Autor Tópico: Conferência sobre software livre começa nesta segunda 5-12  (Lida 2831 vezes)

Offline fabiodsp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
    • http://www.flickr.com/photos/fabio_dsp
Conferência sobre software livre começa nesta segunda 5-12
« Online: 04 de Dezembro de 2005, 22:36 »
Conferência sobre software livre começa nesta segunda
Publicado em 04.12.2005, às 17h23

Do JC OnLine

Adiada uma primeira vez, para decepção dos entusiastas dos programas de código livre, começa nesta segunda-feira (5) a Conferência Latino Americana e do Caribe sobre Desenvolvimento e Uso do Software Livre (Lacfree 2005), que ocorre no Centro de Convenções. A expectativa é receber cerca de 2 mil profissionais, estudantes e militantes da comunidade latino-americana de Software Livre (SL).

O evento, que reúne algumas das principais autoridades no assunto e companhias investidoras nessa tecnologia, vai debater inclusão digital, inserção na indústria de software e aspectos legais do software livre.

De acordo com os organizadores, a escolha do Recife e Olinda para sediar o II Lacfree ocorreu devido às parcerias existentes entre as duas cidades. Recife foi a primeira cidade do Brasil a aprovar uma lei de uso preferencial do software livre, a Lei n° 16.639/2001. A Prefeitura do Recife utiliza, atualmente 59 tipos diferentes de software livre que vão de operacional, editor de texto, editoração gráfica, entre outros. A primeira edição do Lacfree aconteceu no ano de 2003, em Cuzco, Peru.

Os mais diversos temas serão abordados nos 4 dias do evento. Assuntos como educação presencial, plataformas de e-learning, educação de nível superior, abordagens adaptativas para cegos, para o setor de saúde, cultura (arte e e-music), entre outros.

A programação contará com quatro palestras principais, além de oficinas, painéis e eventos paralelos. São elas: Software Livre e de Fonte Aberta (FLOSS) como parte de planos Nacionais de Sociedade da Informação/Conhecimento; FOSS (Free Open Source Software) e a Perspectiva de Desenvolvimento da Indústria de Software; Escolhendo os Dispositivos Legais Certos para a proteção de Software; e FOSS para o Desenvolvimento do Governo Eletrônico Participativo.

AULAS - Para atrair o público interessado no assunto e trazer mais adeptos ao formado, foram disponibilizadas, gratuitamente, 1 mil vagas para o minicurso de Introdução à Tecnologia e Comunicação usando o Software Livre, dentro da programação da I Semana de Capacitação em Software Livre, evento paralelo ao Lacfree 2005.  

As aulas serão ministradas no período de 5 a 9/12, nos turnos da manhã (8h às 12h45) e tarde (13h às 17h45), nos laboratórios de informática das Escolas da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife; e nos dias 10 e 11/12, nos mesmos horários, nas escolas que compõem o Projeto Escola Aberta.

A Conferência é promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Softex. Entre as entidades patrocinadoras estão a Chesf, Ministério da Ciência e Tecnologia, Instituto da Tecnologia da Informação (ITI), Serpro, Prefeitura do Recife, Prefeitura de Olinda e Unibratec.

SERVIÇO:
Lacfree 2005
De 5 a 8 de dezembro, no Centro de Convenções
Veja a programação completa em:
http://www.lacfree2005.org

fonte: http://jc.uol.com.br/2005/12/04/not_101871.php