Zoroastro,
- o que eu desejo fazer é colocar os dois HDs como master, cada um com seu cabo IDE(porque senao um teria que ser slave, ou estou enganado?)
certo, só pode haver um master por IDE.
daí fica a duvida, o Grub ficaria instalado apenas no HD de 80, e ele mostraria os Sistemas dele e do HD de 40 também no Menu do Grub quando o computador se iniciasse?
O Grub, ao que eu saiba, fica no HD que dá o boot, isto é, o master da IDE primária ( ou c:\, para simplificar...
) Se o HD de 80 for esse, deve funcionar... (em tempo: o Grub pode ser colocado dentro do Linux, mas nem sei como fazer; acho que aqui no fórum há algo a respeito).
- VB5, vc disse algo que me deixou com duvida. Há como eu criar uma partição de dados em um HD que o W$ e qualquer Distro de Linux pudesse copiar, colar, recortar, modificar, instalar, desinstalar, e fazer tudo que me for necessário?
Numa máquina dual-boot (XP / Ubuntu) com dois HDs de tamanhos diferentes, eis o que prefiro fazer:
- formato o HD menor (digamos 40 GB) em FAT32, sem instalar sistema, usando o disquete do Win98;
- instalo o XP nele, em FAT32;
- em seguida, no espaço restante instalo o Ubuntu via Live-CD, reservando de 10 a 20 GB para ele;
- por fim formato (sem sistema) o HD maior também em FAT32, e instalo-o como slave.
Motivo: a partição FAT32 do slave pode ser acessada sem dificuldades tanto pela FAT32 do XP quanto pela EXT3 do Ubuntu; logo, ambas podem ler e gravar diretamente no HD de dados, e o Ubuntu também lê e grava diretamente na partição do XP. Se formatasse os HDs em NTFS, seria bem mais complicado... é a isso que o Eunir se referia. Também é dito ( não sei se é verdade) que escrever em partições NTFS a partir de outras diferentes pode corrompê-las com facilidade.
Outro motivo é que em casos de crash sério do sistema, obrigando a reformatação ( nada muito raro no Windows...
, os dados estão intactos no slave... Faço backups periódicos de ambos os discos, mas assim os do disco de sistema não precisam ser tão frequentes, já que é menos frequentemente modificado.
O uso da FAT, menos segura, implica num cuidado com antivírus e firewall ( e numa certa perda de espaço), mas compensa pela simplicidade.
Não sei se me expliquei...
VB5