Autor Tópico: Linux, o que é e como é?  (Lida 1917 vezes)

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Linux, o que é e como é?
« Online: 24 de Junho de 2007, 23:24 »
veja o artigo do Tales A. Mendonça

Linux, o que é e como é?

Muitas pessoas sempre estão me fazendo a seguinte pergunta: “Como é a aparência do Linux?”. Você que já o utiliza e tem alguma experiência sobre o mesmo, sabe o nó que dá na hora de responder a essa “simples” pergunta.

As pessoas como eu que nasceram com a filosofia da Microsoft de que você depende sempre de algumas “regras” básica para usufruir de um computador, como ter um anti-vírus atualizado; os programas que você instala — a grande maioria — dependem de um serial — como os que dependem de uma licença de uso –; tudo que você precisa encontra-se dentro do menu “Iniciar”; os seus arquivos podem ser trabalhados — copiados, movidos, apagador ou criados – a partir do “Windows Explorer”; a internet é acessada apenas pelo “Internet Explorer” — muitas pessoas, para não dizer a grande maioria, só conseguem acessar a internet se clicarem naquele ícone azul do IE, se o ícone for trocado ou mesmo o nome renomeado, entra o desespero por não conseguir ter acesso a internet. –; tudo (ou quase tudo) no windows é configurado através do “Painel de Controle”; entre outras coisas.


na íntegra: http://tales.linuxhard.org/blog/?p=5

fonte: http://br-linux.org/linux/artigo-introdutorio-apresenta-o-linux-para-novos-usuarios

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Linux, o que é e como é?
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2007, 00:03 »
Achei o texto desinteressante para um leigo.

É cheio de termos técnicos e desnecessários pra explicar do que se trata o linux. Mesmo a presença de glossário deixa a leitura pouco agradável.

Me pareceu mais um das dezenas de textos que há na internet sobre linux. "De geek pra geek".

Um usuário de windows, se conseguir ler até o final, dificilmente vai se sentir tentado a aventurar-se no linux.

---------------

Eu sei que a iniciativa é válida, mas este tipo de texto espanta novos usuários ao invés de atraí-los. Além de não ajudar na popularização do linux, ainda atrapalha.

Faltou aí, por exemplo, um filtro de qualidade que é quase infalível: "O teste da vovó".

Gostaria de propor ao autor do texto que peça pra sua avó ler, e pergunte se ela entendeu alguma coisa.
(Esse teste não vale se a avó for hacker, programadora ou algo parecido, =P)


Acho difícil que o texto fosse aprovado no teste.

 
« Última modificação: 25 de Junho de 2007, 00:05 por gabriel0085 »

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Linux, o que é e como é?
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2007, 08:25 »
Para mim neste artigo há uma recorrência a comparações com windows que são desnecessárias ao meu modo de ver. Já disse isso em outras discussões e volto a dizer. Imaginem se uma montadora para "explicar" um novo modelo de automóvel (Modelo A) recorresse a exemplos de um modelo (Modelo B) da montadora rival! Garanto que isso seria um excelente marketing para a montadora do (Modelo B). Hora, se o Modelo B é exemplo é porque ele deve ser melhor!

Creio que a pergunta inicial  "Linux, o que é e como é?" poderia ser respondioda com maestria sem a necessidade desse ancoramento comparativo ao Windows. Esqueçamos deste sistema operacional, as distribuições Linux tem pontos positivos e particularidades próprias para se autoexplicar e se autopromover!

Abração a todos!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /