Autor Tópico: E17 - Belo por natureza  (Lida 5438 vezes)

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
E17 - Belo por natureza
« Online: 20 de Junho de 2007, 20:56 »
Essa belezinha toda e não passa dos 100 MB de RAM... pena que pra conseguir esse visual eles descarregam o trabalho no processador.



relevando os bugs naturais de versões em desenvolvimento é bastante agradável de usar. Quando sair a versão final talvez eu adote-o como padrão! :D...
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: E17 - Belo por natureza
« Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2007, 21:09 »
cyberlion como instalo esta interface no meu note? E este relógio? O que é?

Passa todos os dados dos componentes que compoe seu desk, inclusive a URL para baixar seu wallpaper se possível.

E para terminar vou falar do seu visual.

O Mais lindo que já vi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Parabéns!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: E17 - Belo por natureza
« Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2007, 21:47 »
Claro!!!  ;D

Papel de parede: http://www.deviantart.com/deviation/9128924/?q=Still+Waters&qh=boost%3Apopular+age_sigma%3A24h+age_scale%3A5

Tema GTK:
http://www.gnome-look.org/content/show.php/MurrinaGraphite?content=43171

Bordas:
Vem junto com o Enlightenment

Agora vamos às instruções de instalação do E17:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/apt/sources.list
e adicione as seguintes linhas:

#Enlightenment
deb http://edevelop.org/pkg-e/ubuntu feisty e17
deb-src http://edevelop.org/pkg-e/ubuntu feisty e17

Obs.: note que estes repositórios são para o Feisty, caso use o Edgy troque o "feisty" por "edgy"

Depois:
Código: [Selecionar]
sudo aptitude update
sudo aptitude install e17

Terminado o processo, ainda falta um pequeno detalhe pra seu Enlightenment ficar "quase" perfeito!

1) Faça o E17) usar interfaces GTK

Código: [Selecionar]
gedit ~/.gtkrc-2.0
Insira as seguintes linhas:

Citar
gtk-font-name = "Bitstream Vera Sans 10" #Fonte que será usada pelo E17
gtk-theme-name = "MurrinaGraphite" #Tema GTK que será usado pelo E17
gtk-icon-theme-name = "nuoveXT-1.6" #Tema de ícones que será usado pelo E17

Edite este arquivo de acordo com suas preferências.

Em seguida crie um link para este arquivo na pasta /root

Código: [Selecionar]
sudo ln -s ~/.gtkrc-2.0 /root/
Estes passos são necessários porque o E17 não deixa a interface dos programas muito bonita. Ao criar este arquivo você está dando instruções de quais temas do Gnome ele deve utilizar. E o link para a pasta root serve para que você ao usar o gksudo (abrir ferramentas administrativas) não se depare com um tema feio ou diferente do que você usa. Ah... os temas citados no arquivo devem estar na pasta /usr/share/themes e /usr/share/icons (gtk e ícones).

Agora sim! Feche a seção e desfrute do belo visual do E17.

Um tutorial de instalação: http://www.guiadohardware.net/artigos/enlightenment/

Editado: Ia esquecendo, o relógio faz parte do próprio E17. Vá em Configuração > Módulos e ative o "Clock". Em seguida crie uma bandeja e coloque ela na posição lateral, adicione o gadget "Clock", aumente à seu gosto e deixe a bandeja transparente.

Como eu no início do tópico, ele é um bocado instável... portanto, use com moderação.
« Última modificação: 20 de Junho de 2007, 21:53 por cyberlion »
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: E17 - Belo por natureza
« Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2007, 22:57 »
Obrigado, amanha vou formatar meu PC do trabalho. Vou instalar o Feisty (hj esta com o Dapper) e aproveito e instalo o E17.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: E17 - Belo por natureza
« Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2007, 08:27 »
Olha, to com o E17 instalado aqui junto com o Gnome no meu Feisty já tem uns dois meses pelo menos. No começo haviam atualizações semanais freqüentes e bastante grandes. Agora diminuiu muito. Não achei tão instável assim, mas tem Bugs mesmo. Pelo menos diminuiram os Bugs. Ainda não consegui me acostumar com ele. Ainda nem descobri todas as opções de customização dele.

Depois posto aqui a minha área de trabalho.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: E17 - Belo por natureza
« Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2007, 09:44 »
Eu baixei a versão instável do Elive (a estável só é baixada mediante doação compulsória  >:().

Achei o Elive muito "fresco". O Engage dele, por exemplo, tem mais frescuras que o Kibadock. O do Dreamlinux é mais bonito.

Não me animei a instalar porque há um bug confirmado no powernowd que faz com que o Live CD demore uns cinco minutos para dar boot.

Mas valeu queimar o CD para "conhecer" o tão falado E17.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: E17 - Belo por natureza
« Resposta #6 Online: 21 de Junho de 2007, 10:11 »
Bom  dia,
também achei muito bonito, já conhecia e resolvi dar mais uma chance depois da dica do tema ;) Realmente ficou muito bonito, só tenho umas dúvidas:
a) Tenho uma aplicação que fica trocando o wallpaper a cada 1 min (wap-tray), mas não estou conseguindo fazer funcionar, alguém tem alguma dica?
b) Queria colocar um controle de volume, mas não achei o gadget
c) O teclado numérico nao ativa no login...
d) E por fim, rola legal com o AIXGL/Beryl?


Era isso, mas  ta mto bonito mesmo ;)
« Última modificação: 21 de Junho de 2007, 10:23 por dudu_ubuntun »

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: E17 - Belo por natureza
« Resposta #7 Online: 21 de Junho de 2007, 11:18 »
Olha, to com o E17 instalado aqui junto com o Gnome no meu Feisty já tem uns dois meses pelo menos. No começo haviam atualizações semanais freqüentes e bastante grandes. Agora diminuiu muito. Não achei tão instável assim, mas tem Bugs mesmo. Pelo menos diminuiram os Bugs. Ainda não consegui me acostumar com ele. Ainda nem descobri todas as opções de customização dele.

Depois posto aqui a minha área de trabalho.

Eu já consegui me acostumar bem com ele... muito elegante! Diria mais, não fica devendo nada aos recursos visuais do tão comentado Windows Vista!

Quanto às opções de fato, pra mim tá meio complicado ainda... mas nada que algumas horas a mais de dedicação não resolva - claro que pra mim fica difícil, já que trabalho com outra área e isso pra mim é apenas uma diversão... portanto, só nas folgas! ;D Tenho de descobrir como editar o danado do menu, colocar algumas aplicações que não estão disponíveis... o menu dele é muito hermético nesse sentido.

Em relação aos bugs, ele tá mais estável sim. Muito embora vez ou outra ele apareça um erro quando abre alguma janela. Mas nada constante, é raro.

Mas ainda acho que ele podia usar menos o processador do sistema... Descobrir que editando a velocidade de fps da interface eu consigo diminuir a utilização do processador.

Bom  dia,
também achei muito bonito, já conhecia e resolvi dar mais uma chance depois da dica do tema ;) Realmente ficou muito bonito, só tenho umas dúvidas:
a) Tenho uma aplicação que fica trocando o wallpaper a cada 1 min (wap-tray), mas não estou conseguindo fazer funcionar, alguém tem alguma dica?
b) Queria colocar um controle de volume, mas não achei o gadget
c) O teclado numérico nao ativa no login...
d) E por fim, rola legal com o AIXGL/Beryl?


Era isso, mas  ta mto bonito mesmo ;)

a) Acabei de descobrir um modulo do E17 que realiza a mesma função desse aplicativo. Pra utilizá-lo, vá em Configurações > Módulos e ative "slideshow". Em seguida, adicione ele ao painel (ou bandeja, como é chamado no E17) e configure-o de acordo com suas preferências. Ah... ele randomiza de acordo com a lista de papéis-de-parede que você adicinou nas preferências.
b) Qualquer gadget que quiser adicionar à barra você precisa antes ativar os módulos. Para isso vá em Configurações > Módulos e ative o "Mixer". Após isso basta configurar o conteúdo da bandeja e adicionar o "mixer"
c) Pra mim ainda é um mistério ;D
d) acho que funciona, não uso aqui pq minha placa de vídeo (on-board, porcaria da S3) não permite.

