Autor Tópico: Montar HD  (Lida 75630 vezes)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #60 Online: 30 de Junho de 2007, 19:03 »
pronto, me ferrei de novo.

queria redimensionar o HD de 40 que já uso e tentei pelo Gparted. ele nao queria mover a memoria pra partição do Linux, de jeito nenhum. Entao iniciei no w$ e usei o Paragon Hard Disk Manager, consegui, beleza e tal, mas quando fui iniciar no Ubuntu ele dava umas paradas lá que ainda nao anotei para passar aqui e pediu minha senha ou Control-D. coloquei minha senha e me deu o direito de usar comando como root@zoroastro(alguma coisa assim). coloquei startx e ele disse que este comando nao estava instalado. daí me ferrei, porque a unica maneira de logar era assim. coloqwuei Control-D e reiniciou.

iniciei pelo Modo de segurança e deu a mesma coisa :-/

iniciei pelo windows e deu scan disk no inicio, aquela tela azul  ::) . deu uma parada chamada
''Erro em índice $0 para arquivo 25''
e resolvi apertar reset porque tava aparecendo essa msg toda hora e nao ia dar em nada.

reiniciei pelo Ubuntu e a mesma coisa. iniciei pelo w$ e dei um CHKDSK em Executar. a mesma coisa quando iniciando, mas agora aparece um pouco diferente:
''Corrigindo erro em índice $0 para arquivo 25''

vou dar Desfragmentador de disco e aparece o seguinte:
''O Desfragmentador de disco detectou que o CHKDSK está agendado para ser executado no volume C:
Execute o Cchkdsk /f''


SÓ NAO TIRO DE VEZ O WINDOW$ AGORA PORQUE MEU IRMAO também USA.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #61 Online: 30 de Junho de 2007, 19:17 »
Nossa!...  :o :o

cara, é muito azar junto!... põe um vasinho com um pé de  arruda macho em cima desse micro!...  ;D ;D

OK, sem brincadeiras: não entendi bem o que você ia fazer ( presumo que redimensionar as partições), nem o "mover a memória pra partição do Linux". Vamos respirar fundo, poste a coisa com mais detalhes e vamos ver o que dá para fazer!...  ;)

VB5
« Última modificação: 30 de Junho de 2007, 19:22 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #62 Online: 30 de Junho de 2007, 19:22 »
cara... sou muito azarado
hoje vou dormir mais cedo, esta semana precisa acabar logo!!


eu queria passar 6gb para o Linux, depois de lotar a partição do Linux com arquivos do w$(control-X e depois control-V)

e depois iria passar mais memoria do HD ainda para o Linux


a, e ainda nao testei o HD de 80 conforme pintinho e Mythus propuseram...
« Última modificação: 30 de Junho de 2007, 19:24 por zoroastro »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #63 Online: 30 de Junho de 2007, 19:33 »
Se entendi bem, você passou 6 GB de arquivos do W$ para o Linux, depois queria redimensionar as partições de modo a reduzir a do W$ e aumentar a do Linux. Alguém postou aqui não faz muito a respeito disso, avisando que a partição EXT3 só pode ser aumentada "para a direita"( isto é, para um espaço originalmente livre); não seria possível portanto repassar espaço do W$ para o Linux. Entretanto, tenho quase certeza que o Partition Magic 8.0 consegue fazer isso; vale a pena conferir. 

Se as coisas estiverem muito feias, sugiro dar boot pelo CD. Se com o do Ubuntu não funcionar, tente com o do W$ e mande reparar a partição dele ( atenção que não é o "Console de Reparação": faça como se fosse reinstalar e quando ele encontrar o W$ já instalado dará a opção de "reparar a instalação" !). A partir daí você  pode tentar usar o Partition Magic. Boa sorte, e vá postando os resultados pra gente acompanhar!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #64 Online: 30 de Junho de 2007, 19:36 »
que MERDDA...

será que se eu fizer o seguinte procedimento, voltará a funcionar??
o HD está assim:


tirando mais memória do w$, ficará assim:


a memória nao alocada ficará no meio



e eu passo a memória para o outro lado:


e enfim eu adiciono mais memória ao EXT3 e retomo ao sistema


mas tambem: será que eu posso arranjar um jeito de RE-entrar no meu sistema, pelo modo de segunrança, colocando a minha senha, ignorando o control-D, e colocando um comando salvador?


ja pesquisei no fórum e nao achei NADA parecido.
« Última modificação: 30 de Junho de 2007, 19:46 por zoroastro »

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #65 Online: 30 de Junho de 2007, 19:54 »
Realmente estou muito azarado.

realmente, nao existe (quase)NADA sobre ''Erro em índice $0 para arquivo 25'' no google, a nao ser um topico criado no babooforum, e nao respondido.

esta semana descobri que a minha placa de som onboard nao estava queimada. haviam quebrado ou tirado o junter. entoquei um pauzinho do lado da placa de som onboard e funcionou, após 6 meses, minha placa de som onboard.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #66 Online: 30 de Junho de 2007, 19:58 »
Se o Paragon for capaz de mover o espaço livre em disco ( é melhor não dizer "memória", que parece sempre que é RAM) "para a direita" então pode resolver, sim; imagino que é isso o que o Partition faz automaticamente.

