Autor Tópico: Linux, um software livre. De fundo ideológico...  (Lida 5553 vezes)

Piras

  • Visitante
Re: Linux, um software livre. De fundo ideológico...
« Resposta #15 Online: 29 de Junho de 2007, 21:59 »
O Mythus falou em "exercício das próprias razões", indicando corretamente que isto é crime pelo Código Penal Brasileiro. Eu colocaria a questão em termos mais políticos que jurídicos para dizer o seguinte:

Democracia não é só governo da maioria com respeito à liberdade individual. Na democracia representativa nós decidimos também o modo pelo qual nós decidimos, de modo que nossas decisões coletivas sejam as mais representativas quanto possível e que sempre ocorram sob um clima pacífico. Enfim, não se trata apenas de fazer prevalecer estas ou aquelas idéias, mas de fazer com que estas ou aquelas idéias prevaleçam de modo justo, segundo as regras do jogo.

Há gente à esquerda e à direita que acha serem tão justas as próprias idéias que, na sua opinião, elas poderiam prevalecer de qualquer modo, mesmo que pela força pura e simples. É a tal "história dos fins justificam os meios". Na minha opinião esta gente é tão nociva à democracia quanto os políticos corruptos condenados pelo colega Chuknoris. Aliás, muito estudante que fez e desfez na juventude tornou-se político prepotente e corrupto na maturidade. Nem preciso citar nomes.

Certa vez um professor de Direito Agrário, procurador do Incra, nos contou que - após cada invasão do MST aos prédios daquele órgão, os funcionários constatavam surpresos que nem um grampeador sequer havia sido tirado do lugar! Não concordo também com as invasões do MST, mas admiro que, nesta atitude de respeito pelo patrimônio público, eles demonstrem o apego aos seus propósitos políticos e a honestidade de cada um dos seus humildes integrantes.

E é lamentável ver os alunos da USP, na maioria gente de classe média, tomando atitudes políticas como pretexto para praticar furtos e outros atos de pura roubalheira e vandalismo. É esta gente que quer "mudar tudo que está aí"? Amanhã eles estarão por certo mudando boi de lugar para justificar sua conta bancária...

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Linux, um software livre. De fundo ideológico...
« Resposta #16 Online: 30 de Junho de 2007, 01:10 »
Chucknoris, espero que não tenha parecido o meu desejo era te rebaixar, pelo contrário, só queria retificar algo que é meio senso comum -- essa coisa de que "se a gente é dono, a gente pode fazer o que quiser", o que é uma variante de "isso não tem dono, é público". Quanto ao que é representatividade, ou se as eleições com votos obrigatórios são boas ou que seria melhor esperar o que não haja descaso suficiente que provoque a eleição de um governante não representativo através de votos voluntários (compliquei?) seria melhor é um debate de gigantes da ciência política. Há quem inclusive defenda que quanto maior a participação do "povo" na política mais difícil de tornaria a administração.

Piras, O MST é um movimento muito heterogêneo, eu já fui em acampamento que as pessoas se recusavam a aceitar o assentamento proposto porque não deram instrumentos e condições para plantar e que queriam ficar na fazenda do INCRA (onde estava o acampamento) porque lá tinha de tudo: trator, irrigação, equipamentos, etc. Há também outros que no sul destruiram laboratórios de pesquisa, mas há, como você disse citou, gente que luta de boa-fé.

Mas voltando ao tema do tópico, eu não consigo definir aquilo como texto ou matéria, lamentável que o site não tenha um controle de qualidade pela forma como foi escrito e de ética por permitir colocar algo que só tem o intuito de promover um flame war, puramente provocativo.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Linux, um software livre. De fundo ideológico...
« Resposta #17 Online: 30 de Junho de 2007, 02:06 »
Citar
E é lamentável ver os alunos da USP, na maioria gente de classe média, tomando atitudes políticas como pretexto para praticar furtos e outros atos de pura roubalheira e vandalismo. É esta gente que quer "mudar tudo que está aí"? Amanhã eles estarão por certo mudando boi de lugar para justificar sua conta bancária...

Concordo plenamente! E tambem lamento, assim como lamentei ver a universidade federal em que estudei estar varias vezes envolvida em escandalos e até venda de vagas, roubalheiras e tal , mas isso é outra história...

Mas não vou aplaudir a tudo! Queria um mundo melhor para meus filhos!

"De que servem as regras, burocracia, sistemas e leis, se o carrasco do poder pegou a nossa cultura?"
 (Zé do Caixão) hehehehe. Para fefletir!!!!



Mythus, não me senti rebaixado e  aceito críticas, meu comentário foi mesmo senso comum e fui comum demais para um tema polêmico como esse, alias, sou comum, não vou ser um político, preciso de esperança para pessoas comuns.

Mas vou me dar ao luxo de de criar um "Linux User Number" pra mim tambem ainda não tenho hehehehehe!!!! 

Até mais!

 
« Última modificação: 30 de Junho de 2007, 02:14 por Chucknoris »
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603