Autor Tópico: Revista Exame faz elogios ao Software Livre!!!  (Lida 2966 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Revista Exame faz elogios ao Software Livre!!!
« Online: 06 de Dezembro de 2005, 02:32 »
Exame: "Quem usa software livre faz economia, ganha produtividade e segurança"
Publicado por brain em Seg, 2005-12-05 21:39. Imprensa

“Na exame, que está sendo entregue hoje, sábado, tem uma reportagem de 5 páginas falando da adoção do linux nas grandes empresas. Diz a revista: " Quem usa software livre faz economia, ganha produtividade e segurança. E é nas empresas privadas - sobretudo nas grandes - que os resultados começam a aparecer. Na Casas Bahia, a economia com as licenças de uso - já que o Linux é gratuito - já superou 6 milhões de dólares. A Telemar, maior operadora de telecomunicações do país, poupa 27% dos gastos com manutenção ao usar software livre nos programas de cobrança". Segue a reportagem: "Depois de anos vivendo à beira do amadorismo, porém, o sistema que tem um pingüim como símbolo se tornou uma realidade incontestável nas empresas". Esta parte é boa: "Um dos sinais de amadurecimento do Linux é a seguinte declaração de Kevin Johnson, vice-presidente mundial de vendas e marketing da Microsoft
: 'Somos agressivos contra o Linux. E só somos agressivos com quem desperta nossos instintos mais profundos de competição'. Ainda, segundo a revista: "Somente no Brasil, ele está presente em 15% dos computadores de grande porte instalados nas maiores companhias do país, segundo a Fundação Getúlio Vargas".

Lembram-se do cara do Pão de Açúcar? "Há três anos, o então gestor de tecnologia do Pão de Açúcar, Silvio Laban, havia declarado à imprensa que não usaria o Linux 'nem com um revólver 38 na cabeça'. Recentemente, porém, a empresa escolheu a versão da Red Hat, distribuidora americana do Linux, para rodar o sistema de automação comercial dos quase 9000 pontos-de-venda das 560 lojas das marcas Pão de Açúcar, Extra e CompreBem. Como o caixa não pode parar, isso dá uma idéia da confiança do Pão de Açúcar no software livre". "Pergunte ao diretor de tecnologia da Casas Bahia, Frederico Wanderley, qual é o software que cuida das operações do centro. 'Visto a camisa do Linux', diz ele. A empresa também decidiu adotar, nos micros usados por executivos e funcionários, um pacote de ferramentas de escritório parecido com o Office, da Microsoft, mas que, a exemplo do Linux, é aberto e gratuito - o OpenOffice". Sobre as Lojas Renner: "Luiz Agnelo Franciosi, diretor de tecnologia das Lojas Renner, afirma ter sido o primeiro a fazê-lo. A empresa já usava software livre em diversas áreas e, quando surgiu a necessidade de investir no ERP, Franciosi deciciu instalá-lo no Linux". A reportagem fala ainda do Itaú, do Carrefour e do McDonalds.” A nota foi enviada por Renato (machnievsczΘgmail·com) .

Fonte: Br-Linux.org

http://br-linux.org/linux/node/2349
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Revista Exame faz elogios ao Software Livre!!!
« Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2005, 02:42 »
E para aqueles cegos, que diziam que Software livre não ia dar em nada porque não dá para ganhar dinheiro com ele.

"Finalmente a Novell passou a ter lucros com o negócio Linux depois da aquisição da Suse.
Isto representou para a companhia uma receita bruta com Linux de US$ 61 milhões no último quadrimestre.

Isto prova que o Linux também é um negócio rentável."

Fonte: http://securitylinux.objectis.net/noticias/novell-passa-a-ter-lucro-com-linux
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Revista Exame faz elogios ao Software Livre!!!
« Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2005, 09:35 »
Outro dia passando meu cartão pela maquininha do Carrefour vi que era linux, o nome da distro é Calypso Linux.
Para exemplificar que algumas firmas estão economizando com o soft livre, já tem dono que não quer divulgar seu uso com receio do concorrente fazer o mesmo e sua vantagem de lucro ser diminuida.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2