Autor Tópico: Fórum- Poderia ser melhor?  (Lida 22855 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Fórum- Poderia ser melhor?
« Resposta #15 Online: 28 de Junho de 2007, 20:10 »
Versuri vendo toda sua colaboração/atitude neste fórum só posso dizer que ou outra pessoa usa seu login lá e faz bagunça ou o pessoal de lá esta pegando no seu pé a toa. Você é um grande colaborador.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Fórum- Poderia ser melhor?
« Resposta #16 Online: 28 de Junho de 2007, 20:19 »
Concordo com o cicampos...o Versuri é um ótimo colaborador do Fórum Ubuntu...só para dar um exemplo, se hoje eu uso o GfxBoot e, estou muito satisfeito foi graças a ele.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Fórum- Poderia ser melhor?
« Resposta #17 Online: 28 de Junho de 2007, 20:26 »
Pessoal não vamos ficar metendo o pau em outros fóruns.. Assim evitamos problemas.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Fórum- Poderia ser melhor?
« Resposta #18 Online: 28 de Junho de 2007, 21:23 »
Pessoal não vamos ficar metendo o pau em outros fóruns.. Assim evitamos problemas.

n3t0,
Vc está certo, não estamos aqui para discutir as atuações dos colaboradores nos foruns, foi um momento de desabafo e, na minha opinião, o FGdH reflete o espírito do Morimoto que tem um belo trabalho porém não agrada a sua conduta na comunidade, mas isso já passou e é outro assunto particular.

Fico feliz pela receptividade aqui no forum do Ubuntu e afirmo todos os meus problemas são sanados aqui e onde posso também contribuir, somos todos voluntários, não ganhamos dinheiro nenhum mas conseguimos praticar o melhor, a amizade, a cooperação e poder contribuir para comunidade. Para mim é o que está diferenciando o Ubuntu das outras ótimas distros, a comunidade Ubuntu é muito unida e cooperativa.

Tem duas formas de ver uma crítica, da forma destrutiva e da forma construtiva, que possamos alinhar as idéias construtivamente, ver as oportunidades e fazer as melhorias necessárias.

Parabéns a todos!!!

Versuri

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Fórum- Poderia ser melhor?
« Resposta #19 Online: 28 de Junho de 2007, 22:40 »

   Não acho que seria uma boa idéia, por uma série de motivos. O principal é que penso que isso desvirtuaria o foco comunitário e voluntário do fórum, algo que no meu ver é um ponto forte e positivo, transformando-o em objeto de monetização, jogando seu foco para o comercial, mesmo que o dinheiro seja usado para pagar uma equipe de suporte. Não acho que seja essa a proposta aqui.

   gaules, não tenho nada contra a idéia em sí, só não acho que esse fórum seja o lugar ideal para implementá-la... em outro contexto pode até ser interessante, não vejo nenhum problema em se ganhar dinheiro através do Linux, pelo contrário, afinal a própria Canonical monetiza através do Ubuntu oferecendo suporte pago. Mas se esse for o caso deveria-se criar um espaço específico para tal, não utilizar o fórum...


OK, só queria lembrar que estamos em um mundo capitalista, então só ganha quem tem grana...

Então ficar contando apenas com a colaboração de algumas boas almas não iremos ir muito além do que nós já estamos...

a minha idéia foi apenas uma tentativa de solução para o famoso problema:

"o linux precisa se organizar" ou "UM DIA, talvez, quem sabe, o linux PODERÁ ser uma fonte de renda" ou "a comunidade linux precisa se concentrar mas nela mesma" (naquele sentido de uma coisa que nunca acontece) e assim vai...

mas se vcs querem continuar assim... boa sorte... eu vou ficar acompanhando pra ver se o q vcs realmente sonham irá virar realidade, mas por enquanto eu ainda acho que para a coisa funcionar é preciso arrecadar grana e ter um sistema mais dinâmico, nem que seja pra ter outros problema (que se dane os outros problemas... eles são inevitáveis...), e que visa um futuro mas concreto e menos ideológico.

Até mais,

Gaulês

PS: só para comentar sobre as comparação que foram feitas, é q tem só 1 erro nelas:
Comparar Brasil com Angola é fácil, mas comparar Brasil com Alemanha da vergonha.
« Última modificação: 28 de Junho de 2007, 22:45 por gaules »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Fórum- Poderia ser melhor?
« Resposta #20 Online: 28 de Junho de 2007, 23:01 »
gaules pense o seguinte. Vou jogar um cenário, se descordar peço desculpas:

1) Hoje o fórum tem o pessoal da moderação e todos os outros membros para tentar ajudar alguém.

2) O fórum começa a cobrar, ou a fazer algum produto e ganhar dinheiro para se profissionalizar, tornar-se maior e melhor.
2.1) Digamos que passem a pagar profissionais para serem moderadores.
2.2) O que espera dos demais membros? Presumo que uma grande parte vai pensar "Tem gente recebendo? Se tem eles que se virem para resolver!!". E isto não é difícil.
2.3) O que você espera? Poucos e excelente moderadores para responder, ou muitos (mas muitos mesmos), bons, médio, e iniciantes? Eu prefiro a segunda hipótese!.
« Última modificação: 28 de Junho de 2007, 23:02 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Fórum- Poderia ser melhor?
« Resposta #21 Online: 28 de Junho de 2007, 23:05 »
Fico feliz pela receptividade aqui no forum do Ubuntu e afirmo todos os meus problemas são sanados aqui e onde posso também contribuir, somos todos voluntários, não ganhamos dinheiro nenhum mas conseguimos praticar o melhor, a amizade, a cooperação e poder contribuir para comunidade. Para mim é o que está diferenciando o Ubuntu das outras ótimas distros, a comunidade Ubuntu é muito unida e cooperativa.
   Pra mim essa cooperação transcende o software, compartilhar conhecimento, ajudar pelo puro prazer de de fazê-lo, construir amizades (mesmo que virtuais)... Enfim, todo o espírito colaborativo que nos une aqui no fórum, é algo que considero muito. Somos pessoas que por um motivo ou outro curtem o Ubuntu, o Software Livre, enfim, o mundo da tecnologia informacional. Optei por esse software, entre outros motivos, porque acho muito legal estar num universo onde o conhecimento é livre pra ir e vir, viajar por todas as mentes e todas as idéias. A essência colaborativa, cooperativa do SL pra mim é algo fascinante...

OK, só queria lembrar que estamos em um mundo capitalista, então só ganha quem tem grana...

Então ficar contando apenas com a colaboração de algumas boas almas não iremos ir muito além do que nós já estamos...

a minha idéia foi apenas uma tentativa de solução para o famoso problema:

"o linux precisa se organizar" ou "UM DIA, talvez, quem sabe, o linux PODERÁ ser uma fonte de renda" ou "a comunidade linux precisa se concentrar mas nela mesma" (naquele sentido de uma coisa que nunca acontece) e assim vai...

mas se vcs querem continuar assim... boa sorte... eu vou ficar acompanhando pra ver se o q vcs realmente sonham irá virar realidade, mas por enquanto eu ainda acho que para a coisa funcionar é preciso arrecadar grana e ter um sistema mais dinâmico, nem que seja pra ter outros problema (que se dane os outros problemas... eles são inevitáveis...), e que visa um futuro mas concreto e menos ideológico.
   gaules, mesmo que à princípio eu não tenha concordado com tua idéia pra melhorar o fórum, não quis dizer que é uma má idéia, apenas temos pontos-de-vista diferentes! E que bom que tu expôs ela aqui pra gente, afinal idéias novas são sempre muito bem vindas. Inclusive vou retificar meu post inicial substituindo o "não acho que seria uma boa idéia" por "não penso da mesma forma", prefiro não fazer julgamento de mérito!

gaules pense o seguinte. Vou jogar um cenário, se descordar peço desculpas:

1) Hoje o fórum tem o pessoal da moderação e todos os outros membros para tentar ajudar alguém.

