Autor Tópico: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)  (Lida 83410 vezes)

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #75 Online: 13 de Novembro de 2007, 10:53 »
Complementando, com relação a criar ícones no desktop, pelo que ví acho que é "só" criar um arquivo .desktop com o seguinte conteúdo:

Exemplo do skype:

[Desktop Entry]
Version=1.0
Encoding=UTF-8
Name=Skype
Comment=Skype Internet Telephony
Exec=skype
Icon=skype.png
Terminal=false
Type=Application
Categories=Network;Application;
GenericName[pt_BR]=

Salvar como skype.desktop

abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #76 Online: 13 de Novembro de 2007, 14:08 »
Eu acho que dá pra crirar atalhos sim, de forma mais fácil, mas no Tuto da Wiki do E17 ta dizendo que ainda tem algumas dificuldade pra algumas edições usando o Menu, e também o iTask foi retirando temporariamente por causa de Bugs, (logo no começo o cara do Tuto fala sobre isso: Link )mas acho que quando sair oficialmente o E17, vai vir tudo bunitinho ;D Mas vi algumas Screenshots com uns ícones e relógios bem legais na área de trabalho, mas acho que podem ser apenas novos paineis transparentes só com um relógio, ou Módulos legais:

Link - Link - Link - Link



DICAS:

Eu coloquei meu painel pra esconder automaticamente, o que deixa a tela "Limpa" e também adicionei os programas que mais uso no "Aplicativos Favoritos", assim, toda vez que eu clico com o botão direito do Mouse, abre uma janela com os programas que eu mais uso, simples, veloz, e muito eficiente, além de dar espaço no painel pra colocar "Firulas" como a previsão e monitoramento do tempo por exemplo (tem até a minha cidade O_O, é só ir no weather.yahoo.com e procurar a sua cidade e copiar o código da URL e colar no endereço de código de área no Gadget Forecast, muito bom isso. E tem um que não acho tão Firula assim e que é muito útil pra mim: O monitor de temperatura do processador.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2007, 02:06 por kErNeL_sCrIpT »

Offline tosado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
    • Feliz com o Ubuntu!
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #77 Online: 13 de Novembro de 2007, 20:17 »
Complementando, com relação a criar ícones no desktop, pelo que ví acho que é "só" criar um arquivo .desktop

Vlws pela dica coyoterj, deu certim aki  ;D

e também o iTask foi retirando tempórariamente por causa de Bugs

Eu tava tentando instalar o iTask mas na hora do comando
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install e17-develele nao encontra o pacote... eh por causa disso que o kErNeL_sCrIpT falou?

E a proposito ninguem sabe que wallpaper e tema eh akele usado nas screenshots do wiki nao?  :P

[]'s

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #78 Online: 14 de Novembro de 2007, 02:32 »
E a proposito ninguem sabe que wallpaper e tema eh akele usado nas screenshots do wiki nao?  :P

[]'s

tosado, quanto ao Wallpaper eu não sei, mas o tema tem nos repositórios e no GET-E.org. (apesar de que comigo o tema não se aplicou à Bandeja :-\ ) O nome do tema é cthulhain.



DICA:

Galera, pra quem não conhece, tem o GET-E.org, é como o GNOME-Look ao que parece, só que para o Enlightenment, conheci agora pouco, e mesmo com aparentemente "poucas coisas", ele compensa na qualidade, naveguei rapidamente, e vi que tem Wallpapers animados e estáticos, Temas, e parece que tem também ícones animados e estáticos O_O além de aplicativos para Enlightenment entre outras coisas que parecem muito legais e que nem tive tempo de ver  hehehe. Parece muito show!

GET-E.org
« Última modificação: 14 de Novembro de 2007, 14:29 por kErNeL_sCrIpT »

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #79 Online: 14 de Novembro de 2007, 05:01 »
Eu tava tentando instalar o iTask mas na hora do comando
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install e17-develele nao encontra o pacote... eh por causa disso que o kErNeL_sCrIpT falou?

Seguinte, esse pacote eu também não encontrei, mas seguindo a documentação do iTask, eu consegui instalar ele conforme coloquei aqui mesmo em outro post
É só seguir e qualquer dúvida posta novamente.
Só observo que os passos que eu cito, são complementares ao tutorial, ou seja vc segue o tutorial do cyberlion e apenas acrescenta no momento indicado os comandos.

Abs
« Última modificação: 14 de Novembro de 2007, 05:05 por coyoterj »
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

arlei

  • Visitante
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #80 Online: 14 de Novembro de 2007, 08:06 »
vi algumas Screenshots com uns ícones e relógios bem legais na área de trabalho, mas acho que podem ser apenas novos paineis transparentes só com um relógio, ou Módulos legais:

Olá kErNeL_sCrIpT,

dei uma olhada nestes links que vc postou e realmente são belos desktops. Também acho que são apenas outros iBar transparentes apenas com estes módulos e gadgets de relógio, bateria entre outros carregados.