Quanto a reentrar no Linux, uma maneira é pelo Live CD; se o seu X não está carregando, assim você poderá editar o xorg.conf e talvez isso resolva. Se puder, tente ver se acha algo sobre isso aqui ou no Wiki, não lembro como pode ser feito.

Talvez daqui a pouco mais alguémapareça para ajudar, vamos tocando!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #67 Online: 30 de Junho de 2007, 20:10 »
eu nao estou em condições de ficar mexendo muito pq to precisando estudar............

mas desde que eu me entenda por xorg.conf, nao tenho boas recordações. nas duas e unicas vezes que mexi nele, ele deixou meu teclado desconfigurado e nao consefui configurar De jeito NENHUM, tendo que formatar.

vou tentar passar mais memória.  :-\

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #68 Online: 30 de Junho de 2007, 20:26 »
De fato, nele é preciso ir com cuidado... por isso sugeri tentar encontrar algo específico a respeito.
Espero que o redimensionamento das partições funcione; vou ficar por aqui até as onze, pelo menos, e ficar conferindo. Novamente, boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #69 Online: 30 de Junho de 2007, 20:28 »
realmente, fiz o procedimento e deu a mesma coisa.

mexer no xorg.conf ficará pra ultima opção.....


eu vou sair, estou exausto, o mundo ta desabando sobre mim, nao estou com cabeça pra mexer mais. infelizmente terei de ficar na POR*A DO CARA**O DO w*****$

DESCULPEM OS TERMOS, estou atordoado. nao sou de falar palavrao  :'(

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #70 Online: 30 de Junho de 2007, 20:37 »
Tudo bem, sei como a gente se sente numa situação dessas...  ;D  tente então (amanhã, se hoje tá muito ruim) dar o boot com o CD do W$ e recuperá-lo. Pelo menos, terá um ponto de partida, algo funcionando a partir de onde poderá tentar algo.

Dê uma olhada aqui mais tarde, pode ser que alguém mais dê alguma outra idéia.

( ),

VB5
 
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #71 Online: 30 de Junho de 2007, 20:51 »
nao tenho o CD do w$.

volto amanha.

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #72 Online: 30 de Junho de 2007, 21:13 »
Olha Zoroastro, se eu tivesse conhecimento suficiente e morasse perto da sua casa, ia ai te ajudar.
Nem que fosse Domingo.


Sei como é estar em apuros. Quem me salvou umas duas vezes foi meu primo, que é shelleiro da IBM.

« Última modificação: 30 de Junho de 2007, 21:15 por fabiovalinhos »
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Montar HD
« Resposta #73 Online: 30 de Junho de 2007, 21:20 »
queria redimensionar o HD de 40 que já uso e tentei pelo Gparted. ele nao queria mover a memoria pra partição do Linux, de jeito nenhum. Entao iniciei no w$ e usei o Paragon Hard Disk Manager, consegui, beleza e tal, mas quando fui iniciar no Ubuntu ele dava umas paradas lá que ainda nao anotei para passar aqui e pediu minha senha ou Control-D. coloquei minha senha e me deu o direito de usar comando como root@zoroastro(alguma coisa assim). coloquei startx e ele disse que este comando nao estava instalado. daí me ferrei, porque a unica maneira de logar era assim. coloqwuei Control-D e reiniciou.

Zoroastro, meu amigo, palma, palma, palma, não priemos cânico! Esse modo mono-usuário que você entrou, basicamente só tem o fsck pra trabalhar. Na primeira linha, no topo da tela tinha escrito qual dos devices não consegui carregar e você queria que rodar manualmente o fsck. O comando é o seguinte:
Código: [Selecionar]
fsck -v -r -w /dev/hda2 Rode várias vezes até corrigir todos os erros. Aproveite para rodar nas partições outras partições do teu linux.

Só duas observações:
1ª Só mexa numa partição se ela estiver desmontada, se for uma /home ou /, use o CD do Ubuntu para mexer nela. Isso vale tanto para o Gparted quanto para o fsck.
2ª Que djabo de 7.8MB de swap é aquela perdida no meio do HD?! :D

O conselho que o VB5 deu é a melhor opção: Dê boot pelo CD do Ubuntu e, sem montar as partições, vá passando fsck em todas do linux até não achar problemas. Só depois disso tente reiniciar por ele.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #74 Online: 30 de Junho de 2007, 23:30 »
este comando Mythus, aparecia uma tabela falando as opções, entao coloquei o
sudo fsck -p

e fez

e ferrou tudo.