2) O fórum começa a cobrar, ou a fazer algum produto e ganhar dinheiro para se profissionalizar, tornar-se maior e melhor.
2.1) Digamos que passem a pagar profissionais para serem moderadores.
2.2) O que espera dos demais membros? Presumo que uma grande parte vai pensar "Tem gente recebendo? Se tem eles que se virem para resolver!!". E isto não é difícil.
2.3) O que você espera? Poucos e excelente moderadores para responder, ou muitos (mas muitos mesmos), bons, médio, e iniciantes? Eu prefiro a segunda hipótese!.
   Pois é, por essas e outras, mantenho minha linha de pensamento...
« Última modificação: 28 de Junho de 2007, 23:08 por glaubergoncalves »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Fórum- Poderia ser melhor?
« Resposta #22 Online: 28 de Junho de 2007, 23:13 »
   Pra mim essa cooperação transcende o software, compartilhar conhecimento, ajudar pelo puro prazer de de fazê-lo, construir amizades (mesmo que virtuais)... Enfim, todo o espírito colaborativo que nos une aqui no fórum, é algo que considero muito. Somos pessoas que por um motivo ou outro curtem o Ubuntu, o Software Livre, enfim, o mundo da tecnologia informacional. Optei por esse software, entre outros motivos, porque acho muito legal estar num universo onde o conhecimento é livre pra ir e vir, viajar por todas as mentes e todas as idéias. A essência colaborativa, cooperativa do SL pra mim é algo fascinante...

Parabéns Glauber. Não preciso falar nada, você captou a essência da coisa, a essência do SL. É isto que busco, mais que ter uma resposta certa e rápida busco a comunidade, a interação, ajudar apenas pela amizade e a comunidade, é por isto que fico aqui praticamente o dia inteiro.

Parabéns!

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Fórum- Poderia ser melhor?
« Resposta #23 Online: 28 de Junho de 2007, 23:28 »
gaules pense o seguinte. Vou jogar um cenário, se descordar peço desculpas:

1) Hoje o fórum tem o pessoal da moderação e todos os outros membros para tentar ajudar alguém.

2) O fórum começa a cobrar, ou a fazer algum produto e ganhar dinheiro para se profissionalizar, tornar-se maior e melhor.
2.1) Digamos que passem a pagar profissionais para serem moderadores.
2.2) O que espera dos demais membros? Presumo que uma grande parte vai pensar "Tem gente recebendo? Se tem eles que se virem para resolver!!". E isto não é difícil.
2.3) O que você espera? Poucos e excelente moderadores para responder, ou muitos (mas muitos mesmos), bons, médio, e iniciantes? Eu prefiro a segunda hipótese!.

realmente são pontos de vista diferentes, pois ainda acho q esse mundo colorido de vcs muito utópico, mas como está sendo posto em prática, então não custa nada acompanhar e até mesmo ajudar, já q é uma idéia bonita e que realmente traz um progresso considerável.

Quanto aos moderadores, basta entrar em um fórum de jogo pago, onde os moderadores ganham com os lucros do jogo, aí vc irá ver como funciona. Eu já participei de alguns, e eles realmente funcionam e todos são amigos e não é só os moderadores que trabalham, muitos (e bota muitos nisso) usuários também auxiliam no atendimento aos iniciantes, fazendo, até mesmo, tutoriais completos e tudo mais.

Espero que tenham compreendido o meu ponto de vista, que não é o de detonar o SL, e sim de melhorar o rendimento dele na área de atendimento e recepção a todos, além de desenvolver mais a publicidade e a reputação.

Até mais,

Gaulês

PS: quanto ao saber ou não se os moderadores são pagos... garanto que quem é novato nunca vai adivinhar se o moderador é um voluntário ou não, ou seja, ninguém é tão arrogante quanto o q está sendo considerado...