T+
Arlei

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #81 Online: 14 de Novembro de 2007, 09:49 »
Olá Arlei e kErNel,

Realmente é tudo a mesma coisa. O que muda é como você combina a iBar, iBox e iTask e configura elas para ficarem juntas ou separadas, e aonde: no topo, laterais ou 'rodapé'

Abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #82 Online: 14 de Novembro de 2007, 11:52 »
Pois é arlei e coyoterj, parece que é isso mesmo, já fiz algumas personalizações aqui, a personalização do E17 é incrível, vou agora mesmo para ele e ir no GET-E.org fazer a festa hehehehe.



Sobre o iTask eu apenas apontei que parece que ele foi retirado temporareamente por causa de Bugs, por isso a dificuldade em coloca-lo, mas isso não quer dizer que não seja possível, como coyoterj mesmo disse ele conseguiu :D



Pois é coyoterj, eu ainda não consegui instalar o iTask, pois aqueles pacotes que você menssinou não instalam aqui, sempre dão erro na hora de instalar. Vou tentar migrar pro Gutsy novamente, se der tudo certo vou tentar novamente o iTask, se não der vou esperar sair oficialmente mesmo, mas recomendo que a galera tente, pois esses erros variam de PC pra PC, o que não fuciona comigo pode funcionar perfeitamente com outra pessoa e vice-versa :)

Abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2007, 12:16 por kErNeL_sCrIpT »

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #83 Online: 14 de Novembro de 2007, 12:13 »
Fala kErNel !

Cara, já tem 2 dias que não entro no Gnome. Está sendo um grande prazer trabalhar com os recursos disponibilizados pelo E17.
Peguei o jeito para configurar os programas que não tinha como lançar direto no favoritos, é só abrir o programa, clicar na barra e selecionar a opção criar ícone, depois disso vai aparecer a opção adicionar a favoritos.
Por vezes o favoritos não entra, basta editar o arquivo em ~/.local/share/applications e editar as opções que desejar no arquivo respectivo.
No caso o Eclipse quando eu adicionava ao favoritos, dava erro e só carregava chamando ele direto, então bastou abrir o Eclipse.desktop e acrescentar o path ao nome do arquivo.
Outro foi o firestarter, que não carregava, então foi só editar o firestarter.desktop e adicionar o gksu. Aos poucos tudo vai se resolvendo.

A dica do forecaster foi ótima. Está funcionando perfeita. Ontem choveu, hoje pela manhã estava nublado e agora abriu um solzão, e o ícone acertou direitinho... :)

abs
« Última modificação: 14 de Novembro de 2007, 12:15 por coyoterj »
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #84 Online: 14 de Novembro de 2007, 12:28 »
Fala coyoterj!

Estou curtindo meu E17 e navegando no GET-E.org agora mesmo 8)
Cara, a dica de clicar na janela e adicionar ao favoritos foi muito boa, valeu mesmo! Cara, eu ainda não saquei como criar um Link dos programas para o Desktop ??? Tem alguma forma de fazer isso atravez de Menus? E criar pastas no Desktop, Notas em texto que eu faço muito, será que dá?
O Forescast é mesmo muito bom!



Algumas dificuldades que encontrei:

- Na hora de criar um novo diretório graficamente, não aceita acentuação, como a palavra Ação por exemplo, fica Aç~ao  :'( ou a palavra Música fica Mu´sica, e eu já mudei o idioma.
- Não consigo cortar e colar, nem copiar e colar com atalhos, tipo o CTrl+X > Ctrl+V ou Ctrl+C > Ctrl+V  :'( Tenho que abrir um monte de janelas e ir arrastando, mas não sei se é um problema ou questão de costume  :-\
- Não é possível navegar nos diretórios como no Nautilus, clicar em uma "setinha" para descer e subir nos diretórios, mas isso é questão de costume, então não é um problema.

Se alguém souber como "amenizar" essas minhas dificulades, por favor postem aqui, obrigado pela atenção :)



DICA:

Pra quem usa o Tclock, ele vem por padrão com o formato de horas 24h, para colocar em 12h (como eu gosto :)) é só ir nas configurações dele e em Top colocar %I : %M : %S, sendo que você pode colocar o separador como quiser :) Pode ser %I - %M - %S ou %I :: %M :: %S ou ainda %I # %M # %S ou o que você imaginar, é só testar ;) Bem divertido hehehe. Eu aprendi isso seguindo a própria recomendação de configuração do Relógio :) Então acabei achando esse site: Link Aliás, pra personalizar muitas coisas no E17, nas próprias janelas de configurações, as vezes tem as instruções de como configurar, então é só segui-las e colsultar ao Oráculo, digo, Google :) Foi assim que configurei o Forecaster e o Tclock :)

Abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 17:59 por kErNeL_sCrIpT »

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #85 Online: 14 de Novembro de 2007, 16:33 »
Não vi nada demais no iTask. o Módulo Taskbar que já vem no E17 dá no mesmo, na minha opinião.
Fora isso estou adorando a interface. Já coloquei como padrão.  :)

Só estou com um probleminha. Sem querer deletei a barra e ao adicionar tive que colocar os módulos um por um. Agora não sei como colocar aquele que tinha os atalhos do programas favoritos, onde eu podia adicionar os que eu quisesse. Qual é o nome desse módulo?

Outra coisa, vi nos screens que no lugar do ícone do e17 havia o ícone do gnome. Como faço para trocar?

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #86 Online: 14 de Novembro de 2007, 17:42 »
Fala coyoterj!

Estou curtindo meu E17 e navegando no GET-E.org agora mesmo 8)
Cara, a dica de clicar na janela e adicionar ao favoritos foi muito boa, valeu mesmo! Cara, eu ainda não saquei como criar um Link dos programas para o Desktop ??? Tem alguma forma de fazer isso atravez de Menus? E criar pastas no Desktop, Notas em texto que eu faço muito, será que dá?
O Forescast é mesmo muito bom!


Eu ainda não pesquisei porque deixei meu desktop vazio, estou usando só o menu favoritos que é a melhor opção para mim. Mas para quebrar um galho, é só criar via gnome que quando voltar ele vai estar no desktop.  :D Aí é só ver como e aonde ficou a configuração do recem criado link e editar ou clonar ele adequando os novos. Foi assim que eu resolvi o problema que tinha de alguns aplicativos não funcionarem no menu favoritos.

Citar
Algumas dificuldades que encontrei:

- Na hora de criar um novo diretório graficamente, não aceita acentuação, como a palavra Ação por exemplo, fica Aç~ao  :'( ou a palavra Música fica Mu´sica, e eu já mudei o idioma.
- Não consigo cortar e colar, nem copiar e colar com atalhos, tipo o CTrl+X > Ctrl+V ou Ctrl+C > Ctrl+V  :'( Tenho que abrir um monte de janelas e ir arrastando, mas não sei se é um problema ou questão de costume  :-\
- Não é possível navegar nos diretórios como no Nautilus, clicar em uma "setinha" para descer e subir nos diretórios, mas isso é questão de costume, então não é um problema.

Se alguém souber como "amenizar" essas minhas dificulades, por favor postem aqui, obrigado pela atenção :)


Tenho por hábitos jurássicos adquiridos desde o DOS não acentuar pastas,  :D mas para teste criei as 2 pastas ação e música sem problema, assim como arrastei e colei também. Então se isso está ocorrendo via Nautillus (que é o que uso) é algum bug, porque aqui eu faço na boa. Agora se for pelo file mananger do E17 (que eu não uso) pode ser normal, já que ele é bem fraco e isso foi citado até no tutorial de instalação, com a dica para usar o nautillus


Abraços e qualquer coisa posta aí!
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #87 Online: 14 de Novembro de 2007, 17:46 »

Só estou com um probleminha. Sem querer deletei a barra e ao adicionar tive que colocar os módulos um por um. Agora não sei como colocar aquele que tinha os atalhos do programas favoritos, onde eu podia adicionar os que eu quisesse. Qual é o nome desse módulo?

Outra coisa, vi nos screens que no lugar do ícone do e17 havia o ícone do gnome. Como faço para trocar?
Olá vampire !
1. módulo iniciar (o que tem o ícone do e17 não é isso ?)

2. se vc já está sem ele, é só acrescentar o ícone do gnome junto com o aplicativo que deseja ou você quer só trocar o ícone ? ???

Abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #88 Online: 14 de Novembro de 2007, 22:24 »
Fala coyoterj!

Cara, pois é, eu to ligado na parada de criar as pastas no GNOME e editar e tals, que elas vão estar no E17, e também a parada do File Manager, eu não uso o Nautilus no E17, quero me adaptar 100% ao E17 entende? Pra isso tenho que fazer tudo que faço nativamente no GNOME fazer nativamente no E17, por isso perguntei, mas algumas coisas ainda estão sendo implementadas, então é esperar pra ver :) Até lá vou criar um atalho pra Pasta Pessoal e Computador do Nautilus no Favoritos do E17.
E vou instalar o Ubuntu Studio 7.10 em breve, vamos ver como o E17 vai se comportar com ele :)

Abraço e até mais.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #89 Online: 15 de Novembro de 2007, 00:26 »

Só estou com um probleminha. Sem querer deletei a barra e ao adicionar tive que colocar os módulos um por um. Agora não sei como colocar aquele que tinha os atalhos do programas favoritos, onde eu podia adicionar os que eu quisesse. Qual é o nome desse módulo?

Outra coisa, vi nos screens que no lugar do ícone do e17 havia o ícone do gnome. Como faço para trocar?
Olá vampire !
1. módulo iniciar (o que tem o ícone do e17 não é isso ?)

2. se vc já está sem ele, é só acrescentar o ícone do gnome junto com o aplicativo que deseja ou você quer só trocar o ícone ? ???

Abs

Só queria trocar o ícone mesmo, colocar uma imagem que eu quisesse. Tenho vários ícones de botão iniciar salvos aqui.
Gostaria também de colocar de volta o painel onde fica os atalhos dos programas:
http://img523.imageshack.us/my.php?image=62065311ia2.png