Concordo parcialmente com o artigo.
Vamos as interpretações:
Voltado ao tempo: A História da MicrosoftAcho fundamental que a comunidade Open-source leve este fator em conta. Não faz sentido apegar-se ao falso trunfo de que o Linux é gratuito e o Windows custa caro. Essa vantagem é falsa. Devemos buscar outras explicações para a a enorme popularidade do Windows em oposição ao Linux. É preciso investigar outras alternativas estratégicas para promoção e divulgação do Tux. É aqui que entra o motivo (2), Fácil e Amigável. Esse é o “X” da questão. Não importa quantas virtudes o Linux ofereça em termos de segurança, confiabilidade e estabilidade. Isso é muito bom, mas vale só na rede corporativa ou no micro do aficionado. No micro do usuário comum o que importa é o baixo custo (igual vale lembrar) e a facilidade de uso. Se o Windows fosse menos fácil e amigável que o Linux, eu também não tenho a menor dúvida que o Pingüim seria o Rei do “software”.
O Windows não é o mais usado por causa de sua facilidade, mas sim pela história. Quem tiver a oportunidade veja o filme: "Piratas do Vale do Silício".
William Gates III ou Bill Gates, quando 19 anos após fundar a Microsoft lançou o MS-DOS, que havia comprado de um grupo de programadores da cidade local. A MS havia feito um acordo com a IBM, onde os HDs da IBM, que na época eram os mais vendidos e usados já vissem instalados com o MS-DOS. E com isso, os usuários novos pensavam que o computador e MS-DOS são a mesma coisa, até dizem que Bill Gates criou o computador por causa desta falsa fama. Acontece que ao MS-DOS 4 a MS quebrou o acordo com a IBM, afinal, a fama já se lançava, e os novos usários pensavam deste então: A Microsoft é a empressa que criou o computador. Então veio o Lixo 95, opa... Windows 95, que por causa desta fama se popularizou e vem até hoje está história, que Microsoft é igual a criadores do computador.
Ouço meus colegas e amigos falarem:
- Comprei um computador novo.
- Qual modelo?
- Windows XP.
- Ha bom...
"Cara", isso me da nojo. Nojo no sentido literal da palavra, que vem de revolta aos fatos que causa indignação. Eis então a história que tornou Bill Gates rico, e a Microsoft famosa, tão famosa.
Famílias AlternativasEntão, neste mundo de fama, por trás dele duas famílias de Sistemas Operacionais se desenvolviam: Unix e MacOS (Apple).
A Apple até então lançava o GUI, a Interface Gráfica com Usuário. Logo, seus créditos foram por água abaixo; somados a
pseudo-fama da Microsoft, houve a cópia do GUI, induzindo a MS a lançar o Windows 95, com interface gráfica, péssimo, mas com interface gráfica! E fama né...
Mas, no meio disso tudo, algo acontecia. Um homem com saudade da época
que homens eram homens em meiados de 1991 desenvolvia o então Freax, que se tornaria o kernel do Linux. Embaseado no sistema Minix, criou o
Minix melhor que o próprio Minix.
O Unix até então, antes de 1988... por aí, foi proibido de ter código-fonte aberto, por causa de seu código ser do modo pertencente a AT&T (nem se for algumas inlines), que proibíra de ter programas baseados nela serem open-source. Até que, Andrew S. Tanenbaum, preocupado com isso por causa de suas aulas de Sistemas Operacionais desenvolveu um sistema totalmente compatível com o Unix, mas totalmente em C, o Mini-Unix, ou somente
Minix.
Linus, apartir de um sonho pessoal, fez-se juntar ao projeto da GNU e um Sistema Operacional open-source, criando o GNU/Linux. O tempo se passou e o projeto foi tomando mais usuários, com uma só filosofia que abre um "léque" de possibilades: cooperação. Nascia o Linus-Unix, uma brincadeira de Ari Lemmke, que se tornará Linux!