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Fórum- Poderia ser melhor?
« Resposta #24 Online: 28 de Junho de 2007, 23:37 »
Vamos la.. primeiro o fórum não se tornara comercial, não é nosso foco se você procura um fórum pago não vai achar aqui. Segundo todos do Staff são voluntarios.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Fórum- Poderia ser melhor?
« Resposta #25 Online: 28 de Junho de 2007, 23:41 »
Vamos la.. primeiro o fórum não se tornara comercial, não é nosso foco se você procura um fórum pago não vai achar aqui. Segundo todos do Staff são voluntarios.

pois é... é que em nenhum momento eu disse isso...

vc leu a minha idéia do jogo que funcionava em windows e que nele haveria promoções que envolvessem o linux?

pois é... é q na idéia estava inclusa a participação do fórum, mas isso não é essencial... ou seja, pode criar outro fórum sem problema, já q a renda virá do jogo.... com isso esse fórum não precisará mudar em nada...

até mais,

Gaulês


Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Fórum- Poderia ser melhor?
« Resposta #26 Online: 29 de Junho de 2007, 00:05 »
Parabéns Glauber. Não preciso falar nada, você captou a essência da coisa, a essência do SL. É isto que busco, mais que ter uma resposta certa e rápida busco a comunidade, a interação, ajudar apenas pela amizade e a comunidade, é por isto que fico aqui praticamente o dia inteiro.

Parabéns!
   Valeu!

realmente são pontos de vista diferentes, pois ainda acho q esse mundo colorido de vcs muito utópico, mas como está sendo posto em prática, então não custa nada acompanhar e até mesmo ajudar, já q é uma idéia bonita e que realmente traz um progresso considerável.
   Não considero que esse fórum seja uma utopia. Não é a questão de negar a realidade, temos limitações como qualquer grupo organizado têm (falo com a moral de quem tem tópicos não respondidos :P). Mas formamos uma comunidade livre e voluntária, que como tu mesmo parece concordar tem progredido. Claro que todo mundo aqui precisa de dinheiro pra viver, como eu disse antes, a própria Canonical monetiza com o Ubuntu oferecendo suporte. Mas acho que aqui é um espaço pra gente colaborar, deixando a questão financeira em segundo plano, já que em outros setores de nossas vidas isso às vezes é muito (muito... muito...) difícil!
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 00:12 por glaubergoncalves »

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Fórum- Poderia ser melhor?
« Resposta #27 Online: 29 de Junho de 2007, 02:32 »
E além de tudo não apenas com jogos o linux pode ser rentável.

Caso você for fazer qualquer programa pra linux ou não e quiser vender, se você tiver algum problema de programação, aposto que se você postar aqui no forum alguem vai tentar te ajudar...você gostaria de pagar por ajuda?

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Fórum- Poderia ser melhor?
« Resposta #28 Online: 29 de Junho de 2007, 08:16 »
E além de tudo não apenas com jogos o linux pode ser rentável.

Caso você for fazer qualquer programa pra linux ou não e quiser vender, se você tiver algum problema de programação, aposto que se você postar aqui no forum alguem vai tentar te ajudar...você gostaria de pagar por ajuda?

eu não sei da onde vcs tiraram isso... mas eu NUNCA disse que queria que o suporte fosse pago... nem no jogo... pois o dinheiro viria dos equipamentos que a pessoa poderia comprar para o personagem, ou seja, o suporte e o jogo são gratuitos.

quanto a outras idéias de formas rentáveis para o linux, nós poderiamos listar muitas, mas são só idéias...
então eu prefiro ter só uma, mas funcional, caso vcs tenham uma melhor, então bora bota em prática logo, se der pra ser hoje mesmo, melhor ainda.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Fórum- Poderia ser melhor?
« Resposta #29 Online: 29 de Junho de 2007, 09:14 »
realmente são pontos de vista diferentes, pois ainda acho q esse mundo colorido de vcs muito utópico, mas como está sendo posto em prática, então não custa nada acompanhar e até mesmo ajudar, já q é uma idéia bonita e que realmente traz um progresso considerável.

Existem milhares de pessoas que ganham dinheiro com Linux. Eu ganho, por exemplo, fazendo suporte em servidores, como várias outros usuários deste fórum. Não é minha atividade principal. Ganhar dinheiro com software livre não é incompatível. Muitas pessoas desenvolvem softwares opensources e depois são contratados por grandes empresas (um caso é do autor do Gaim contratado pelo Google). Eu trabalhei 6 meses para uma multinacional por ter bons conhecimentos em Linux. Não é utópico! É real!

Agora, a participação no fórum é por prazer de ajudar e aprender.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson