Autor Tópico: O novo Compiz  (Lida 55027 vezes)

ginho

  • Visitante
O novo Compiz
« Online: 22 de Junho de 2007, 09:15 »
O Beryl parece ter sido descontinuado, instalei o novo Compiz seguindo as dicas do Hammaker postadas no
Planeta:
As imagens são do gerenciador. Ainda não vi todos os recursos e os repositórios são os citados na matéria,
que eram os que eu já usava.




arlei

  • Visitante
Re: O novo Compiz
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2007, 09:48 »
Olá ginho.

Eu já tinho lido o post do Hamacker no Planeta, mais não me animei muito a instalar aqui. O que vc esta achando? Esta funcionando legal?

T+
Arlei

ginho

  • Visitante
Re: O novo Compiz
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2007, 10:29 »
Oi Arlei.

O rendimento do PC melhora muito em relação ao Beryl, "o meu era o 0.3.0", não pesa nada, estou apanhando ainda com os plugins é muita coisa e esta disposta de forma diferente.

Fiquei mesmo foi impressionado com a leveza do Compiz Fusion, pelo menos por enquanto. Ainda mais
levando em conta a quantidade de recursos disponíveis.

Ainda não formei opinião para dizer se é mesmo melhor ou não, e nem tenho conhecimento técnico para isso, porém o Beryl foi ou vai ser descontinuado, eu li que já foi, e aí vai ter que ser este mesmo.

Se der algum problema durante o uso nestas primeiras horas ou dias eu reporto aqui, e a medida que for fazendo as coisas funcionarem também.

Vou tentar o efeito chuva agora.

T+

arlei

  • Visitante
Re: O novo Compiz
« Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2007, 10:51 »
Oi Arlei.

O rendimento do PC melhora muito em relação ao Beryl, "o meu era o 0.3.0", não pesa nada, estou apanhando ainda com os plugins é muita coisa e esta disposta de forma diferente.

Fiquei mesmo foi impressionado com a leveza do Compiz Fusion, pelo menos por enquanto. Ainda mais
levando em conta a quantidade de recursos disponíveis.

Ainda não formei opinião para dizer se é mesmo melhor ou não, e nem tenho conhecimento técnico para isso, porém o Beryl foi ou vai ser descontinuado, eu li que já foi, e aí vai ter que ser este mesmo.

Se der algum problema durante o uso nestas primeiras horas ou dias eu reporto aqui, e a medida que for fazendo as coisas funcionarem também.

Vou tentar o efeito chuva agora.

T+

Valeu ginho.

Grato pelo retorno amigo. Este final de semana irei experimentar aqui.
E boa sorte ae com seus efeitos.  ;)

T+
Arlei

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: O novo Compiz
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2007, 20:43 »
Instalei e, sinceramente, não gostei. Ainda acho o Beryl muito mais funcional, leve e bonito.

Offline luisotaviolj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: O novo Compiz
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2007, 22:30 »
Discordo do colega. Usava o Beryl num notebook HP com 512 Mb RAM e um processar Intel de 1,76 Ghz, placa de vídeo Intel integrada. Instalei o Compiz-Fusion e estou impressionado com a leveza em comparação ao Beryl. Também discordo com relação a algumas coisas terem mudado de lugar, na verdade o que ocorre é que a interface de configuração está mais inteligente agora, mas praticamente tudo no mesmo lugar. Estou achando o sistema altamente estável. Mas estou sentindo muita falta do ícone no tray para poder alterar os temas com mais facilidade. Alguém conseguiu habilitar o ícone no tray??

Abraços.

ginho

  • Visitante
Re: O novo Compiz
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2007, 23:01 »
Também acho que faz falta o ícone na bandeja, não vai nem com o AllTray. O nome do gerenciador é ccsm.
Não inicia junto com a sessão nem informando o caminho completo.
Até agora não consegui configurar corretamente dentre os efeitos que habilitei o Snow, não sei qual a pasta
correta para colocar os modelos de flocos, criei uma pasta dentro da /usr/share/compiz para eles só que a
cada reinicio de sessão tenho que abrir o gerenciador, ir ao plugim Snow e mexer nas informações com o caminho dos flocos para que surjam, do contrário só quadrados. Os demais são show, o efeito água funciona
mas achei que com menos recursos do que no Beryl, mas isso deve ser logo implementado, o efeito fogo é
novo e muito bacana, da para escrever com chamas no desktop, e outros efeitos que começando a usar
se tornam até muito úteis, estes ficam para uma outra hora.