Mundo Atual, a História ContemporâneaComo minha professora de História sempre nos falava em sala de aula: Gostar de História é uma questão de inteligencia para compreendermos o mundo atual. E ela estava correta.
Já disse porque o Windows é realmente mais usado, por causa dos monopólitos, mas vou além. Meus amigos que gostam de joguinhos, convenci alguns a usarem Linux, mostrando-lhes o site Ubuntu Games. Outros um vídeo do YouTube, e ainda disse: "Windows VISTA não tem uma vista tão quanto o Beryl"; eis o link:
http://br.youtube.com/watch?v=xC5uEe5OzNQ&mode=related&search=.
As coisas estão mudando meus amigos, e o Linux também.
O Linux tem a má fama que os seus usuário são todos nerds que trabalham em "telinha preta", isso já era. Eis o GNOME, eis o Beryl.
Em termos de facilidade, é fato que o Windows por exemplo já faz tudo para os usuários, mas é justamente aí que esta sua vulnerabilidade, o computador é lógico e exato, mas não conhece tuas necessidades logo de cara. É por isto que Linux é você quem configura, é você quem edita os arquivos de configuração e roda o sistema.
Quer facilidade maior do que esta?Lembro-me em minha época de Windows que todos problemas no sistema, como em DLLs e etc. a única solução rápida era formatar, tinha de fazer um "back
pão" e todas configs. novamente.
Já no meu Linux... há... tive uns quatro problemas que se fosse eu no Windows já teria formatado, mas aqui não, simplesmente editei um arquivo de configuração e pronto! E simples: sudo nano <arquivo tal>, e depois um simples sudo reboot! Em 10 minutos você evita toda uma formatação, isto se demorar 10 minutos para editar um arquivo!
Quer facilidade maior do que esta?O problema é que os usuários preguisos preferem muitas vezes formatar do que aprender como funciona um arquivo de configuração, mas isso é um processo natural, o tempo passa e eles vão aprendendo.
Eu fui assim.Comparações? Chega! Basta? Mais um pouco...É inevitavel comparações entre os Sistemas Operacionais, há de se convir.
Mas tereie de fazer uma crítica para alguns
Linuxs Users: o Linux tem de parar de querer se parecer com Windows, pois senão ela vai ficar mais parecido com o que não gosta.
Particularmente, é por isto que não gosto do KDE, mas isso é opnião pessoal.
O Linux é um desafio, um desafio difícil, mas somente com grandes desafios chega-se a grandes conquistas. Se o desafio tivesse
mel na sopa, deixaria de ser o que é.
Lembre-se do que Linus disse ao ter a idéia que hoje se tornou grandes comunidades como esta:
Você suspira pelos bons tempos do Minix-1.1, quando os homens eram homens e escreviam seus próprios "device drivers"?[5] Você está sem um bom projeto em mãos e está desejando trabalhar num S.O. que você possa modificar de acordo com as suas necessidades? Está achando frustrante quando tudo funciona no Minix? Chega de noite ao computador para conseguir que os programas funcionem? Então esta mensagem pode ser exatamente para você.
Como eu mencionei há um mês atrás, estou trabalhando numa versão independente de um S.O. similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está, finalmente, próximo do estado em que poderá ser utilizado (embora possa não ser o que você está esperando), e eu estou disposto a disponibilizar o código-fonte para ampla distribuição. Ele está na versão 0.02... contudo eu tive sucesso ao executar bash, gcc, gnu-make, gnu-sed, compressão, etc. nele.
Nós,
Linuxs Users temos grande responsabilidade, vivemos em um revolução tecnológica, onde o software será tudo, e que seja open-source. Viva o Linux.
Um relíquia, veja o mesmo tópico que Linus criou em 1991 que hoje se tornou tudo isso que chamamos de Linux. -> http://groups.google.com/group/comp.os.minix/msg/2194d253268b0a1bFonte do Texto de Linus Torvalds: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux