador e com suporte de rede
5: Modo Gráfico (X Window System) - Runlevel 3 + X Window System. Modo gráfico, multi-tarefa, multi-utilizador e com suporte de rede

Outra dica:

Instalem o programa prelink

Código: sudo apt-get install prelink


Agora precisa configurar

Código: sudo vi /etc/default/prelink

logo nas primeiras linhas vai ter um PRELINKING=UNKNOWN apaguem o unknown e coloquem yes, agora basta carregar ele

Código: sudo /etc/cron.daily/prelink

Outra dica pra quem usa o Dapper instale o preload

Código: sudo apt-get install preload


Esse não precisa configurar nada. Agora basta reiniciar o sistema e ver como ficou rápido.

Créditos:

i3dmaster: http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=89491
Xubuntu.info: http://www.xubuntu.info

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Acelerando o boot do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2006, 19:05 »
A dica é boa, eu já tinha lido a respeito, mas é bom colocar em letras vermelhas que você pode detonar o sistema também. Já usei ele no Dapper Flight, mas como as mudanças eram muitas e quase diárias não senti muita diferença. Mas a coisa pode ser bastante diferente numa versão estável.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline hanover

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
    • http://www.sodavirtual.com.br
Boot-Up Manager
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2006, 20:30 »
Você pode fazer tudo isso que o tds falou através de uma ferramenta de interface grafica chamada Boot-Up Manager, ou simplismente BUM.

Pra instalar é babada:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install bum

No enderço abaixo tem alguns links falando sobre ele no forum do ubuntu.

http://www.ubuntuforums.org/archive/index.php/f-75.html
GNU/Linux. Viva essa liberdade!

Offline tds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Acelerando o boot do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2006, 00:13 »
Citação de: "galactus"
A dica é boa, eu já tinha lido a respeito, mas é bom colocar em letras vermelhas que você pode detonar o sistema também. Já usei ele no Dapper Flight, mas como as mudanças eram muitas e quase diárias não senti muita diferença. Mas a coisa pode ser bastante diferente numa versão estável.


Editei a mensagem, acho que ficou melhor de ler agora.

Extremist

  • Visitante
Acelerando o boot do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2006, 02:36 »
interessante, mesma coisa que recompilar o kernel, soh que de uma maneira mais simples. ótimo tutorial!  8)

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
Re: Boot-Up Manager
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2006, 14:36 »
Citação de: "hanover"
Você pode fazer tudo isso que o tds falou através de uma ferramenta de interface grafica chamada Boot-Up Manager, ou simplismente BUM.

Pra instalar é babada:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install bum

No enderço abaixo tem alguns links falando sobre ele no forum do ubuntu.

http://www.ubuntuforums.org/archive/index.php/f-75.html


Achei o bum mais fácil de trabalhar e ainda ele eh mais intuitivo do que o sysv-rc-conf


Ubuntu User Nº:

Offline Ricardo Braida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Acelerando o boot do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2006, 00:37 »
Usei apenas a dica do programa sysv-rc-conf e não vi muita diferença, parece que ganhei 2 segundos no boot, mas achei pouco sendo estava tudo no default.
[ midnightpanic.net ]
[ rbraida[at]gmail.com ]

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Acelerando o boot do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2006, 08:10 »
realmente, ganhei mais segundos no boot.

Offline tds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Acelerando o boot do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2006, 12:44 »
Citação de: "Ricardo Braida"
Usei apenas a dica do programa sysv-rc-conf e não vi muita diferença, parece que ganhei 2 segundos no boot, mas achei pouco sendo estava tudo no default.


Notei um aumento maior pelo XFCE (Xubuntu - Dapper), também usei o prelink/preload, mas já tinha testado no Breezy (GNOME) e dá uma acelerada não grande, mas da pra perceber. Estranho ser tão pouco aí.

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Acelerando o boot do Ubuntu
« Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2007, 20:40 »
desculpem-me desenterrar este tópico, mas acho que é preferivel perguntar aqui que criar mais um tópico.

assim, a minha dúvida é, será que posso desabilitar o nvidia kernel, uma vez que a minha placa grafica é uma intel? eu tenho esta duvida simplesmente porque não encontro nada acerca da minha placa e talvez este serviço inclua a parte da intel...

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Acelerando o boot do Ubuntu
« Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2007, 03:24 »
unrater,

como esse programa (sysv-rc-conf) é em modo texto, você pode testar, e  em caso de dar errado, é só entrar em modo texto, digitar o nome do programa e deixar como estava antes.


Quanto a essa dica, eu testei aqui no meu Ubuntu 7.04 Feisty e a diferença foi mínima, quase insignificante. Eu particularmente, não recomendo.   

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Acelerando o boot do Ubuntu
« Resposta #11 Online: 02 de Julho de 2007, 12:47 »
a mim aumentou cerca de 30 segundos! porque tinha hdparm desligado, este acelera muito se tiver ligado, por isso aconselho a terem-no ligado! o sistema de ficheiros que uso é reiserfs.

quanto á minha duvida, não queria arriscar de dar problemas, gostava de ter certezas