Problemas, até agora só com o Snow mesmo.
T+

ginho

  • Visitante
Re: O novo Compiz
« Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2007, 10:34 »
Grata surpresa, deram a sugestão de fazer um dist-upgrade pelo gerenciador de atualizações, foram 16 pacotes, um removido e oito novos instalados, os demais atualizados, mas meu Snow nada.
Uma coisa interessante. Procurei pela pasta oculta a .compiz, não encontrei e nem nenhum arquivo a nivel
de meu usuário, estou achando que é por isso que o Snow "perde" o caminho dos flocos de neve. Meu Inglês
não serve para procurar recurso em fórum dessa língua o máximo que eu consigo é seguir as questões e
respostas e não percebi nada a este respeito ainda. Logo se resolve.

Outra coisa que estou sentindo falta é o vidcap.

ginho

  • Visitante
Re: O novo Compiz
« Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2007, 14:24 »
Para adicionar o ícone na barra com o gerenciamento de decoradores de janelas e para chamar o emerald
Fiz assim:
$ sudo apt-get install emerald emerald-themes
$ wget http://thorfolio.free.fr/misc/compiz/compcomm/go-compiz_trayicon-0.5.1.tar.gz
$ cd /pasta-com-arquivo-salvo
Extraí através do botão direito do mouse no nautilus e ai no terminal
$ ./go-compiz_installer.py
next->next->Finish, uma beleza
Em Sistema->Preferências->Sessões->Nova
Dei o nome de Compiz-Icon
Comando : go-compiz.py

Reiniciei a sessão e ícone na bandeja.

Link com tudo isso e mais alguma coisa.
http://ubuntulife.net/wordpress/?p=1571




Só para anotar, ao executar disse que meus flocos de neve não são compatíveis, deu erro de render.
Sem alguém souber o que é, coloque. Ficarei muito grato. Enquanto isso vou vendo.

« Última modificação: 24 de Junho de 2007, 14:38 por ginho »

Offline mooca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Linux Registered User # 456462 #
    • Ver perfil
Re: O novo Compiz
« Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2007, 15:44 »
Eu to gostando muito do Compiz Fusion, pois ele é bem mais leve que o Beryl e me parece mais estável também. Para iniciá-lo junto com o sistema eu deixei o comando: compiz --replace em Sessões. Instalei o emerald e agora tah lindo ! hehe ..

Só não consegui fazer algumas personalizações como objetos 3D quando roda o cubo ou colocar imagem no topo e na parte de baixo do cubo .. alguém conseguiu ?!

Abraços

ginho

  • Visitante
Re: O novo Compiz
« Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2007, 17:39 »
Dá para colocar imagens tanto no topo como no fundo é só ir em
CompizConfig Settings Manager->Cubo de Área de Trabalho->Appearence

A imagem salvei em /usr/share/compiz, em outro local não subiu, não sei por que.

Para subir o Compiz
$ compiz --replace
Para subir o emerald (Parece ter que ser a versão git, 0.3.0 do trevino's - é a que uso)
$ emerald --replace


Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: O novo Compiz
« Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2007, 18:28 »


muito bonito o teu desktop. podes-me dizer onde posso arranjar essa barra vertical que tens?

uma coisa que me faz não usar o beryl, ou outro gerenciador do mesmo estilo, é o facto de dar problemas com aplicações java. já existe solução para isso?

ginho

  • Visitante
Re: O novo Compiz
« Resposta #12 Online: 24 de Junho de 2007, 19:16 »
Quanto ao java fiz isso:
http://pabner.wordpress.com/2007/01/12/programas-java-em-aiglx-beryl/

A barra vertical e "gkrellm" com o tema "CoplandOS" autoria de lain-arroba-nethere.com
plugins: aLLtraX-Clock2
           Moon Clock  (ajustado com latitude e longitude)
           Gkrellweather (selecionado o aeroporto mais próximo)
           GkrellKan (só uma imagem fixa)
           Sound Scope

T+

ginho

  • Visitante
Re: O novo Compiz
« Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2007, 20:02 »
Um dos efeitos, só tocar o canto superior esquerdo e selecionar a área de trabalho podendo inclusive
mover os aplicativos de uma área para outra quando assim.



Offline Vingador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • Wellington Gomes - Conhecimento não compartilhado é igual a conhecimento nulo.
Re: O novo Compiz
« Resposta #14 Online: 25 de Junho de 2007, 07:36 »
Bom eu achei bem melhor que o beryl em matéria de leveza e até mesmo em qualidade das tranparências..fiquei bastante surpreendido mesmo, custei um pouco para me a costuma com o gerenciador de plugins, mas agora achu q já estou bem acostumado e satisfeito. Uma surpresa bastante interessante é o plugin "Expo" ao Plugin "Desktop Wall" é possivel abrir 32 desktop's ao mesmo tempo em 4X8 e mover janelas entre e aplicativos eles muito Show eu adorei.

Ps. Para que não instalou ainda tá perdendo tempo, se estiver com medo devido a estabilidade instale sem medo porque está super estavel essa versão.

[]'s

Wellington