« Última modificação: 21 de Junho de 2007, 12:21 por cyberlion »
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: E17 - Belo por natureza
« Resposta #8 Online: 21 de Junho de 2007, 13:11 »
Mais novidades!!! Não sei se alguém já sabe disso, mas usando o E17 por algum tempo percebi que ele abre aplicações GTK e QT com a mesma eficiência. Ou seja, você pode usar aplicações gnome ou KDE sem se preocupar com desempenho... ao menos é a impressão que tive. Pesquisei no Google e vi alguém falar que isso acontece pq essa interface utiliza bibliotecas próprias.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: E17 - Belo por natureza
« Resposta #9 Online: 21 de Junho de 2007, 14:33 »
Obrigado cyberlion,
Já tinha descoberto o mixer e os outros modulos também, exceto o do slideshow, realmente o E17 ta mto show, agora tenho q descobrir o cod de Florianópolis para o forecasts e  como configurar corretamente aquele dagdet de emails :D

Mas por enquanto muito obrigado pelas dicas

Sobre o desempenho li a mesma coisa, mas ainda não testei os programas do KDE

Um forte abraço.

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: E17 - Belo por natureza
« Resposta #10 Online: 25 de Junho de 2007, 10:13 »
Questões:

1) Quando eu instalo uma nova interface gráfica eu posso escolher na tela de login qual a interface que utilizarei?
2) Em caso positivo, os programas instalados e meus arquivos /home continuam acessíveis nessa nova interface?
3) Se eu não gostar definitivamente posso apagá-lo depois sem problemas para meus dados?

Desde já grato,

Jamiro.

Offline david_6-8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: E17 - Belo por natureza
« Resposta #11 Online: 25 de Junho de 2007, 10:17 »
Questões:

1) Quando eu instalo uma nova interface gráfica eu posso escolher na tela de login qual a interface que utilizarei?
2) Em caso positivo, os programas instalados e meus arquivos /home continuam acessíveis nessa nova interface?
3) Se eu não gostar definitivamente posso apagá-lo depois sem problemas para meus dados?

Desde já grato,

Jamiro.

1- Sim
2- Sim
3- Não sei! :) sou novo no ubuntu

se poder ajudar em mais alguma coisa diz!

O E17 é belo mas tem o defeito de quando abres arquivos .deb tens de os abrir no programa e que algumas partes funcionam incorrectamente ou precisam de ser configuradas várias vezes!!
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: E17 - Belo por natureza
« Resposta #12 Online: 25 de Junho de 2007, 10:45 »
Questões:

1) Quando eu instalo uma nova interface gráfica eu posso escolher na tela de login qual a interface que utilizarei?
2) Em caso positivo, os programas instalados e meus arquivos /home continuam acessíveis nessa nova interface?
3) Se eu não gostar definitivamente posso apagá-lo depois sem problemas para meus dados?

Desde já grato,

Jamiro.

1. Sim!
2. Sim!
3. Sim!
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline brunno_fag88

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: E17 - Belo por natureza
« Resposta #13 Online: 11 de Setembro de 2007, 19:36 »
Nossa quanto Kabulosiedade...
 ;D
Muitooo massaaaa cara

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: E17 - Belo por natureza
« Resposta #14 Online: 12 de Setembro de 2007, 11:27 »
Usei o Enlightenment por um tempo também.  É legalzinho, com umas firúlas e tudo, mas depois de um tempo eu enjoei :P

Ele tem total compatibilidade com gtk e qt sim, mas não funciona com beryl e, embora não tenha experimentado, acho que também não dá suporte para compiz-fusion.  As opções de customização dele são muito fraquinhas, não tem muito a ser feito.

Por exemplo, a área de trabalho dele é péssima, não permite seleção múltipla de itens, e aqueles menus chatos não podem ser desligados (qualquer clique no desktop abre um menu).  O gerenciador de arquivos, se é que pode chamar de gerenciador, é ridículo.  Para abrir um arquivo ele sempre mostra uma lista de aplicações.  Não há outro modo de visualização que não seja ícones.  A barra padrão também é difícil de configurar.  Falta um calendário, adicionar lançadores é um custo.

Bugs são extremamente raros mas quando acontecem não trazem nenhum prejuízo, basta dar um ok e tudo volta ao normal.

Enfim, por essas e outras foi que eu voltei para o gnome.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.