Testei aqui e achei ele bem legalzinho, embora tenha umas coisinhas que não estão me agradando.
1 - Não consegui colocar o tray para funcionar. Segui todos os passos, mas não o vejo em nenhum lugar. Onde se supõem que ele deveria ficar?
2 - O IBox que vem padrão na bandeja só mostra os aplicativos minimizados. Eu prefiro uma lista de todas as janelas ativas na área de trabalho. Aí eu descobri uma taskbar, mas não consigo configurar essa bodega, ela só organiza a lista de janelas da esquerda para a direita, além de eventualmente comprimir e sobrepor os botões minimizados
3 - Criei uma bandeja só com uma IBar, para eu poder colocar atalhos de aplicativos. O problema é que não consigo adicionar aplicativos personalizados a ela, só os que já tinha no menu do gnome. O que devo fazer?
4 - O relógio digital TClock é bem mais bonito que o Relógio padrão, mas essa fonte dele é horrível para enxergar, e não vejo como modificar ela. Alguma sugestão?
5 - O Nautilus tá se comportando de maneira estranha... quando inicio ele abre-se também uma janela com a Área de trabalho do Gnome. Até o menu dele vem junto!!!!
6 - Como eu coloco um módulo diretamente na área de trabalho?
Tirando isso tudo, estou adorando ele. Uma coisa que eu achei muito interessante é o fato dele rodar a Kiba-Dock direitinho, sem precisar reconfigurar nada. O Único problema é que como ele não suporta o Beryl os efeitos de transparência da kiba não funcionam.
1- Ele fica transparente, portanto só é possível de vê-lo quando se abre algum aplicativo que use o tray. E fica no canto inferior direito da tela, caso a bandeja esteja ocupando toda a área de trabalho ele não será visto!
2 - Em minha saga pelo melhor aproveitamento do E17 encontrei esse tópico no fórum gringo:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=415283&highlight=engage+feistye lá os caras dão a dica de instalar um módulo adicional, o iTask. Segue os passos (que também serão adicionados ao tutorial:
1) sudo apt-get install subversion
2) sudo apt-get install e17-devel
3) cd ~
4) svn co
http://itask-module.googlecode.com/svn/trunk/ itask-module/itask_ng
5) cd ~/itask-module/itask_ng/itask
6) ./autogen.sh
7) make
sudo make install
Em seguida, é só ativar o módulo e adicioná-lo à bandeja. Caso seja respondido com algum erro, você deve renomear a pasta ~/.e/e/modules/itask/linux-gnu-i486 para ~/.e/e/modules/itask/linux-gnu-i686 (e vice-versa).
a barra fica assim:
http://img408.imageshack.us/img408/9258/capturadatelaau3.pngClaro que com seus respectivos efeitos de transparência!
3) Outro problema que não acho solução...
4) Em Painel de Configuração -> Aparência -> Fontes & Painel de Configuração -> Aparência -> Cores, você pode editar, dentre outras coisas as fontes utilizadas pelos módulos e as cores.
5) Isso está acontecendo porque o Nautilus mantêm por padrão uma configuração para carregar o desktop. Bom é que adicione ao menu favoritos o "Pasta Pessoal" (chame pelo executar), ou então chame o Nautilus com o seguinte comando: nautilus --no-desktop
6) Na verdade o que é possível é simular que os módulos estão diretamente na área de trabalho (não sei se outro modo é possível). Para isso crie uma bandeja e a posicione em um lugar de sua preferência (aconselho as laterais), deixe ela transparente, adicione os módulos e altere o tamanho delas de acordo com sua preferência.